+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Balancear Links dividindo por portas DI-LB604

    Estou com o seguinte problemas e se puder colocar o roteador ( Router/Gateway -LINK DI-LB604 ) em vez de um computador seria melhor.

    Ou se com um Pentium II 450 com 128Mb eu conseguiria fazer isso com qualidade, no caso somente o balanceamento de portas entre os links.

    No caso o router ( D-Link ou PC ) faria NAT e balanceando os 2 links jogando trafego 80, 443, 25, 110 em um e o resto no outro.

    Porque quero que o servidor pegue o link ja pronto, no caso o servidor teria duas placa de rede, uma para pegar o link já balanceado e a outra para distribuir com o squid+cbq abilitado para os clientes.

    Vou desenhar mais ou menos como ficaria a ideia.

    link1 -- (80,443,25,110)
    ___________________________ Router ->192.168.10.1-> Servidor (squid+cbq) eth0192.168.10.2 / eth1 192.168.50.1
    link2 -- ( Resto )

    Se conseguir fazer com o roteador da d-link seria maravilha, mas se voceis falarem que com o PC ( Pentium II e placas de redes no caso 3 ) fica bom seria uma alternativa viavel.

    OBS: Um link é ADSL com autenticação pppoe e o outro é FULL ( LP ).
    Última edição por easyBSD; 07-07-2007 às 21:50.

  2. #2

    Padrão

    O proprio servidor pode fazer isso.
    Eu pelo menos faço isso, mas com freebsd...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    O proprio servidor pode fazer isso.
    Eu pelo menos faço isso, mas com freebsd...
    eu tenho o link balanceado, mas estou com problemas em pagians seguras por exemplo a do banco bradesco, ele detecta a troca de ip e nao permite o acesso, alguem ja resolveu esse problema? e o msn que cai bastante tambem

  4. #4

    Question

    Citação Postado originalmente por work Ver Post
    eu tenho o link balanceado, mas estou com problemas em pagians seguras por exemplo a do banco bradesco, ele detecta a troca de ip e nao permite o acesso, alguem ja resolveu esse problema? e o msn que cai bastante tambem
    No caso deve estar fazendo o balanceamento de carga entre os links, teria que fazer o balanceamento filtrando portas que sempre vai usar um ou outro link, ai acaba o problema.

    No caso queria saber se este D-Link faz isso. Sei que é possivel fazer tudo no servidor mais quero que o servidor já receba o link balanceado.

    Da forma como relatei, 80,443,25,110 e um e o resto no outro pra não ter problemas de ficar caindo msn, banco, receita federal e etc.

  5. #5

    Padrão

    vc pode fazer isso com linux, essa maqui que vc citou da conta do recado.

    aqui eu uso slackware pra fazer essa divisão por portas.

    se vc ja tem a maquina é bobeira gastar dinheiro com esse d-link.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    O proprio servidor pode fazer isso.
    Eu pelo menos faço isso, mas com freebsd...
    eu faco o load balance no linux , mas bradesco nao acessa por mudar de ip e o msn caiu muito vc resolveu isso? como ?
    meu msn e [email protected]

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por work Ver Post
    eu faco o load balance no linux , mas bradesco nao acessa por mudar de ip e o msn caiu muito vc resolveu isso? como ?
    meu msn e [email protected]
    No caso um dos links vai usar as portas 80,443,25,110 definidas como fixas. e o outro link usa as outras portas definidas como fixas. Ai teu ip não muda sempre vai ser o mesmo na quelas portas é claro.

  8. #8

    Padrão Load balance, enfim os pequenos poderão crescer

    Primeiro achei muito interessante o tópico , pela abordagem num assunto tão importante para os pequenos provedores, que são obrigados a pagar por um link sincrono de 512kbps R$700,00 mês(Br-telecom, enquanto as operadoras vendem links(clientes) de 8mbs a 199,00mês. Claro que eles deixam um up bem baixo, o que evita um pouco a pirataria de sinal. Agora pra nós, os pequeninos( pelo menos eu) o caminho das pedras ta sendo discutido aki - balancear links.
    Gostaria de que mais moderadores e pessoas experientes, assim como vocês, pudessem realmente entrar nesse assunto com mais profundidade.
    - Essa questão de bancos, msn é super importante, e aborrece o cliente, se não entrarem.
    - Optar pelo Linux ao invés de gastar com balanceadores, outro assunto importante...
    Parabéns pelo tópico. Não deixem ele acabar por aki.

  9. #9

    Padrão

    Se averiguarmos mais de perto isto, veremos que nao é load balance, nao seria exatamente um balanceamento, seria uma policy routing.

    O fato do bradesco talvez nao funcionar até seria simples, jogar a classe do banco por um link só.

    Com FreeBSD pode-se fazer de duas maneiras: IPFW ou PF.

    No Linux, se nao me engano seria um bom uso do iptables e iproute2.

    Nao vou colocar exemplos prontos agora, por um motivo só, vou deixar a turma se quebrar um pouco, aprender as sintaxes, estudar as ferramentas...
    Se depois disso ainda tiverem duvidas, postem no forum...

    Saudações,

  10. #10

    Padrão

    Eu tenho separado por portas, uso slackware. Com mikrotik dá p/ fazer também. Já postei aqui no fórum como faz no mikrotik.

    Para quem quer separar serviços usando linux, vai o link p/ o site do rospyn (aqui do under) que ensina como fazer:

    Rodrigo Ribeiro - V2