+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rildobahia
    Visitante

    Padrão montar hd

    Ola pessoal sou mto novato no linux tenho instalado no meu computador o windows e o debian so q nao tenho internet no debian. entao preciso montar minha repartição do windows para poder copiar o ndiswrapper para o debian so q ñ consigo montar.sempre da erro alguem pode m ajudar por favor.

  2. #2

    Padrão

    fala!

    ué.. você pode além de montar o hd, instalar a net também!

    primeiro de tudo você precisa saber o sistema de arquivos do seu windows, se é fat ou ntfs

    segundo, identificar os seus hds.. quem está no primario, quem está no secundário, quem é master, quem é slave

    e nos diz também que net você tem

    posta aee que a gente continua o papo!

    abraços!

  3. #3

    Padrão

    Assumindo que vc só tenha um hd. hda
    Assumindo que o windows esteja no inicio, em uma particao primária. hda1
    Assumindo que o sistema de arquivos do windows eh o NTFS.

    Logue-se como root e crie um diretório para servir de ponto de montagem:
    Código :
    # mkdir /mnt/win
    Monte a partição:
    Código :
    # mount -t ntfs /dev/hda1 /mnt/win
    Se vc possui dois hds e o windows está no primeiro, as instruções são as mesmas. Se estiver no segundo hd... será hdb

    Tenho que lembrar que vc está montando apenas para leitura e o seu kernel tem que dar suporte a isso.

    Se desejar que seja montada a cada reboot, configure isso no arquivo /etc/fstab

    Se desejar montar com permissão de leitura e escrita, use o ntfs3g.A revista Guia do Hardware, primeira edição tem um tutorial muito bom para instalação do ntfs3g.
    http://media.guiadohardware.net/RevistaGDH_01.pdf

    Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estamos ai. Sempre.
    Ab

  4. #4
    rildobahia
    Visitante

    Thumbs up diretorio de meu HD

    Citação Postado originalmente por _N3o_ Ver Post
    fala!

    ué.. você pode além de montar o hd, instalar a net também!

    primeiro de tudo você precisa saber o sistema de arquivos do seu windows, se é fat ou ntfs

    segundo, identificar os seus hds.. quem está no primario, quem está no secundário, quem é master, quem é slave

    e nos diz também que net você tem

    posta aee que a gente continua o papo!

    abraços!
    Amigo o sistema do windows é ntfs
    o meu hd esta assim:
    hdc1 primaria ntfs windows
    hdc2 primaria linux debian
    hdc5 /home
    hdc6 swap
    agora posso d adiantar uma coisa ja usei este comando:
    mount -t ntfs /dev/hdc1 /mnt/windows.
    ai ele abriu a pasta windows so q junto com a pasta windows veio uma caixa de dialogo com os dizeres: "O CONTEUDO DA PASTA NAO PODE SER EXIBIDO", voce nao possui permissão necessarias para ver o conteudo de "WINDOWS";
    agora sobre a internet eu uso internet a radio sendo uma placa da encore ieee 802.11b, tenho os drives dela para windows xp, para linux nao achei. nem no site da encore. acho q vou t dar dor de cabeça nennnnn

  5. #5
    rildobahia
    Visitante

    Exclamation montar hd

    Citação Postado originalmente por samuelstj Ver Post
    Assumindo que vc só tenha um hd. hda
    Assumindo que o windows esteja no inicio, em uma particao primária. hda1
    Assumindo que o sistema de arquivos do windows eh o NTFS.

    Logue-se como root e crie um diretório para servir de ponto de montagem:
    Código :
    # mkdir /mnt/win
    Monte a partição:
    Código :
    # mount -t ntfs /dev/hda1 /mnt/win
    Se vc possui dois hds e o windows está no primeiro, as instruções são as mesmas. Se estiver no segundo hd... será hdb

    Tenho que lembrar que vc está montando apenas para leitura e o seu kernel tem que dar suporte a isso.

    Se desejar que seja montada a cada reboot, configure isso no arquivo /etc/fstab

    Se desejar montar com permissão de leitura e escrita, use o ntfs3g.A revista Guia do Hardware, primeira edição tem um tutorial muito bom para instalação do ntfs3g.
    http://media.guiadohardware.net/RevistaGDH_01.pdf

    Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estamos ai. Sempre.
    Ab
    Amigo, tenho apenas um hd e ele esta assim particionado;
    hdc1 ntfs windows
    hdc2 linux debian
    hdc5 /home
    hdc6 swap
    agora eu usei este comando so q no lugar de win coloquei windows.
    quando eu digitei mount -t ntfs /dev/hdc1 /mnt/windows abriu a pasta windows so q em brando e juntamente com a pasta do windows abriu uma caixa de dialogo com os dizereis "O CONTEUDO DA PASTA NAO PODE SER EXIBIDO";
    voce nao possui as permissões necessarias para ver o conteudo de "WINDOWS".
    sou inexperiente em tudo m desculpe sera q tenho q formatar o windows i instalar tudo de novo. s poder m ajude!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. #6

    Padrão

    Nada de formatar. Calma ae, tá tudo ok. Vc já conseguiu montar a partição e isso eh um bom começo. O problema agora são as permissões...

    Faça o seguinte entao:
    Desmonte a partição caso esteja montada.
    Código :
    # umount /mnt/windows
    Edite como root o arquivo /etc/fstab e coloque uma linha parecida com
    Código :
    /dev/hdc1 /mnt/windows  ntfs auto,user,ro,exec,gid=0,umask=0000  0   1
    Feito isso, monte a partição com o seguinte comando apenas
    Código :
    # mount /mnt/windows
    Tente acessar a pasta e veja se tem permição para ver agora.
    Se nao tiver, vc pode executar como root naultilus /mnt/windows (caso vc use gnome) ou konqueror /mnt/windows (caso vc use kde).

    Teste ai e qqr coisa estamos à disposição.
    Ab

  7. #7
    rildobahia
    Visitante

    Padrão Montando o HD

    Amigo, parabéns o hd montou certinho e apareceu as pastas do windows, obrigrado.

  8. #8

  9. #9
    rildobahia
    Visitante

    Question copiar o arquivo ndiswrapper do windows para o debian

    Olá, Boa tarde pessoal preciso do tal ndiswrapper para poder utilizar a internet no debian so q o programa esta baixado no windows vista como faço para copiar ele do windows para o debian e depois como faço para descompacta-lo e instalar. me ajudem por favor

  10. #10

    Padrão

    Amigo, creio que este pacote esteja disponível para o debian. Portanto, eh melhor instalá-lo via apt-get.

    Para fazer isso, rode como root o comando:
    Código :
    # apt-get install ndiswrapper-utils
    Para ver quais são os pacotes disponíveis, rode,
    Código :
    # apt-cache search ndiswrapper
    Depois para usar o ndiswrapper... só googlando mesmo. Eu nunca fiz isso.
    Se preferir depois vc pode criar um novo tópico pedindo ajuda pra isso.

    ----------------------------------------------------------------

    Agora, por outro lado, se vc precisar mesmo instalar o arquivo já baixado, vc tem muitos tipos de arquivos compactados. Por exemplo...

    unzip arquivo.zip
    unrar arquivo.rar
    tar xzvf arquivo.tar.gz
    tar xjvf arquivo.tar.bz2

    e por ai vai...

    se for um pacote para o debian, (termina em .deb) vc pode instalar com o comando:

    Código :
    # dpkg -i arquivo.deb
    PS: sempre que fizer uma pergunta, coloque o máximo de informações possíveis nela, para que possamos ir diretamente no problema.

    Ab

  11. #11

    Padrão

    Sua máquina eh muito nova? não tem o driver pra ela não?

  12. #12
    rildobahia
    Visitante

    Padrão ndiswrapper

    Citação Postado originalmente por samuelstj Ver Post
    Amigo, creio que este pacote esteja disponível para o debian. Portanto, eh melhor instalá-lo via apt-get.

    Para fazer isso, rode como root o comando:
    Código :
    # apt-get install ndiswrapper-utils
    Para ver quais são os pacotes disponíveis, rode,
    Código :
    # apt-cache search ndiswrapper
    Depois para usar o ndiswrapper... só googlando mesmo. Eu nunca fiz isso.
    Se preferir depois vc pode criar um novo tópico pedindo ajuda pra isso.

    ----------------------------------------------------------------

    Agora, por outro lado, se vc precisar mesmo instalar o arquivo já baixado, vc tem muitos tipos de arquivos compactados. Por exemplo...

    unzip arquivo.zip
    unrar arquivo.rar
    tar xzvf arquivo.tar.gz
    tar xjvf arquivo.tar.bz2

    e por ai vai...

    se for um pacote para o debian, (termina em .deb) vc pode instalar com o comando:

    Código :
    # dpkg -i arquivo.deb
    PS: sempre que fizer uma pergunta, coloque o máximo de informações possíveis nela, para que possamos ir diretamente no problema.

    Ab
    samuelstj tentei o comando so q retornou impossivel achar pacotes ndiswrapper. o programa esta assim ndiswrapper.tar.gz.esta na pasta windows onde eu criei outra pasta com o nome rildobahia.

  13. #13

    Padrão

    É mais fácil e recomendado que vc instale o pacote precompilado, mas como sei que vai ser difícil achar..

    Vamos compilar o danado.

    Como referência, vc pode seguir o artigo do wiki
    NDISwrapper

    resumindo..
    Primeiro descompacte o source assim:

    Código :
    $ tar xzvf ndiswrapper.tar.gz
    depois entre no diretório do source
    Código :
    $ cd ndiswrapper
    dê uma lida em algum arquivo que tem ai.. com o nome de README.txt ou INSTALL.txt. Veja se são estes os passo de instalação mesmo.

    agora vamos compilar o dito cujo e para isso rode a seguinte linha dentro da pasta:
    Código :
    $ make distclean
    agora
    Código :
    $ make
    agora logue-se como root, se ainda não o fez. E de um
    Código :
    # make install
    Pronto, tá instalado. Agora leia mais no link que postei.

    Ab

  14. #14
    rildobahia
    Visitante

    Padrão instalar ndiswrapper

    Citação Postado originalmente por samuelstj Ver Post
    É mais fácil e recomendado que vc instale o pacote precompilado, mas como sei que vai ser difícil achar..

    Vamos compilar o danado.

    Como referência, vc pode seguir o artigo do wiki
    NDISwrapper

    resumindo..
    Primeiro descompacte o source assim:

    Código :
    $ tar xzvf ndiswrapper.tar.gz
    depois entre no diretório do source
    Código :
    $ cd ndiswrapper
    dê uma lida em algum arquivo que tem ai.. com o nome de README.txt ou INSTALL.txt. Veja se são estes os passo de instalação mesmo.

    agora vamos compilar o dito cujo e para isso rode a seguinte linha dentro da pasta:
    Código :
    $ make distclean
    agora
    Código :
    $ make
    agora logue-se como root, se ainda não o fez. E de um
    Código :
    # make install
    Pronto, tá instalado. Agora leia mais no link que postei.

    Ab
    Amigo, usei varios comandos:
    tar xzvf ndiswrapper-1.4.7.tar.gz
    tar xzvf ndiswrapper-1.47.tar.gz
    tar -xzvf ndiswrapper-1.4.7.tar.gz
    tar xzf ndiswrapper-1.4.7.tar.gz
    todos retorna o mesmo erro:"NAO E POSSIVEL OPEN: ARQUIVO OU DIRETORIO NAO ENCONTRADO.
    OBS1:O arquivo ndiswrapper-1.47.tar.gz estava em um cd ai eu pequei e copiei usando o normal com o botao direito do mouse foi em copia e depois foi na pasta /home/rildobahia e colei.sera q tem problema copiar direito eu sei q copiou
    OBS2: Como os comandos nao dava certo eu verifiquei q tinha um icone (exrair) sem saber de nada pois realmente eu nao sei eu cliquei nele ai a pasta foi descompactada aparecendo a pasta ndiswrapper-1.47, com todas as subpasta so qos comandos para instalar nao dao certo de jeito nenhum, eu usei o comando cd /home/rildobahia para acessar a pasta rildobahia, e deu certo estou apreendendo aos poucos ai digitei nautilus /rildobahia para abrir a pasta rildo bahia so q instalar q e bom necaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. #15

    Padrão

    Vc vai ver que a curva do seu aprendizado vai ser exponencial rapaz...
    Continue correndo atrás do que vc precisa e vc vai aprender muito.

    O que estava acontecendo, quando vc dava o comando tar xzvf..., é que vc provavelmente não estava dentro do diretório que estava o arquivo.
    Para extrair um arquivo assim é preciso entrar na pasta que ele está.
    cd /home/fulano

    Então vc conseguiu instalar?

    Se quiser que eu te mostre o "Caminho das pedras..."

    Abraço

  16. #16
    rildobahia
    Visitante

    Lightbulb ndiswrapper

    Citação Postado originalmente por samuelstj Ver Post
    Vc vai ver que a curva do seu aprendizado vai ser exponencial rapaz...
    Continue correndo atrás do que vc precisa e vc vai aprender muito.

    O que estava acontecendo, quando vc dava o comando tar xzvf..., é que vc provavelmente não estava dentro do diretório que estava o arquivo.
    Para extrair um arquivo assim é preciso entrar na pasta que ele está.
    cd /home/fulano

    Então vc conseguiu instalar?

    Se quiser que eu te mostre o "Caminho das pedras..."

    Abraço
    samuelstj, amigo já foi no site e baixei todo q eu podia amanha(segunda) vou imprimir, meu sonho e apreender linux, vou ser sincero com vc estou cansado do windows, pra vc teer uma ideia eu uso so o mozilla firefox para navegar, mas voltando ao assunto nao conseguir instalar o diabo do ndiswrapper, a ultima tentativa foi usando os comandos
    cd /home/rildobahia/ndiswrapper-1.47 para entrar na pasta ndiswrapper, depois
    usei os seguintes comandos
    make uninstal
    ai m retornou:
    make: ***sem regra para processar o alvo uninstal. pare
    voltou novamente para
    rildo@debian:/home/rildobahia/ndiswrapper-1.47$:
    honestidade estou correndo atras so q esta ficando dificil amigo nada da certo parece q sou burrinho porque pra outros da certo e pra mim nao se faço do jeito q m surgeri?????????????????

  17. #17

    Padrão

    O inicio é sempre mais difícil mesmo. Mas burrinho vc n eh nao.
    Tem só que aprender googlar muito pq eh de lá que sai tudo.

    Vc lei o arquivo que tem dentro da pasta do ndiswraper? Tem q ler sempre pq faz parte do ritual rsrs

    Não sei se eh preciso, mas acho que vc tem que rodar
    ./configure dentro da pasta do ndiwraper e tem que ser do jeito que eu escrevi mesmo. com o ponto,barra e tudo ai.

    depois de rodar o ./configure vc tem que continuar o que eu ja escrevi antes...
    make distclean ...

    Vai tentando ai..

  18. #18

    Padrão

    Melhor que fazer tudo que postamos nas mensagens anteriores eh vc deixa o debian de lado e instalar o Ubuntu. Eu uso Slackware, Debian e no meu notebook eu tenho o Ubuntu.

    O Ubuntu reconhece tudo fácil e tudo funciona rapidinho. O infravermelho funfas, a rede wireless, as teclas de acesso rapido.. tudo.

    Recomendo. Sem contar q a instalação eh muito fácil de fazer e ele é baseado no debian.