+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question 3 provedores na mesma rede

    caros colegas....


    devido a minha cobertura WIRELESS ser de 97% na cidade toda, dois dos meus 3 concorrentes, me procuraram e me fizeram uma proposta bem ousada.....

    vejam so:

    eles querem "alugar" a minha rede wireless..... ou seja... querem usar/compartilhar.... isso tem como????

    basicamente é assim:

    radios -> paines.... ta as minhas SSID.... ate ai tudo bem.... ai os meus clientes e os deles..... passaram a usar a mesma SSID, porem a autenticagem ficara independente.... ou seja, user do provedor1 ira se logar/autenticar no servidor do provedor1 e ira navegar pelo link tambem do provedor1..... deu p/ entenderem???

  2. #2

    Padrão

    Basta usar classes de ip's diferentes. Cada provedor com a sua.

  3. #3

    Padrão

    amigo isso vai depender muito do tipo de autenticaçao q vcs usam e vc deve analizar muito bem essa proposta, pois ela pode te trazer mais problemas doque soluçao, e te digo mais, se esse caras te procuraram é porque eles nao tao aguentando mais a sua concorencia, entao deixa eles se virarem q logo eles abrem as pernas

  4. #4

    Padrão

    ja tive uma proposta parecida aqui no meu provedor.

    sinceramente eu acho furada, pois o cara vai acabar vendendo um serviço "parecido" com o seu sem precisar de investir em infra-estrutura.

    quando esse provedor me procurou a resposta que dei foi a seguinte:
    os clientes conectam na minha rede, usam o meu link.... como se fosse um cliente meu normal, e eu repassaria 20% do valor da mensalidade para o provedor em questão.
    ahhh, o suporte ficaria por conta deles tbm.

    os caras do outro provedor não quiseram fazer assim, isso faz aproximadamente 1 ano. em dezembro do ano passado eles fecharam as portas.

  5. #5

    Padrão

    no meu caso é um pouco diferente.....

    pois vou me tornar socio deles... entao me interessa sim....

    so preciso saber como fazer..... e depois ir comendo a participacao (%) de cada um aos poucos...... ne???

  6. #6

    Padrão

    olha, vendo desta maneira vc pode ser mais ousado!

    você disse que tem 97% de cobertura, ótimo.

    faça um acordo de colocar todos os clientes deles na tua rede, e faça contrato de acesso e ele faz contrato de autenticação... igual as teles fazem

    isso pra vc não correr o risco dos cara crescerem, montar pops próprio e volta os clientes para a mão deles.

    é só estudar como vc amarrar isso em contrato.

  7. #7

    Padrão

    amigo se vai se tornar socio nao vejo o porque de vcs deixarem separados , mas se vc quiser daria sim, mas isso vai depender muito do tipo de autenticaçao q vcs usam

  8. #8

    Padrão

    Mais se tu tem 97% de cobertura, tem a infra estrutura pronta, tem a faca e o queijo na mao, porque dividir com os outros?

    Eu acho que seria uma grande burrada...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Mais se tu tem 97% de cobertura, tem a infra estrutura pronta, tem a faca e o queijo na mao, porque dividir com os outros?

    Eu acho que seria uma grande burrada...
    1) so assim me dorno socio de cada provedor... num vou ter 12,5% , no outro 38% e no outro 26%.....

    2) nao vou ter mais concorrentes.... vou ter parceiros....

    3) iremos brigar c/ as teles sobre o valor dos link´s... iremos negociar junto

    4) iremos diminuir o custo c/ infraestrutura.....

    5) na realidade... no futuro, iremos nos juntar e nos tornar apenas um provedor, isso nao esta acontecendo agora, pq alguns socios nao concoprdam... entao... tem que enfiar devagazinho.....

    6) entre outras coisas

  10. #10

    Padrão

    adoraria se estivesse ocorrendo isso aqui :P

    poder de negociação fica maior... com certeza..

    se voce confia no pessoal do outro provedor.. e voce tem um bom advogado.. faça um contrato bem explicado... para que no futuro.. voce nao pague o pato ....

  11. #11
    fabiano2006
    Visitante

    Padrão

    aconteceu isso comigo aqui,de o cara querer usar a minha rede com os clientes dele , ai o que fiz criei uma classe da rede dele , e blz , mas ai ele teve que ir embora , ai acabei ficando com todos os equipamentos dele e os clientes , tá funcionando até hoje.

  12. #12

    Padrão

    Acho isso um pouco complicado, quando fala em compra é uma coisa mais em sociedade principalmente em provedores não vejo muitos cases de sucesso, mais pode ser uma, em termos de rede isso é bem simples pelo fato de cada um rodar em um gateway destindo são como vlans dentro dos radios, todas as redes vão trafegar sem problemas mais vai mudar o destino das requisições no inicio do backbone de cada um, hoje conseguir contruir uma rede num raio de 60km com um otima cobertura, ficaria facil para os outros eu passar um serviço dessas neh? sem gasto algum, sem dor de cabeça com os quipamentos, acho as %%% muito pequena para usar suas rede nos outros provedores.

  13. #13

    Padrão

    lembrese que os clientes vao consumir seu link de radio, podera sobrar banda de internet mas faltar banda nos radios,

  14. #14

    Padrão

    Tai algo que nao foi falado até agora, a taxa de transferencia dos radios.... a topologia de tres servidores da certo, mais vc tem que ver c a quantidade de clientes nao vai saturar os radios, pois nao adiante vc dobrar o seu numero de clientes, e quadriplicar o numero de insatisfeitos.

  15. #15

    Padrão Cuidado

    Bom amigo acresdito eu que, você deve procurar sim um bom advogado, por questao juridicas pois ja passei por caso parecido..

  16. #16

    Padrão Possivel...

    Claro que eh possivel...assim como vc faz um load balance...vc redireciona determinados ips pro link dos concorrentes...a autenticacao tb pode ser feita no servidor deles...por radius por exemplo...vai depender da sua infraestrutura...
    se vc usa Mikrotik com placas com chipset Atheros...vc pode ate mesmo criar ap's virtuais para seus "concorrentes"...apesar de não ver com bons olhos isso...

  17. #17

    Padrão

    cara pensa bem antes de fazer isso, se for melhor pra vc faça mas caso contrario não entre nessa acho besteira esse negocio de sociedade so vai te dar dor de cabeça caso uns dos socios nao aceite alguma opnião sua para melhoria ou não queira investir para a melhoria do serviço, pensa bem rapaz