+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual melhor, Routerboard RB133 ou PC-AP??

    Olá pessoal, pela experiência de vcs, qual o melhor? essa Routerboard RB133C neste link MercadoLivre: Routerboard RB 133 C - 1 Lan - 1 MiniPci - mikrotik atheros - R$ 399.00 ou montar um PC com placa PCI ou Minipci? Qual a vantagem de cada um? A mais estavel? Digam aí o q acham pessoal, tô nessa duvida aqui e ñ sei o q fazer, pois tenho os dois e ainda ñ coloquei em pratica, é um projeto para semana q vem e queria a opnião de vcs, valeu!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Olá pessoal, pela experiência de vcs, qual o melhor? essa Routerboard RB133C neste link MercadoLivre: Routerboard RB 133 C - 1 Lan - 1 MiniPci - mikrotik atheros - R$ 399.00 ou montar um PC com placa PCI ou Minipci? Qual a vantagem de cada um? A mais estavel? Digam aí o q acham pessoal, tô nessa duvida aqui e ñ sei o q fazer, pois tenho os dois e ainda ñ coloquei em pratica, é um projeto para semana q vem e queria a opnião de vcs, valeu!
    Olá amigo tudo joia???

    O que acontece é o seguinte, a routerboard já é um hardware ja voltado mais especificadamente para o mikrotik como ap, ja o pc ap é tipo uma adaptação que vc faz, podendo ter muitos problemas com memorias hds,, fontes irqs e etc, não digo que é ruim, pois eu mesmo tenho varios e funciona numa boa, outra coisa dependendo da placa mae do pc vc não conseguira rodar perfeitamente alguns cartões mini pci por exemplo o ubquiti, para ap eu iria de routerboard com cartões mini-pci. minha opinião caro colega...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gilbertoandrade Ver Post
    Olá amigo tudo joia???

    O que acontece é o seguinte, a routerboard já é um hardware ja voltado mais especificadamente para o mikrotik como ap, ja o pc ap é tipo uma adaptação que vc faz, podendo ter muitos problemas com memorias hds,, fontes irqs e etc, não digo que é ruim, pois eu mesmo tenho varios e funciona numa boa, outra coisa dependendo da placa mae do pc vc não conseguira rodar perfeitamente alguns cartões mini pci por exemplo o ubquiti, para ap eu iria de routerboard com cartões mini-pci. minha opinião caro colega...
    Agradeço amigo, vc poderia me indicar uma placa mãe q tenha umas 4 a 5 PCI's? Quero usar duas placas de rede e dois adaptadores minipci. Eu pensei numa intel, um ex, essa: MercadoLivre: placa mãe Intel off-board ATX full D845WN memória DIMM - R$ 189.99 Pois penso em fazer loadbalance com dois links, aqui em ssa o maior link da velox é 1mb e quero atender + ou - 50 clientes, sendo uns 35 simultâneos... Por isso minha duvida, pois creio q montar um pc acabaria saindo mais caro q essa routerboard RB133 e queria saber se ela tem realmente um poder de processamento bom, vc me aconselharia qual cartão minipci? Agradeço!

  4. #4

    Padrão

    amigo a minha opinião seria a seguinte: se vc for usar apenas como ap e vai usar um outro pc como servidor, uma routerboard sairia melhor , porem se vc quer um desempenho melhor em um unico equipamento para fazer tudo, ai sim eu te aconselharia de usar um pc como ap, e tem mais se vc tem um routerboard desses e queime uma porta de rede!!!!! vc perderia o equipamento, ta certo q em alguns casos da até pra consertar mas vc levaria muito mais tempo q apenas torcar uma placa de rede( se vc estivesse usando o pc ).........eu mesmo so uso routerboard em enlaces ptp que fasso em clientes, meu mesmo so pc

  5. #5

    Padrão

    Realmente a Router e superior em desempenho com alguns cartões ja tive problemas com cartões senao e tambem temperatura, IRQ eu estou usando em uma estação um placa mãe intel da uma olhada no site kabum.com.br la tem varias placas com 5 ou 4 slots mas eu aconselho vc a usar router boards e mais funcional e garantido....

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigofsantos Ver Post
    Realmente a Router e superior em desempenho com alguns cartões ja tive problemas com cartões senao e tambem temperatura, IRQ eu estou usando em uma estação um placa mãe intel da uma olhada no site kabum.com.br la tem varias placas com 5 ou 4 slots mas eu aconselho vc a usar router boards e mais funcional e garantido....
    Valeu pela informação amigo, me diga uma coisa, qual cartão vc aconselha paea usar no MK q ñ seja baixa a potência e q suporte uma boa quantidade de cliente simultaneos? Pois hj uso um MK com um AP zinwell em bridge, queria trocar esse AP zinwell por cartão, por isso a duvida se uso cartão no PC transformando em AP ou colocando na routerboard e deixa-lo como bridge tb, grato...

  7. #7

    Padrão

    amigo no caso como vc ja tem um pc com mikrotik , eu te aconselho a usar placas dlink g520, q sao baratas e tem um bom desempelho, ou vc pode usar mini-pci's senao que sao mais caras, mas tem uma potencia maior, eu com as placas dlink g520 atendo clientes a uma distancia de 6km sem problemas

  8. #8

    Padrão

    Schramm, tudo bem?

    Com que antena vc chega nessa distância?
    Obrigado!

  9. #9

    Padrão

    Eu tenho um cliente a 12 m da minha base. Uso G510 (em 24 dbm) no mikrotik e zinwell g120 no clientes. Antena hyper de 17db na base e aquário de 24 db no cliente. A minha torre é visível a olho nú na casa do cliente.

  10. #10

    Padrão

    amigo fabricio eu uso antenas setoriais de 120graus e 17dbm da hyperlink e com certeza se eu colocar clientes mais longe eu sei q vai funcionar blz, porem eu sei q nao é em todo lugar q funciona bem assim, eu mesmo ja vi provedor com essas mesma antenas e mesmos radios e nao chega a 4km nunca, isso acontesse devido a interferencia de outras redes wireless, geralmente em cidades maiores, aqui na minha regiao estao usando muito as antenas pluton q tem a polarizaçao diferentes das hyperlink para amenizar essas interferencias, mas eu em particular nao gostei muito dessas antenas pois elas tem um tx bom mas o rx dela deixa a desejar, pra ele funcionar tive q colocar um amplificador nela por causa do rx baixo , e isso eu tive q fazer em duas, nao erra problema em uma, isso é uma caracteristica delas