Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mson77 Ver Post
    Ola JHONNE...

    Eu montei um roteador com MikroTik.
    Vc pode exportar as suas configurações e anexar nesse forum... para eu baixar e importar para o meu MikroTik? Tenho ver 2.9.6 rodando aqui... porém o meu ainda não faz roteamento universal... conforme imagem do seu WinBox.

    Abraços,


    mson77
    Bem esse não é o radio que vc viu, mas ta configurado do mesmo jeito, entaum segue o arquivo de backup

  2. #22

    Padrão

    Hummmm...

    Onde está esse anexo...???
    Não estou achando...

    JHONNE... vc colocou mesmo o anexo?

    ========================
    Bem... mas fuçando aqui e ali... consegui fazer funcionar o tal do NAT one-to-one... conforme explica o manual disponivel no WinBOX ==> HotSPot Interface Setup.


    mson77
    Última edição por mson77; 11-07-2007 às 01:53.

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mson77 Ver Post
    Hummmm...

    Onde está esse anexo...???
    Não estou achando...

    JHONNE... vc colocou mesmo o anexo?

    ========================
    Bem... mas fuçando aqui e ali... consegui fazer funcionar o tal do NAT one-to-one... conforme explica o manual disponivel no WinBOX ==> HotSPot Interface Setup.


    mson77
    cara desculpe o anexo não foi, mas enviei pro seu email, ok?

  4. #24

    Padrão

    Olá...

    configurar o MikroTik para fazer NAT 1:1 é simples demais.
    Considerei o seguinte ambiente:

    internet <---> eth0 [mikrotik] eth1 <----hub da rede interna---> PCs/PCs/PCs...

    a) Instalo mikrotik na maquina tipo Pentium-0 com 64MB e 02 placas de rede conforme acima;
    b) faço toda configuração a partir do WinBox, instalada num WinXP... e ao abrir o WinBOX... ao lado do botão Connect... existe o botão [...] que acha linux MikroTik e se conecta;
    c) uma vez conectado... fui no IP->Hotspot e cliquei no botao Setup;
    Isso faz configurar uma eth (eth1 no meu caso), servidor dhcp, regra NAT para o firewall.
    d) agora resta APENAS configurar eth0 indo em... IP --> Addresses e depois definir o roteamento indo em IP--> Routes;
    PRONTO!
    MikroTik configurado e fazendo o maravilhoso roteamento UNIVERSAL.
    ===================================
    Mas... entao resolveu o meu problema?
    Resp: Não. Não quero usar a solução MikroTik paga.
    Entao observo que o módulo HOTSPOT é quem faz esse milagre de NAT 1:1

    Agora a pergunta é: Como se faz esse NAT 1:1....
    Há um ponto interessante: O MikroTik manipula MAC Address e associa 02 end.IPs para cada MAC Address. Entao, na aba HOST aparece a lista por MAC Address, Address, e ToAddress.
    Dá pra observar tb que essa associação MAC Address com IP se faz atraves de informacoes do ARP... pois se desativar ARP na eth1 (meu caso).... nao há mais roteamento universal.
    Fica dito ainda que MAC Address é visivel apenas no segmento ethernet da eth1 (no meu caso).
    E agora Jose? Qual proximo passo??


    mson77
    Última edição por mson77; 11-07-2007 às 03:40.