+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Projeto Provedor (BIG TEXTO)

    Bom... estive por algum tempo apenas observando o forum
    Tentando tirar todas a duvidas possiveis sem pentelhar vocês...
    Mas como são muitas, tive que entrar para a comunidade (Mesmo não tendo muito para oferecer nesta area de wireless sei que o forum abrange outras areas)
    Seguinte pessoal, tenho o seguinte projeto...
    Estabelecer um provedor de wireless em uma cidade onde os preços de internet local são absurdos... (Média 85 paus para internet de 300k adsl)
    Irei fazer o seguinte...
    Como não moro na tal cidade... irei alugar um ap (DE APARTAMENTO VIU RS), pq irei passar 15 dias neste lugar e 15 dias em sp.
    Esse apartamento seria o local onde seria instalado o link EBT de 4mb 99,98%.
    Com esses 3mb tenho a intenção de obter uns 150 clientes, sendo que destes 200 clientes media de 150 contrantando conexoes de 300k
    e 50 contratando conexoes de 1mb.
    Como nesse lugar a galera ainda não é muito chegada a p2p... Mas logico que nao irei estar livre disso...
    Destes 200... logados no pico dos picos estariam 90 (300k) e uns 30 (1mb)..
    E com esse link de 4mb ebt eu teria um link SaT Unilateral Rágio de 500kbps (eles alegam que o minimo é 500kbps e o max é 2mbps como devem saber)
    e esse link sat eu colocaria para desafogar os downs WEB... (FTP HTTP ETC) pq o serviço nao tem ip valido...
    e o restante do link seria para GERAL.

    agora na parte fisica...
    como projetei.

    O provedor teria uma base provedora onde estariam instalados um MKT com 3 eThe (uma pro sat e outra pro EBT e uma de saida logicamente)
    Acredito eu que se colocar o Sat pra desafogar a part da WEB... nao teria pq balancear os link né?

    Do mkt (em um pczinho basicom com 5 pcis) sairia tudo certinho e configurado. Controle de banda, p2p firewall e o diabo.. tudinho mesmo.
    Acredito eu que nao precisarei amarrar nenhum mac a um ip (Na verdade ainda nao falei com o Agente de negocios da EBT... ele ta pra vir essa semana aqui em sp)
    Pra trafegar legal sem os clientes reclamarem que o p2p nao esta funcionando direito (como ja disse nao serão muitos) que dica voces me dão?

    A partir desse MKT tudo seria Bridge transparente... pq quero que ele controle tudo... (Nao vai demorar muito pra eu montar outros pontos)


    Ai uma grande duvida...
    sendo que o cliente mais distante ficaria a +- 8km o qual seria o melhor esquema...
    uma Hyperlink omni 15dbi ou 3 Hyperlink Setoriais de painel 90°? Se nenhuma das duas diga sua opniao.

    (So por vias de duvida... a Hyperlink é homologada né?? ja me falaram que sim e que nao.. mas como nao achei nada na net falando a respeito.. PERGUNTO)


    E qual seria a melhor forma de atender esses clientes?
    Colocando 3 R52 minipci adaptadas no MK? escutei que essas plaquinhas sao mágicas. (existe alguma incompatibilidade comun entre o mkt ou das plaquinhas com ship7 comuns tipo via nforce etc)
    ou a melhor opçao seria um AP-2000 com orinoco? se nao orinico... qual?
    Mas ai é que ta... se as setoriais forem melhor do que a omni... como eu faria com o AP? colocaria dois aps? Um com duas placas e um com uma?
    Pq o mkt ficaria no ap onde seria instalado as plalhafernalha da empresa.
    (A nao ser que tenha alguma caixa hermética que desse pra instalar um pc [Sem gab logico] dentro...)


    Entao passando assim para os clientes...
    Tai outra coisa que nao entendi direito...
    Como faço a distribuiçao dentro do predio?
    O sinal é recebido por um ap tbm né... mas aqueles mais simples... ou um roteador de uma antena resolve?
    (lembrando tudo em bridge transparente pro mkt controlar)
    E assim chega o cabim no cliente

    seria bom se tudo fosse tao simples assim né? rs

    por exeplo...
    precisando alongar o alcance sem cair o desempenho eu precisaria de outra base provedora né?
    Tipo.. Eu teria que criar ponto a ponto entre o servidor e a nova base... e dela mandar novos sinais nao é?
    Sem que seja uma repetidora... (Que pelo que andei lendo... repetidoras nao podem fornecer sinal aos clientes segundo a anatel. estou errado?)
    Ou isso é considerado como repetidora tbm?


    Alias a geografia do terreno em questao é muito boa totalmente regular... os prédios nao passam 22 andares... todos na mesma altura praticamente...
    e o clima contribui muito pois so chove na epoca de inverno... o restante do ano é limpinho...
    acho que teria alguma dor de cabeça com sinal apenas por almento no numero de clientes ou no inverno rs...

    Mais algumas coisas...

    Todos os materiais que citei sao todos homologados né?
    Pq nao ha nem chances de que eu monte com materiais nao homologados...(com certeza a anatel vai me visitar)

    As receptoras dos clientes tbm precisam ser homologadas? (Antena, cabo, router ou access etc)

    Por enquanto é so... ta dando caimbra nos dedos da mao esquerda (sério) pq passei o dia enteiro redigindo o projeto financeiro.


    Desde ja agradeço de coração...
    Pois ja aprendi bastante coisa so nesse ultimo fim de semana e hoje com voces do forum...

    [Desculpem por ter postado no lugar errado antes ]

  2. #2

    Padrão

    Olá OmegaServ,

    Esse fase que você está (projeto) é super importante para o sucesso de qualquer negócio!

    Vou expressar minha opinião em alguns pontos do seu BIG TEXTO:

    Não sei qual sua região, mas as conexões ADSL estão em modo geral passando por upgrade de velocidade e os preços tem diminuido bem;

    Um link de 4mb aguenta muuuita coisa, porém dessa forma que vc vitou 1mb para aproximadamente 30 clientes de 1mb..... isso não vai funcionar bem. Use a proporção de 8 x 1;

    O pessoal ainda não é chegado em p2p pq pelo jeito ainda não tem muito acesso a banda larga..... mas com certeza isso vai mudar, sugiro que logo de inicio vc monte um bom servidor com controle de p2p usufruindo das vantagens do layer7;

    Verifique se ao invés de contratar esse link de satélite não vale mais a pena contratar um ADSL, quando eu fui contratar um link extra pra essa finalidade coloquei na "balança" e optei pelo ADSL;

    Parte física:

    Quanto ao servidor, sugiro com Slackware com HD SATA e Bastante memória, com isso vc consegue fazer um bom servidor cache (ecenomiza muita banda), eu sugiro vc procurar por um amigo aqui do fórum, o nome dele é Patrick Brandão, ele desenvolver um software chamado MyAuth e o pessoal fala muito bem do mesmo. Você colocando Mikrotik como servidor, existe um limite tanto de memória quanto de HD;

    Para as base sugiro o Mikrotik rodando em Routerboard com cartão com chipset Atheros;

    Para atender prédio vc pode usar routerboard com Mikrotik;

    Enfim.....
    vai postando suas dúvidas que o pessoal do fórum vai dando as opiniões.

    Boa sorte.

  3. #3

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Olá OmegaServ,

    Esse fase que você está (projeto) é super importante para o sucesso de qualquer negócio!

    Vou expressar minha opinião em alguns pontos do seu BIG TEXTO:

    Não sei qual sua região, mas as conexões ADSL estão em modo geral passando por upgrade de velocidade e os preços tem diminuido bem;

    Um link de 4mb aguenta muuuita coisa, porém dessa forma que vc vitou 1mb para aproximadamente 30 clientes de 1mb..... isso não vai funcionar bem. Use a proporção de 8 x 1;

    O pessoal ainda não é chegado em p2p pq pelo jeito ainda não tem muito acesso a banda larga..... mas com certeza isso vai mudar, sugiro que logo de inicio vc monte um bom servidor com controle de p2p usufruindo das vantagens do layer7;

    Verifique se ao invés de contratar esse link de satélite não vale mais a pena contratar um ADSL, quando eu fui contratar um link extra pra essa finalidade coloquei na "balança" e optei pelo ADSL;

    Parte física:

    Quanto ao servidor, sugiro com Slackware com HD SATA e Bastante memória, com isso vc consegue fazer um bom servidor cache (ecenomiza muita banda), eu sugiro vc procurar por um amigo aqui do fórum, o nome dele é Patrick Brandão, ele desenvolver um software chamado MyAuth e o pessoal fala muito bem do mesmo. Você colocando Mikrotik como servidor, existe um limite tanto de memória quanto de HD;

    Para as base sugiro o Mikrotik rodando em Routerboard com cartão com chipset Atheros;

    Para atender prédio vc pode usar routerboard com Mikrotik;

    Enfim.....
    vai postando suas dúvidas que o pessoal do fórum vai dando as opiniões.

    Boa sorte.
    Opa ijr.

    A regiao que vou instalar é no nordeste... Maceió...
    http://www.baixai.kit.net/mapa.jpg
    A orla é toda exatamente como essa foto...
    Com poluição rf muito baixa... (empresas provedoras de rádio= 1 só)

    Não entendi esse calculo... pra clientes de 1mb seriam 8x1mbEBT... mas apenas os clientes de 1mb? sem espaço para os de 300? o.O
    Rapaz pra se ter uma noçao...
    O Vivax de 1mb.... custa la 169,90 ( E o cliente tem que se virar pra conseguir o modem)

    Cara para o servidor tenho um
    Opteron 146 939
    Uma dfi Nf4 ultra d com dual gigabit marvel e nforce.
    2gb Corsair DDR400 Dual chanell
    4 hds 250gb SATA 2 7200.10 (De um prato por 250gb) em raid 0+1
    tipo...
    Acho que é muita coisa... mas como está sobrando esse micro aqui...
    botaria ele la...Rodando o slackware com controle de p2p e etc.. (Nunca usei essa distro mas nao tem problema)
    O que acham? teria um bom servidor cache?

    E se eu colocar o mikrotik ou o MyAuth num pcsinho basico apos o server pra fazer o gerenciamento de clientes?
    Seria a mesma coisa?

    nos clientes eu colocaria uma routerboard com mikrotik em bridge tranparente ou deixaria ela fazer o controle?


    Na questão das placas...
    Qual seria melhor?? os 2 Ap-2000 com tres orinoco gold
    ou o mkt com as r52?

    Obrigado..
    Valew pela ajuda ijr


    Edit..
    Observação... o mkt nao estaria rodando em um router da própria mkt nao...
    Estaria rodando em um micro com hd memoria e etc... (O soft do mkt aceita SATA?)
    E outra... se ao invez de rodar o slakware rodasse o mkt no servidor?
    Última edição por OmegaServ; 03-07-2007 às 13:10. Razão: Tentar esclareçer algo

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Smile

    Algumas considerações.. só irei comentar o que o colega não respondeu, pq a questão do link concordo com ele..

    As antenas, hyperlink de 15 omni não é homologada, bem como alguns modelos de setoriais são e outros não são. Mas com certeza, recomendo usar setoriais em vez de omni.

    Outra coisa, esses R52 axo, disse axo, que também não são homologados. Eu usaria PC-AP Mikrotik, montando um PC com memória flash no lugar do HD (maior confiabilidade) numa caixa hermética e usar placas Dlink G510 versão B1 (a única versão da G510 q reconhece no MK) em cada setorial, pois essa é homologada sem restrição de antena. Futuramente quando fosse expandir, poderia faze-lo em 5.8 Ghz, apenas espetando nesse PC-AP uma placa Dlink AG530, que também é homologada sem restrição de antena.

    Usaria como servidor Slack 11.2 ou o 12 q acabou de sair, e o sisteminha indicado pelo colega acima, o www.myauth.com.br , que faz o controle de banda, proxy, autenticação dos clientes, cadastro dos clientes, etc...

    O Mikrotik ficaria apenas como AP Bridge transparente, filtrando alguns vírus, etc e também com controle de p2p e banda. O que eventualmente passase pelo controle de banda do MKT, ficaria no controle de banda do myauth.

    Aqui no meu provedor uso desta forma, e hoje com link de 4 mb estou conseguindo atender a 450 clientes, mas logo já terei de ampliar...

    Qualquer outra dúvida, fico a disposição para ajudar!