+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão erro na memoria do proxy do mk

    acabei de descobrir uma coisa, meu mk vivia dando pau por causa do webproxy, ate parei de usar ele, mas agora vi que.

    em maximum cache size eu sempre deixava em unlimited e em maximum ram cache size tbem.

    vendo na aba status ficava la assim

    reservad for cache um numero bem grande
    mas em reserved for ram cache ficava sempre 2048 kib

    percebi que se eu especificar um tamanho para o hd
    tipo 1 gb que seria, 1048576 kib. estou certo? dai a memoria mesmo estando em unlimited ela ia para 388096 kib.

    nao entendo por que kib mas enfim ta la.

    por que isso?

    meu mk tem 512 mb, e hd de 160 gb

    mas queria usar uns 30 gb só para armazenar as coisas. e usar o maximo possivel de memoria ram para agilizar, quais seriam os numeros ideais para eu colocar, deixando uma memoria para o proprio mk e suas tareffas.

    se fiz errado as contas peço que me ajudam e me corrigem

  2. #2

    Padrão

    pessoal, to precisando de ajuda ainda. que puder eu ficarei muito grato, valeu

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    acabei de descobrir uma coisa, meu mk vivia dando pau por causa do webproxy, ate parei de usar ele, mas agora vi que.

    em maximum cache size eu sempre deixava em unlimited e em maximum ram cache size tbem.

    vendo na aba status ficava la assim

    reservad for cache um numero bem grande
    mas em reserved for ram cache ficava sempre 2048 kib

    percebi que se eu especificar um tamanho para o hd
    tipo 1 gb que seria, 1048576 kib. estou certo? dai a memoria mesmo estando em unlimited ela ia para 388096 kib.

    nao entendo por que kib mas enfim ta la.

    por que isso?

    meu mk tem 512 mb, e hd de 160 gb

    mas queria usar uns 30 gb só para armazenar as coisas. e usar o maximo possivel de memoria ram para agilizar, quais seriam os numeros ideais para eu colocar, deixando uma memoria para o proprio mk e suas tareffas.

    se fiz errado as contas peço que me ajudam e me corrigem
    Opa!!! A sua conta está errada. 1 Mb = 1024 kib. Se deseja 30 GB daria 30720. O ideal antes de tudo é criar uma rotina de manutenção do web-proxy, obtendo assim um grande desempenho. Lá no manual passo a passo tem os 3 scripts de manutenção do web-proxy.

    Qualquer dúvida estamos ae!!!

  4. #4

    Padrão

    5gb para disco e no maximo 128mb para ram, está de bom tamanho. Se usar cache muito grande vai acabar perdendo perfomance.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    5gb para disco e no maximo 128mb para ram, está de bom tamanho. Se usar cache muito grande vai acabar perdendo perfomance.
    128mb de ram com 5gb de disco, além de necessitar de muita manutenção (pois o cache com um número razoável de clientes, enche e perde performace rapidamente), também terá um fraco desempenho. O Mikrotik como OS não é exigente, roda tranquilamente com 32 ou 64mb de ram, agora para web-proxy, é recomendado sim, muita memória RAM e um espaço razoável de disco.

  6. #6

    Padrão

    na minha situação que numeros devo colocar?
    catv nao entendi ate agora essa conta

    se 1024 kib é 1 mb entao 30 mb é 30 x 1024 = 30720 nao é?

    entao como seria o certo?

    qual numero colocar? to querendo ativar aqi pra testar

    quero um bom desempenho sem problemas,

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    na minha situação que numeros devo colocar?
    catv nao entendi ate agora essa conta

    se 1024 kib é 1 mb entao 30 mb é 30 x 1024 = 30720 nao é?

    entao como seria o certo?

    qual numero colocar? to querendo ativar aqi pra testar

    quero um bom desempenho sem problemas,
    Perfeitamente... 30gb seria 30720 kib mesmo...

  8. #8

    Padrão

    ou eu to viajando muito ou devo tar chapado, mas pra mim 30720 seria 30MB,

    pois 1 MB = 1024 kib, entao 30 MB seria assim, 30x1024 que daria 30720.

    na minha mente seria assim, para dar 30 gb teriamos que fazer 30720 x 1024 = 31457280 kib

    nao é isso? desculpe se to entendendo mal, mas por favor quero tentar entender isso.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    5gb para disco e no maximo 128mb para ram, está de bom tamanho. Se usar cache muito grande vai acabar perdendo perfomance.
    ...isso pra proxy cache mesmo eu quis dizer, com uma maquina com mem ram de 512mb. É o que tenho configurado aqui, me baseei num servidor slackware com squid q tenho.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    ou eu to viajando muito ou devo tar chapado, mas pra mim 30720 seria 30MB,

    pois 1 MB = 1024 kib, entao 30 MB seria assim, 30x1024 que daria 30720.

    na minha mente seria assim, para dar 30 gb teriamos que fazer 30720 x 1024 = 31457280 kib

    nao é isso? desculpe se to entendendo mal, mas por favor quero tentar entender isso.
    Desculpe... O correto é 30720000 ou seja 1024 x 30gb (30.000 megas).

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    5gb para disco e no maximo 128mb para ram, está de bom tamanho. Se usar cache muito grande vai acabar perdendo perfomance.
    Beleza!! Qualquer coisa estamos ae!!

  12. #12

    Padrão

    ha agora entendi direito, era isso que tava me confundido, valeu pessoal