+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Como proteger scripts BASH contra cópia ?

    -faço grandes scripts em bash para uso em meus clientes
    estes scripts rodam no crontab (script de backup por exemplo)
    como proteger estes scripts contra cópia ? (evitar que o administrador de TI da empresa cliente veja o script
    e o copie - o administrador de ti de meu cliente geralmente tem acesso root para manutencao no Linux

    opcao 1- liberar para ele um acesso semi-root no local ele terá acesso ao linux mas nao a pasta de meus scripts - é possivel ?
    (neste caso eu terei uma senha que eu acessarei a pasta de scripts e terei um login especifico que executa o
    script - script de backup

    opcao 1- migrar de bash para c e compilar o programa , deixando somente o "exe" no linux do cliente.
    1.a - compilar um programa c gera um exe ?
    1.b - eu uso varias versoes de fedora e varios hdw diferentes em cada cliente - preciso compilar o programa em cada cpu ?
    cada vez que alterar o programa terei que compilar ?

    Tem outras opcoes melhores que voces podem me sugerir ?
    alguma linguagem compilada completa que possa compilar 1 vez em minha cpu e usar o mesmo "exe" em todos linux ?
    (Java ? precisa instalar muita coisa no cliente para rodar Java?)
    outras opcoes ?

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evandroks Ver Post
    -faço grandes scripts em bash para uso em meus clientes
    estes scripts rodam no crontab (script de backup por exemplo)
    como proteger estes scripts contra cópia ? (evitar que o administrador de TI da empresa cliente veja o script
    e o copie - o administrador de ti de meu cliente geralmente tem acesso root para manutencao no Linux

    opcao 1- liberar para ele um acesso semi-root no local ele terá acesso ao linux mas nao a pasta de meus scripts - é possivel ?
    (neste caso eu terei uma senha que eu acessarei a pasta de scripts e terei um login especifico que executa o
    script - script de backup

    opcao 1- migrar de bash para c e compilar o programa , deixando somente o "exe" no linux do cliente.
    1.a - compilar um programa c gera um exe ?
    1.b - eu uso varias versoes de fedora e varios hdw diferentes em cada cliente - preciso compilar o programa em cada cpu ?
    cada vez que alterar o programa terei que compilar ?

    Tem outras opcoes melhores que voces podem me sugerir ?
    alguma linguagem compilada completa que possa compilar 1 vez em minha cpu e usar o mesmo "exe" em todos linux ?
    (Java ? precisa instalar muita coisa no cliente para rodar Java?)
    outras opcoes ?
    isso deve ajudar.

  3. #3
    hutger
    Visitante

    Padrão

    utilize o utilitário "shc". Ele cria um objeto compilado a partir de um script shell.

    hutger