Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão roteador universal

    Pessoal,

    Outro dia ingressei numa rede interna com meu laptop, e o meu laptop estava com IP/mascara/gateway/dns fixos... e diferentes daqueles distribuidos pelo servidor dhcpd dessa rede.

    Meu conceito basico sobre redes diz que eu DEVERIA estar com IP/mascara/gateway/dns na mesma rede lógica... porém eu NÃO estava e consegui acessar internet SEM ALTERAR nada no meu laptop.

    Depois eu deixei tudo automatico e ganhei as configuracoes de rede do servidor dhcpd desse linux... e obviamente naveguei na internet com sucesso.

    AI eu voltei com IP/mascara/gateway/dns QUALQUER... diferente daquele servido pelo dhcpd... e pasmem: ACESSOU INTERNET corretamente... com configuração de rede maluca que eu coloquei.

    Pergunta/Duvida:
    Alguem tem alguma dica de como fazer isso no linux?
    Tentei iproute2 ==> {ip route add nat... mas nao existe suporte no kernel 2.6}
    Estou tentando Zebra/Quagga: BGP/RIP/OSPF (ipv4).... mas estou apanhando e sem visão se isso realmente vai me prover solução que desejo implementar.

    QUALQUER ajuda/dica/luz... é muito bem-vinda...

    Obrigado,


    mson77

  2. #2

    Padrão

    poxa.. agora eu fiquei mais que interessado em saber qual ip/mask era o da rede, e qual ip/mask que estava fixo no seu..

  3. #3

    Padrão

    o que eu sei é que você pode determinar que um ponto da rede (o ponto x da sala do rh) tenha um ip fixo por dhcp..

  4. #4

    Padrão

    segue:

    minha configuração fixa inicial:
    192.168.254.20 com mascara /24 e gateway 192.168.254.254, dns 201.6.0.100/.112
    ==> com essa config FIXA acessa internet
    ===============================================
    qdo eu deixo tudo automatico recebe:
    172.16.2.70 com mascara /24 e gw e dns = 172.16.2.1
    ==> recebe via dhcp
    ===============================================
    se eu mudar a minha configuracao agora para:
    165.2.10.180 com mascara /8 e gateway 165.45.31.77 e dns 165.80.31.90
    ==> com essa config FIXA acessa internet
    ===============================================

    Ou seja, qqr configuracao que eu tenha... esse linux permite eu acessar internet.
    Se eu nao tenho IP... posso receber via dhcp... mas se eu tenho... qqr que seja esse IP acessa internet.

    Não é coisa maluca isso? Muito clever...


    mson77

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _N3o_ Ver Post
    o que eu sei é que você pode determinar que um ponto da rede (o ponto x da sala do rh) tenha um ip fixo por dhcp..
    sim...
    via dhcp pode se definir uma configuracao de IP automatica e fixa definido pelo mac address... e o computador do rh deve estar com dhcp client ativado.
    ou.. se o hub for um hub gerenciavel (inteligente)... geralmente usando protocolo snmp.


    mson77

  6. #6

    Padrão

    voce consegue ver qual switch eles usam ?

  7. #7

    Padrão

    Ola,

    eles usam HUB... encore.
    É um hub bem comum... baratinho.

    Abracos,


    mson77

  8. #8

    Padrão

    nao tem nenhum switch antes desse hub ?

    porque se nao tiver.. ai eu fiquei curioso pra saber

    sei que existe um protocolo, acho que da apple que deve fazer algo parecido... o fedora core 6 vem com um serviço compativel (network manager)...

  9. #9

    Padrão

    É amigo...

    não existe nenhum switch gerenciavel. Naada.
    A rede física é distribuida através hub xing-ling apenas...!
    Nada de extraordionario.

    Não consigo entender como esse linux consegue rotear pra si um gateway qqr que está configurado na maquina cliente da rede.

    Nao entendo muito os protocolos de roteamento da camada IP (BGP/RIP/OSPF)... e estou lendo... porém ainda sem luz no horizonte.

    Abraços,


    mson77

  10. #10

    Padrão

    é tão louco que pode ser verdade..

    será que esses caras não configuraram algo completamente louco e acabou dando certo? rsrsrssr

    você tem como acessar as conf?

  11. #11

    Padrão

    Nao.

    Nao tenho mais acesso ao local.
    Nunca tive acesso nesse linux.

    Pude ter a oportunidade de ser um usuario cliente dessa rede apenas.

    Abraços,


    mson77

  12. #12

    Padrão

    talvez se vc rodar um ethereal lah.. de pra descobrir qual tipo de pacote ele envia para negociar isso ai..

    se tiver oportunidade.. roda o ethereal lah ..grava o log e manda pra gente..

  13. #13

    Padrão

    é amigo...

    eu nao tenho mais acesso a esse local...

    e uma vez... ano 2000... eu vi uma empresa de Israel demonstrar um servidor de acesso que tb fazia a mesma coisa... independente da config existente na placa de rede.

    Abraços,


    mson77

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mson77 Ver Post
    Pessoal,

    Outro dia ingressei numa rede interna com meu laptop, e o meu laptop estava com IP/mascara/gateway/dns fixos... e diferentes daqueles distribuidos pelo servidor dhcpd dessa rede.

    Meu conceito basico sobre redes diz que eu DEVERIA estar com IP/mascara/gateway/dns na mesma rede lógica... porém eu NÃO estava e consegui acessar internet SEM ALTERAR nada no meu laptop.

    Depois eu deixei tudo automatico e ganhei as configuracoes de rede do servidor dhcpd desse linux... e obviamente naveguei na internet com sucesso.

    AI eu voltei com IP/mascara/gateway/dns QUALQUER... diferente daquele servido pelo dhcpd... e pasmem: ACESSOU INTERNET corretamente... com configuração de rede maluca que eu coloquei.

    Pergunta/Duvida:
    Alguem tem alguma dica de como fazer isso no linux?
    Tentei iproute2 ==> {ip route add nat... mas nao existe suporte no kernel 2.6}
    Estou tentando Zebra/Quagga: BGP/RIP/OSPF (ipv4).... mas estou apanhando e sem visão se isso realmente vai me prover solução que desejo implementar.

    QUALQUER ajuda/dica/luz... é muito bem-vinda...

    Obrigado,


    mson77
    cara isso é muito simples chama se nat one to one e está disponível no mikrotik trabalhando como hotspot. Uso em minha rede.

  15. #15

    Padrão

    Ola JHONNE...

    Obrigado pela informação.
    Vi que o "mikrotik"... com a solução RouterOS 2.9... é uma solução paga.

    Diante do RouterOS... vejo que o mikrotik possui o MNDP (mikrotik neighbor discovery protocol)... solução proprietária e acredito que esse MNDP permita implementar a solução "zeroconf"... tão desejada (Zero Configuration Networking (Zeroconf)).

    Abraços,

    mson77
    Última edição por mson77; 08-07-2007 às 12:57.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    cara isso é muito simples chama se nat one to one e está disponível no mikrotik trabalhando como hotspot. Uso em minha rede.

    isso não é nat one-to-one não.. nat one-to-one é quando se tem uma maquina atras de um firewall com ip privado.. e parece q ela tem ip valido (usando redirecionamento SNAT/DNAT)

    aqui tem mais informacoes : One-to-one NAT


    esse zero conf eh o protocolo da apple que eu disse... vou procurar saber como funciona

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    isso não é nat one-to-one não.. nat one-to-one é quando se tem uma maquina atras de um firewall com ip privado.. e parece q ela tem ip valido (usando redirecionamento SNAT/DNAT)

    aqui tem mais informacoes : One-to-one NAT


    esse zero conf eh o protocolo da apple que eu disse... vou procurar saber como funciona
    bem, posso ter me enganado quanto ao nome, ainda não vi direito, sei que uso aki e funciona perfeitamente em toda minha rede, quem se conecta nela navega com qualquer ip

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    bem, posso ter me enganado quanto ao nome, ainda não vi direito, sei que uso aki e funciona perfeitamente em toda minha rede, quem se conecta nela navega com qualquer ip
    Sem informação não há opinião então fui me informar direito e...

    Traduzir um endereço ip em outro endereço ip quer dizer UM para UM do inglês one-to-one, assim quando se faz destination nat vc está traduzindo de um-para-um. Também é a mesma forma que o mikrotik usa para tranduzir qualquer ip ou enderço do cliente no endereço válido da rede usando o hotspot com um pool de endereço configurado, portanto, Nat one to one.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         screenmk.jpg
Visualizações:	107
Tamanho: 	226,1 KB
ID:      	942  

  19. #19

    Padrão

    Bem... vejo que temos uma confusão em termos de nomenclatura/conceito/implementação.
    Entendo que a terminologia "One-to-one NAT"... como diz o alexandrecorrea no link postado (shorewall) refere-se a NAT de uma subrede para uma OUTRA subrede com NAT 1:1... ou seja IP 10.1.1.10 ==> 192.168.12.10; 10.1.1.11 ==> 192.168.12.11; e assim sucessivamente.
    A feature mais importante do mikrotik é a implementação proprietária do protocolo de descobrir vizinhanças (MNDP)... talvez uma solução alternativa da Cisco (CDP).

    Bem... independente de qqr nomenclatura/conceito/implementação... a solução mikrotik cuja imagem foi postada pelo JHONNY é a solução desejada. Os 2 pontos inconvenientes associados ao mikrotik routerOS são: rodar em M$ e ser paga. Eu procuro uma solução linux/free.


    Abraços,


    mson77

    PS1: Zeroconf mencionado... me parece ser um software que vc instala no seu laptop... e esse sw gera um IP p o seu laptop e acha todos os demais serviços disponiveis nessa rede que vc acabou de ingressar. Portanto nao é a solução/caminho desejado.

    PS2: Vejo ainda que o problema maior não é o IP da maquina cliente. Eu entendo que o problema está no gateway... pois eu preciso "ser" esse gateway para lidar com as conexoes geradas... uma espécie de capturador de gateways.
    Última edição por mson77; 09-07-2007 às 03:09.

  20. #20

    Padrão

    Ola JHONNE...

    Eu montei um roteador com MikroTik.
    Vc pode exportar as suas configurações e anexar nesse forum... para eu baixar e importar para o meu MikroTik? Tenho ver 2.9.6 rodando aqui... porém o meu ainda não faz roteamento universal... conforme imagem do seu WinBox.

    Abraços,


    mson77