+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rádio sumindo !!!

    Caros Amigos...

    Estou com um problema sério que não interfere no funcionamento da rede, mas sim na hora de monitorar e testar alguns clientes.

    tenho vários AP´s ligados na minha estrutura de BackBone, servindo em modo Access Point, são rádios de vários modelos e marcas, todos com "pedigre" da Anatel (kkk). Bom, acontece que volta e meia o rádio some da rede, mas ai vão me perguntar como: Bom, se ficar pingando um rádio na rede ele do nada para de pingar, simplesmente para o ping por completo, o mais estranho e que qualquer cliente que tiver depois dele ainda consigo pingar e fazer qualquer coisa, somente o rádio X para de pingar, ahhh ele volta sozinho também...
    Todos os rádios estão em modo AP-Bridge na minha rede, os unicos que nunca deram este tipo de problema foram os SWL3300.

    Possuo radios como G-Link, Hawking, Kodama, etc... e eles simplismente somem e voltam sozinho.

    Fiz um teste ligando um par de rádio dentro do laboratório do Provedor, colocando eles em Ponto a Ponto, e ligando um deles no Swtch da rede dos rádios, e bingo, os radios ficaram pingando por muito mas muito tempo e do nada um deles sumiu e alguns minutos depois ele voltou e ficou pingando normalmente, muito tempo depois ele repetiu o problema e voltou.
    Mas a todo momento o PC que estava após ele, ficou pingando sem nenhum problema.

    Alguem sabe o que poderia ser???

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Foi tanto PING que não entendi... mas durante todo o tempo ficou "pingando" o AP? Se sim está estranho mesmo, se não, é normal, pois os rádios, depois de algum tempo de inatividade, entram em modo "stand by" e são ativos somente quando existe uma consulta ao mesmo. Normalmente existem configurações para que isto não ocorra.

  3. #3

    Padrão

    Sergio
    Mas não poderia existir inatividade, pois existe tráfego passando por ele constantemente.

    Sinceramente não sei o que pode ser, para você ter uma ideia, os rádios que usam Ap Router por exemplo, nem conseguimos pingar, entrar pela interface Web ou SSH, ele simplismente "Some" e volta sozinho, mas em momento algum ele deixa de efetuar a função de Bridge, onde todos os clientes por tras dele conseguem navegar normalmente.


    Alguem mais com alguma ideia do que pode ser???

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MoRhY Ver Post
    Sergio
    Mas não poderia existir inatividade, pois existe tráfego passando por ele constantemente.

    Sinceramente não sei o que pode ser, para você ter uma ideia, os rádios que usam Ap Router por exemplo, nem conseguimos pingar, entrar pela interface Web ou SSH, ele simplismente "Some" e volta sozinho, mas em momento algum ele deixa de efetuar a função de Bridge, onde todos os clientes por tras dele conseguem navegar normalmente.


    Alguem mais com alguma ideia do que pode ser???
    Já faz tempo que não uso ou acesso estes rádios, portanto as lembranças vão sumindo, mas se não me engano em modo bridge ele apenas repassa por layer2 o tráfego/pacotes, por isso entra em inatividade pois não existe tráfego tcp diretamente no AP. Faz o teste, configura um desses que tenha aprouter instalado, o ping watchdog para o gateway dele (um servidor interno) e veja se isto ocorre.

  5. #5

    Padrão

    Sergio

    O Wtachdog já esta habilitado

    Isso é muito estranho.....
    Vou colocar o Analisador de pacotes na rede a capturar o que tiver passando para ver se eu descubro algo...
    mas se souber de algo me avise.

    Abraços

  6. #6

    Padrão IP

    bom dia amigo, nao sei se estou viajando na sua questao, ou se eh o que estou pensando mesmo. cara, como voce disse os radios param de pingar, mas quem ta do outro lado da bridge pinga nao eh? vai parecer idiota, mas se os radios tiverem com conflito de ip, eles nao vao pingar, mas por ser uma bridge quem ta depois funciona. pode ser algum micro da rede com o mesmo ip do radio. he so uma hipotese.

    valeu

  7. #7

    Padrão

    como o danilofabiano citou, poderia ser conflito de IP. Comigo aconteceu isso uma vez com dois g120 com firmware aprouter e fui verificar, depois da atualização os dois estavam com o mesmo mac e causava isso. Enviei um e-mail p/ suporte do aprouter e eles me enviaram uma nova licença, que depois de instalada, alterou o mac de um deles e corrigiu o problema.

  8. #8

    Padrão

    Pessoal

    Também pensei nessa hipotese, mas verifiquei e todos eles estão com IP´s diferentes, quando digo todos, e pq crieie uma rede especifica para o "Backbone".
    Mas o estranho que além de todos estarem com IP´s diferentes, Macs diferentes, são equipamentos "Hardwares" de marcas diferentes, e também aplicações diferentes como "aprouter, Wappro, Zone One" etc....

    Sinceramente não sei mais o que pode ser, já até pensei que poderia ser algo com a tabela ARP mas não sei se causaria algo deste tipo.

    Ainda estou no escuro.......

  9. #9

    Padrão

    o swl tem um firewall interno.. que se vc fizer mtas tentativass ele bloqueia seu ip por alguns minutos..

    acontece isso no server web interno dele.. nao sei se para PING ele tem isso tambem...

  10. #10

    Padrão

    Alexandre

    O Único que ainda não me apresentou este problema por enquanto e o SWL...~não tenho tido problemas com ele.

    Agora qualquer outro rádio baseado em plataforma *nix (Aprouter, Wappro, StaroS etc...) me apresenta isso...
    Muito estranho, mas ja fiz de tudo e ainda não descobri o que pode ser.


    :\