+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por speed_hunter Ver Post
    mas amigo eu não disse q colocaria o watchdog nas 2 pontas. só tó dizendo q eu acho q ele não vale nada. vamos aos exemplos novamente (e é a última vez que eu posto nesse tópico!!!):

1 - no ponto A sai o link e tem watchdog.

2 - no ponto B recebe o link do ponto A e não tem watchdog.

Situação 1:

O ponto A trava. O watchdog presente no ponto A não vai funcionar pq o sistema parou. O link não vai funcionar, enfim o watchdog não resolveu nada.

situação 2:

O ponto B trava. Não há watchdog no ponto B, pois como nosso amigo já disse e eu concordo, não é inteligente se ter watchdog nas duas pontas de um link.Consequentemente o ponto A vai começar a resetar, devido ao watchdog q tá configurado pra pingar pro ponto B, até q o ponto B retorne. Não é raro um mk travar quando efetua um reset, então com o watchdog ativo no ponto A pode levá-lo à travar e quando ele estava funcionando normalmente. E mesmo q não trave de nada vai adinatar ele ficar resetando pois o problema está no ponto B. Novamente o link não vai funcionar.

Obs 1:
    A lógica é a mesma se o watchdog estiver no ponto B e não no A.

Obs 2: Pelo tanto de experiencia q tenho, 95% dos travamentos de mk e outros equipamentos acontecem travando o sistema operacional todo e não uma LAN ou uma WLAN.

Obs 3: o DUDE é muito mais eficaz e rápido pra sinalizar quando algum ponto para de funcionar.

Enfim eu ainda não encontrei função pra este tal de watchdog, se alguém souber de alguma q poste aí pra gente...
    Cada um com suas preferências, mas o watchdog pode ser usado apenas para enviar um e-mail para você, sem reiniciar o mikrotik. O dude é muito prático, realmente, mas nem sempre é possível acessar a rede para verificar.

Agora, com relação a travamento, uso meus mk apenas em bridge com apenas alguns controles básicos, pois controlo tudo num servidor linux. Costumo usar máquinas tipo pentium ou K6 e 32 mb de ram. A maior que tenho é um k6 233 c/ 128mb de ram, usando quatro g510 p/ AP e uma ether recebendo o link via cabo e não tenho problemas de travamento.
    O problema do travamento, não é relacionado ao mikrotik, mas ao hardware que você usa. Antes de montar um mikrotik, recomendo instalar windows na máquina e usar ela durante algum tempo que você percebe rapidamente algo de anormal. Usando bons equipamentos (não precisa ser novo para ser bom), você elimina problemas de travamento de hard.
    Se analisar uma routerboard nova, verão que geralmente é um processador 200mhz e 32 ou 64mb de ram.

2. bom pessoal, achei este topico bem util, varias pessoas comentaram seus pontos de vista.

bom, eu ativei ele aqui pois meu mk é um servidor e manda link pra torre, e na maioria das vezes quando minha internet para, é por que o mk travou, dai é so reiniciar e pronto.

bom, vamos ver. vou trocar este servidor, vamos ver o que vai dar.

até mais pessoal.

3. ha um aparelho chamado exatamente WatchDog da Cianet muito bom! ele tem exatamente essa função de reiniciar, vc programa nele para ficar pingando no MK ou qualquer equipamento de rede q tenha ip! intão vc liga a força desse equipamento na tomada dele! se esse equipamento parar de reponder por um determinado tempo q vc programar ele automaticamente o reseta! sem necessidade de discagens para qualquer numero! comprei um para testar e achei uma mão na roda!

qualquer coisa quem interessar da uma olhada no site da CIANET>CIANET networking

vlws

4. Citação Postado originalmente por jaos_caxias Ver Post
    ha um aparelho chamado exatamente WatchDog da Cianet muito bom! ele tem exatamente essa função de reiniciar, vc programa nele para ficar pingando no MK ou qualquer equipamento de rede q tenha ip! intão vc liga a força desse equipamento na tomada dele! se esse equipamento parar de reponder por um determinado tempo q vc programar ele automaticamente o reseta! sem necessidade de discagens para qualquer numero! comprei um para testar e achei uma mão na roda!

qualquer coisa quem interessar da uma olhada no site da CIANET>CIANET networking

vlws
    bom dia amigão, diz aí quanto vc pagou neste equipamento???

5. Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    amigo, uma discadora gsm com reles, e um celular ligado nela, só isso.

nao sei o nome nem modelo, dela pois é uma caichina sem marca sem nada. mas funciona bem. mas é isso, tem coisas prontas tbem tem os links aqui no forum inclusive.

mas eu montei a minha mais simples mesmo, porem funcional
    Tem esse aqui:

Hamtronix - Controle Remoto DTMF - CRD300

Tópicos Similares

1. Quem usa PC como AP?
    Por sibilio no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 13-08-2007, 06:30
  2. Respostas: 1
    Último Post: 19-07-2007, 07:40
  3. Como limpar o cache do Mikrotik?
    Por ccampus no fórum Redes