+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rcpweb
    Visitante

    Padrão ainda sou iniciante...mas agora quero ir a fundo

    pessoal quero baixar o debian, mas qual baixo (o 3 ou o 4)? quantos cds devo baixar para uma instalação em modo grafico ?

  2. #2

    Padrão

    Em vez do Debian, já pensou em usar inicialmente o Ubuntu?

    Citarei alguns motivos para isso.
    • A instalação é toda em modo grafico.
    • A instalação dos softwares tambem é toda em modo grafico e muito fácil.
    • Instalação de codecs de vídeo.. audio é muito mais fácil.
    • O gerenciamento de atualizações eh muito bom.
    • O suporte via web PRA TUDO é muito bom.
    • E principalmente porque vai te passar uma boa impressão a respeito de Linux.
    O link para baixar o Ubuntu é:
    http://espelhos.edugraf.ufsc.br/ubun...sktop-i386.iso

    Lembrando que o Ubuntu eh uma distro baseada no Debian.

    Por outro lado, se vc quiser mesmo instalar o debian, pode baixar o 4.0 mesmo.

    Ab

  3. #3

    Padrão

    Outra coisa.. o Ubuntu tb eh Live CD, ou seja, ele te permite usar o linux direto do CD sem ter que instalar. Isso te permite fazer um "Test Drive" da distro.

    Portanto, eh realmente recomendado que vc baixe ele pelo menos pra testar.

    Ab

  4. #4
    rcpweb
    Visitante

    Padrão

    blz.. é que ja conheco o mandriva, ubuntu(que nao gostei) e o kurumin e o big linux(otima distro para iniciantes), mas no meu caso estou querendo ir mais a fundo aprender mais coisas, fazer as coisas meio no dedao.,, pois isso mais informações do debian.


    eu baixando o 1º dvd do debian ( versão 4 ), eu já consigo instalá-lo em minha maq ?

  5. #5

    Padrão

    A 3 anos atras eu nao sabia nem o que era computador. Morava numa cidade de interior q nem isso tinha. Entrei na Universidade e me apresentaram um tal de Slackware que eh o pai do meu conhecimento. Ir a FUNDO eh com ele.
    Mas o Debian tb eh muito bom, administro 3 servers e um deles eh debian.

    Respondendo sua pergunta: Sim, baixe o DVD e instale.

    Abraço e qqr coisa estamos ai.

  6. #6

    Padrão

    pow samuel!!

    pegou pesado no comentario! tem gente que se ler isso infarta na hora.. fulminante.. ahAHaah

    ir a fundo depende da distro!
    já usei redhat, slack e agora uso debian.. e no momento estou querendo conhecer bsd e solaris!

    escolhe uma distro e leia bastante! faça testes.. etc!

    abraços

  7. #7

    Padrão

    Quando disse ir a fundo...
    Tentarei te explicar. Vc já instalou nagios no Slack? Já instalou Cacti no Slack? Já instalou ntop no Slack?
    E no debian? apt-get install cacti ntop nagios

    Sacou? Eis a pequena diferença... Pra um usuário iniciante, da na mesma um apt-get ou um clique duplo num icone pra instalar um jogo no windows.
    O usuário acaba não sabendo o que está acontecendo por trás dos scripts.

    Vá a fundo no Debian ou Ubuntu...
    Para nós que Graças a Deus já temos uma noção maior da realidade, eh difícil imaginar o que se passa na cabeça de um usuário iniciante quando ele dá um apt-get.

    O carinha pode não saber como eh constituído o pacote.. o que tem lá dentro..

    Me desculpem os dois, mas talvez eu esteja exagerando na questão do ir a fundo. Talvez ele não quer nem saber disso mesmo. Deixa pra lá.

    Ab

  8. #8
    rcpweb
    Visitante

    Padrão

    pessoal, ontem a noite tentei instalar o debian , kde, mas deu problema nao com o debian e sim com o windows que estava na outra partição, que ainda presiso dele...


    o grub ta funfando direitinho, mas no windows apos entrar na tela do windows aparece aquela famosa tela azul, isso aconteceu apos eu instalar o debian em minha maq, ( alia como eu faco para passar para portugues o kde e os outros programas que nele estão (não tenho banda larga em casa) ), o erro no windows é esse:

    unmontable_boot_volume

    e porque da erro quando tento abrir partição do windows no debian (tipo no kuruma, entre outras não da erro mas no debian da( o som que eu ouso quando clico na partição ques está o windows é um som de vidro quebrado)..

    obrigado.

  9. #9

    Padrão

    Seja bem vindo.. seus problemas começam aqui. (e isso eh bom e necessario)

    Dê uma olhada em unmontable_boot_volume - Pesquisa Google

    Ou espere até que alguem tenha uma idéia de verdade.
    Ab

  10. #10

    Talking Sou mais o FreeBSD

    galera se vocês realmente querem "ir a fundo" em qualquer S.O. (servidor) aconselho que utilizem o FreeBSD, de preferencia o 6.1 ou 6.2, isso sim é um sistema estável seguro, robusto, enfim é tudo de bom para servidores, e algo que alguns não sabem o FreeBSD também tem interface gráfica... mas o bom para quem gosta de tela preta é esquecer as tais janelas.....

    Tem gosto pra tudo galera!!!

    Abraços!!! :P

    Ass:
    Um paulista no Tocantins
    Faculdade Católica do Tocantins