+ Responder ao Tópico



  1. #81
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Cortam em torno de 40% a visada. em testes, nessa torre da telefonia(60metros)o sinal chegou perfeito,pois nao havia barreiras.porem a torre fica a 2km antes do ponto 2.e o sinal no ponto 2 chega na altura de 15 metros. pelos calculos do radio mobile chegaria sim o sinal com 55%. porem é sempre bom ter uma segunda opinião.

    segue foto do problema.

    http://img354.imageshack.us/my.php?image=arvoresmh4.jpg

    aqui é a foto do ptp, 18.560metros.

    http://img296.imageshack.us/my.php?image=ptp19kmku6.jpg
    Última edição por leandrolopeswifi; 26-11-2008 às 07:43.

  2. #82

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Cortam em torno de 40% a visada. em testes, nessa torre da telefonia(60metros)o sinal chegou perfeito,pois nao havia barreiras.porem a torre fica a 2km antes do ponto 2.e o sinal no ponto 2 chega na altura de 15 metros. pelos calculos do radio mobile chegaria sim o sinal com 55%. porem é sempre bom ter uma segunda opinião.
    Leandro, acho que não deveria ter problemas. É tudo muito plano. Só aquelas árvores não seriam suficientes para anular o sinal. Esta torre de 60m está no Cassino ou no centro de Rio Grande?
    Eu não sei como o rádio móbile traça a rota, mas eu uso o link planer da motorola. Aí é só colocar no traçado a posição das árvores e dá para ver se prejudica o fresnel. Eu agora de manhã não tenho tempo mas só por curiosidade, de tarde vou traçar no link planer e depois posto aqui.
    Se eu tivesse uma geografia como está em minha região eu estaria com a sorte grande. Por aqui é tudo com muita coxilha.

  3. #83
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    A torre de 60m esta no cassino. consegui subir la apenas pra medir o sinal apenas. nao tenho como instalar nada lá.
    o sinal da cidade sai a 55metros(marcado por gps) de cima do meu prédio. posso botar torre la e chegar a 70m se necessario. agradeço se o amigo puder ajudar nesse ptp.
    abraço.

  4. #84

    Padrão

    Leandro, me sobrou tempo.

    O que eu achei aqui, é que estas árvores com 21m de altura estão bem em cima da única elevação do terreno que tem 20m. Assim dá cerca de 40m bem na zona de fresnel.
    Me confirma se as árvores tem mesmo 21m.
    Segue em anexo o arquivo gerado no excell.
    Existe uma pequena diferença de escala entre o que se acha no google earth e o link estimator.
    No google deu 20m de elevação e no link estimator deu um pouco mais. Mas esta diferença é constante em todo o gráfico, então na prática não dá diferença. Eu acho que existe uma discrepância entre o banco de dados do google e o da motorola.

    Se não fechar o link com tranquilidade, o que dá pra fazer é colocar um ponto intermediário ao lado destas árvores, próximo as contruções da direita. Nem precisa levantar muito, porque tudo o mais é plano e como voce tem 55 metros lá no centro de Rio Grande, teria só que ver se não tem algum prédio alto no caminho.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  5. #85

    Padrão

    Por coincidencia na mesma hora que postei voce também postou com mais dados.
    Vou refazer os cálculos. Eu pensei que era 60 na cidade. Mas se é também no Cassino, vai ficar melhor

    Editando: Agora entendi. Nestes 60m não dá pra contar com ele, né? Então qual a altura que tu consegue colocar lá no Cassino? E se pode levantar até 70 na cidade, vai ficar mais fácil.
    Última edição por 1929; 26-11-2008 às 10:01.

  6. #86
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    perfeito, é exatamente o que falasse!!!eu tinha visto isso pelo google earth PRO que tenho aqui, a unica!!! elevação que tem nesse trajeto é na área dessas malditas arvores!! já pensei em pegar uma motor]serra e faze ro trabalho!!!!!
    Mas quero meter a cara e tentar fechar o link sem derrubar as malditas!!!
    me falaram que seria de 21 1 24 metros essas arvores.o terreno sinceramente nao vejo 20m de elevação(visualmente) pois eh um mato bem fechado. mas sei lá. o que poderiamos usar nesse caso???
    5.8 acho que seria irreal tentar. 2.4 com amplificador 1watt???
    tenho uma parabolica la na praia parada, 2,4m de raio, que tava a fim de adaptar (ficaria igual as pluton), que tu acha?? ja fiz diversAS adaptações de antenas, mas nunca desse porte.

  7. #87
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    posso levantar uma antena la a uns 20, 30m se necessario.
    tenho area grande la pra estaiar uma boa torre.

  8. #88
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    só esclarecendo:no cassino a torre é de 15m e poderá chegar a 30m.
    na cidade está a 55m e poderá chegar a 70m.

  9. #89

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    só esclarecendo:no cassino a torre é de 15m e poderá chegar a 30m.
    na cidade está a 55m e poderá chegar a 70m.
    Então dá pra brincar um pouco com este arquivo que postei.
    Tem variáveis aí que dá para mexer e prever o resultado. altura das antenas, no canto superior esquerdo, tem altura do terreno e de obstáculos.
    e no canto inferior direito tem uma sub planilha que vai mostrando a previsão de tráfego a medida que altera os parâmetros.

  10. #90
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Muito obrigado .show de bola tche!!!vou me puxar nesses testes. assim que fechar o link lá eu posto fotos aqui com certeza!!
    indicarias algum equipamento pra esse ptp???

  11. #91

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Muito obrigado .show de bola tche!!!vou me puxar nesses testes. assim que fechar o link lá eu posto fotos aqui com certeza!!
    indicarias algum equipamento pra esse ptp???
    A Ubiquiti já tem um cartão em 5.8 homologado. É uma boa pedida. E dá uma pesquisada nas antenas da Geenge, de Porto Alegre. Já vi relatos bons. Eu ainda não tenho nada em 5.8.

  12. #92
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    pois é. ta todo mundo falando dessas antenas! eu fiz 2 links em 5.8, dificil de alinhar, mas é uma beleza funcionando.alto trafego, e tal.
    mas queria implementar em 2.4ghz mesmo. vou providenciar uns equipamentos , e mandar ver.
    valeu pela força ae!
    abraço.

  13. #93

    Padrão

    Então pensa em dois Naninho. Nano2 com antena externa. É homologado.

    Estas antenas da Geenge pelo que li são mais fáceis de alinhar porque não são offset.
    As offset dão um excelente resultado, mas aquele negócio de não apontar bem direto para o outro ponto dá uma má impressão aos olhos. Parece cavalo torto que olha para um lado e enxerga para outro.
    E se não quiser gastar muito, eles tem um modelito em 2.4 bem barato, em torno de 80 pilas com um angulo bem fechado que deve dar bom resultado em ponto a ponto. Ou então coloca duas de grade de 24 dbi.

  14. #94

    Smile O programa é de uso PUBLICO!!!

    Bom dia a todos!

    O programa que gera essa analise do terreno está disponivel no site da anatel, é preciso fazer um cadastro antes de usar. o site é SIGANATEL - SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS [SISAPI - 1.2.05]

    Espero ter colaborado.

    Pablo R. Ferretti.

    Citação Postado originalmente por Shturbo Internet Ver Post
    Caracas brow.. num deu nem tempo de respirar... se vivi online 30h é!!! rsrsr
    Cara é um programas desenvolvido por nos e um grupo do gorveno... em breve devemos esta disponibilizando o no site pra uso esporadico... ele ta ficando similar ao google earth mais como é online fica bem mais lento...

  15. #95
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Fala irmão!
    Acho que pelo que vi, vc entende bem do assunto.
    Cara, preciso fechar um enlace de 19km sem visada (problema com arvores) entre duas cidades a beira mar.
    O ponto A a altura da antena na torre é de 48metros.
    No ponto B a altura está em 18 metros.
    Uso rádios de 2.4ghz .uso antenas de grade 25db aquario com amplif 1watt e consigo sinal muito fraco.acredito que seja problema de apontamento.como fazer pra essa distancia??GPS??é confiável?
    Te pergunto: Preciso de uma soluçao pra passar pouca banda, no máximo 2mb down e 2MB up.
    O que me indicarias? pessoal ae fala em 900mhz.porem migrar pra isso me consumiria mais grana pro projeto.se puder me dar uma luz, te agradeço.

    abraço.
    Última edição por leandrolopeswifi; 10-01-2009 às 05:40.

  16. #96

    Padrão

    E daí Leandro!

    Tinha sumido? Pensei até que já tinha resolvido o problema.

    Eu até a semana passada tinha ainda a imagem do link gerada no link estimator da Canopy. Mas fiz uma limpeza e apaguei. Mas me lembro de alguns detalhes. Aquele mato de eucalipto está em cima de uma elevação se não me engano de 14m. Se tu colocar uma repetidora logo a direita deste mato, quem olha de Cassino para Rio Grande, não precisa nem levantar muito, tu passa bem e por um custo mais baixo que 900mhz.

  17. #97
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    19 km, em 900, passando 2 megas? em 5 km eu so consegui 5 megas, amigo muito mais viavel vc criar uma repetidora em algum ponto de visada para ambos os lados,fica mais barato praticamente, mais confiavel,
    de uma pesquisada sobre 900, não faz maravilha não, muita gente fala que fechou enlace de 25 km sem visada passando 30 megas, com 900, se me provar, eu pago,
    estude, se precisar tenho a minha disposição 1 engenheiro que pode te auxiliar em 900

  18. #98
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    amigos, em testes contando com uma equipe de um engenheiro, 2 projetistas, e alguns tecnicos em wifi, conseguimos no maximo 5 megas em 5 km, agora falar que se passa banda de qualidade em 19 ou acima disso, é meio complicado de acreditar, pois esgotamos todos os testes possiveis em outdoor usando esta frequencia, gostaria de fotos, dos equipamentos, do mk, enfim uma prova, para ver se minha equipe esta fazendo errado

  19. #99

    Padrão

    Opa..

    Em 13 km com visada levemente comprometida, passo 3,5 full ou seja 3,5 indo e 3,5 vindo.

    Mas a qualidade é impressionamente, ping de no máximo 5 ms

    Interessante que um dia desse deu um temporal, e deslocou completamente uma antena minha, levando o sinal de -66 para -80. Nunca mais caiu e ficou mais rápido. Não mexi mais.

    Estudando sobre o assunto, percebi que o 900 precisa refletir, sinal direto nao presta, o mesmo acontece com alguns Alvarion OFDM, tem que refletir.

    Hoje tenho esse enlace e outro com canopy BH10, passando 6 down e 3 up, 20km visada limpa

    Testei um dia desses um BH20, deu 8 up e 8 down, sem alinhar muito

    Acredito que se voce fragmentar esse enlace colocando um repetidora no meio, em 2.4 passa o que voce quer.

    Tira seu amplificador nesse caso e cuidado, a utilização de amplificadores é crime previsto na LGT.

    A saída mais barato pra você é repetir no meio do caminho. Um routerboard barata com 2 cartoes 2.5 e duas antenas de grade te atende bem, num gasta nem 1000 reais com isso.

    Mas, no 900 eu uso:

    2 pc ap
    2 XR9
    2 Antena Aquarios GF-1020 900Mhz 20dbi
    cabos rgc-213 premiun

    Nas XR9 eu paguei 1000 o par
    Nas antenas acho que foi 500 o par, nao me lembro, compro aqui na cidade mesmo

    O resto já tinha

    Meu enlace tá configurado em 2.4Ghz-B
    Potencia default (como sempre hehehe)

    Abraços e pode perguntar !!
    Alam Dias

  20. #100
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    AlamDias não entendo, vc usa 900 e repetidora em 2.4?
    trafega ai 13 km com 3.5 megas?
    aki optei por colocar 3 repetidoras, em 5.8 com antenas grade, sao caras no total sao 6 antenas , mas isso se tem qualidade incrivel, pois estamos passando 30 megas, hoje ja penso em nstreme, preciso de muita banda pois estamos ligando uma cidade a outra,