+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile MK em Hotel com 520 Clientes

    Deus abençoe a todos por aki...

    Seguinte sou novo no ramo do MK mas o pouco que mexi com ele achei ele fantástico...
    Vou passar as configurações do que tenho e estou precisando de umas orientações que são as seguinte:

    Configurações:
    - Hotel Resort com 520 apartamentos todos os apartamentos cabeados, cada apartamento tem 1 ponto de rede.
    - 2 Linhas ADSL de 2mb cada uma
    - Servidor MK - P4 2.0 - 512mb - 40Gb Hd
    1 placa de rede onboard e outra offboard
    - 2 modens D-link 500B

    Agora minhas dúvidas são as seguintes:

    1)- 2 Linhas ADSL de 2 megas para uma média de 250 acessos por dia (quase nunca chega a mais de 350 clientes conectados de uma vez) são suficientes? ou vou precisar de IP dedicado?

    2)- No servidor Mk tenho que colocar 2 placas de rede pra entrar os 2 links do modem e seriam 3 placas para saida de rede local também? ja que uma faixa de ip vai ate 255 ip's?

    3)- As 2 placas de rede que entram as conexões dos modems - modem 1 - 192.168.1.0 e modem 2 192.168.2.0 essa seria a configuração correta?

    4)- Poderia deixar os modens nesse caso como Router ou Bridge?

    5)- Colocaria 3 placas de rede pra sair 3 faixas de IP - Placa 01-10.0.1.0 (cliente), Placa 02 - 10.0.2.0 (cliente) e Placa 03 - 10.0.3.0 (rede empresa), pois cada uma vai até 255? e me daria 510 ip's clientes e 255 ip's empresa.

    6)- Como são 2 placas de entrada e 2 placas de rede de saida o MK faz o reteamento dos ip sozinho. deixa explicar melhor alguns clientes vão receber ip nº 10.0.1.100 e outros clientes vão receber IP nº 10.0.2.65 o MK vai fazer o roteamento das placas que chegam internet independente dela está conectada ou não? tipo, se um modem cair o outro segura? independente se ficar mais lento.

    7)- Controle de banda de 150k fica bom para os clientes navagarem?

    8)- A configuração do MK ideal pra eu configurar, já que vai ser tarifada a internet para os clientes. pensei nas seguintes:
    configuração HotSpot com DHCP, e controle de banda de 150k, não quero que o cliente configurem nada na sua maquina.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nilsonalvernaz Ver Post
    Deus abençoe a todos por aki...

    Seguinte sou novo no ramo do MK mas o pouco que mexi com ele achei ele fantástico...
    Vou passar as configurações do que tenho e estou precisando de umas orientações que são as seguinte:

    Configurações:
    - Hotel Resort com 520 apartamentos todos os apartamentos cabeados, cada apartamento tem 1 ponto de rede.
    - 2 Linhas ADSL de 2mb cada uma
    - Servidor MK - P4 2.0 - 512mb - 40Gb Hd
    1 placa de rede onboard e outra offboard
    - 2 modens D-link 500B

    Agora minhas dúvidas são as seguintes:

    1)- 2 Linhas ADSL de 2 megas para uma média de 250 acessos por dia (quase nunca chega a mais de 350 clientes conectados de uma vez) são suficientes? ou vou precisar de IP dedicado?

    2)- No servidor Mk tenho que colocar 2 placas de rede pra entrar os 2 links do modem e seriam 3 placas para saida de rede local também? ja que uma faixa de ip vai ate 255 ip's?

    3)- As 2 placas de rede que entram as conexões dos modems - modem 1 - 192.168.1.0 e modem 2 192.168.2.0 essa seria a configuração correta?

    4)- Poderia deixar os modens nesse caso como Router ou Bridge?

    5)- Colocaria 3 placas de rede pra sair 3 faixas de IP - Placa 01-10.0.1.0 (cliente), Placa 02 - 10.0.2.0 (cliente) e Placa 03 - 10.0.3.0 (rede empresa), pois cada uma vai até 255? e me daria 510 ip's clientes e 255 ip's empresa.

    6)- Como são 2 placas de entrada e 2 placas de rede de saida o MK faz o reteamento dos ip sozinho. deixa explicar melhor alguns clientes vão receber ip nº 10.0.1.100 e outros clientes vão receber IP nº 10.0.2.65 o MK vai fazer o roteamento das placas que chegam internet independente dela está conectada ou não? tipo, se um modem cair o outro segura? independente se ficar mais lento.

    7)- Controle de banda de 150k fica bom para os clientes navagarem?

    8)- A configuração do MK ideal pra eu configurar, já que vai ser tarifada a internet para os clientes. pensei nas seguintes:
    configuração HotSpot com DHCP, e controle de banda de 150k, não quero que o cliente configurem nada na sua maquina.
    Amigo, uma coisa é certa, 2 links de 2 mb adsl para mais de 500 clientes é muito pouco, 1 mb adsl no maximo 40 a 50 clientes isso se ñ tiver p2p, aconselho dedicado...

  3. #3
    fabiano2006
    Visitante

    Padrão

    amigo acho que vc vai precisar mesmo do link , bem melhor e outra de qual empresa é esse seu adsl que vc falow que é de dois megas , então vc nao precisar usar esse tanto de placa nao rsrs , com duas placas , já da para fazer , ok qualquer coisa estamos ai .

  4. #4

    Padrão Sobre Clientes

    Cara, 500 clientes é um bocado, mas como não estão todos ao mesmo tempo, e se a sua conexão estiver com uma boa qualidade, eu limitaria bastante o p2p, Com isso você já estaria eliminando um grande problema da sua rede, e grande consumidor de banda também.
    Eu acredito que com um shape bem feito, 4 MB para 250 - 350 clientes que, como você disse costuman utilizar de forma concomitante seja o suficiente.


    Uma pergunta, a rede do hotel usa a mesma estrutura? Como está a qualidade da navegação?

  5. #5

    Smile Ufaaa

    conforme perguntou o fabiano2006 a ADSL hj é da Link Express mas estou querendo trocar pra GVT ou BrTelecom o que aconselha. outra como faço pra não usar todas essas placas??

    o lucianosds perguntou como está a rede do hotel... Bom a rede do hotel hj está funcionando tranquilo com conexão de 100mb, a internet lá é que está lenta em certos horários, e as vezes praticamente para tendo que desligar e religar os Modens ai volta tudo ao normal, e a internet é direto na rede sem nada pra gerenciar... pergunta vc tem alguma tuto pra coonfigurar p2p?

    Se possível queria que me respondesse cada pergunta que fiz...

    Valeu galera...

  6. #6

    Padrão

    quanto a colocar um link de dicado, eu discordo dos amigos acima. Ele não vai ter diferença significativa trocando um link adsl de 1mb por um dedicado de 1mb. E se for para ADICIONAR um link dedicado aos 2 dsl existentes, melhor colocar um terceiro dsl. Só recomendo dedicado pra quem quer estar legalizado.

    E quanto às placas ethernet, aqui, certa ocasião, eu liguei o modem dsl, e o cabo que vai pro hub que se liga aos clientes, em um segundo hub, e desse hub liguei a uma placa de rede no mkt. e funcionou perfeito, talvez vc apenas tenha que mudar algumas configs no mkt. eu nem tive que mudar nada, ele funcionou automaticamente. Só acho que os modems têm que ficar em ethernets separadas, pois o discador do mkt vai ficar tentando ligar pelo mesmo modem, talvez. A não ser que vc roteie os modems, mas aí já demandaria mais configs, o que não é minha especialidade.

    abraço

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nilsonalvernaz Ver Post
    2)- No servidor Mk tenho que colocar 2 placas de rede pra entrar os 2 links do modem e seriam 3 placas para saida de rede local também? ja que uma faixa de ip vai ate 255 ip's?
    3)- As 2 placas de rede que entram as conexões dos modems - modem 1 - 192.168.1.0 e modem 2 192.168.2.0 essa seria a configuração correta?
    4)- Poderia deixar os modens nesse caso como Router ou Bridge?
    Uso com duas placas, uma para 2 adsl (num pequeno switch), outra na minha rede num outro switch.

    Meus modems estão na 10.0.1.1 e 10.0.1.2 na interface public do MK em 10.0.1.10.

    As estação estão nos Ips 10.0.0.0/24 na interface local do Mk em 10.0.0.2.

    Mas posso colocar outras redes penduradas na mesma interface, O MK permite.

    Ambos os modems estão em router, mas o Mk também os usa em modo bridge e faz a autenticação em separado, mas nunca tentei. Talvez em bridge tenha que te-lo em duas placas de rede...

    Citação Postado originalmente por nilsonalvernaz Ver Post
    5)- Colocaria 3 placas de rede pra sair 3 faixas de IP - Placa 01-10.0.1.0 (cliente), Placa 02 - 10.0.2.0 (cliente) e Placa 03 - 10.0.3.0 (rede empresa), pois cada uma vai até 255? e me daria 510 ip's clientes e 255 ip's empresa.
    Nao precisa, se as demais redes estiverem na mesma estrutura fisica, mesmo switch, basta configura-las em separado no MK, mas usando a mesma interface de saída.

    Citação Postado originalmente por nilsonalvernaz Ver Post
    7)- Controle de banda de 150k fica bom para os clientes navagarem?
    Uso isso aqui na Lan House e fica bom. Tenho um adsl de 1 Mega e são poucas maquinas, 5.

  8. #8

    Thumbs up Custo X Benefício

    Com relação a instalar um link dedicado, eu acredito que você tenha que fazer uma analise do custo beneficio, porque se você for colocar três adsl a um preço X, quanto isso ficaria se contrata-se um link dedicado, já procurou um consultor para verificar os pacotes existentes??? Ah outra coisa, lembre-se que quando se contrata um link assina-se um contrato que gera multa caso seja reincidido, dependendo da sua situação contratual com o hotel isso pode ser arriscado, ou não....

  9. #9

    Padrão

    Vou dar minha opinião:

    Considerando 500 pontos significa que tem "bala" para investir um pouco mais na rede, sendo assim eu deixaria a estrutura da seguinte forma:

    4 adsl =aumentaria 2 mensalidades
    Roteador 4 wans (planet ou taitell) = entre 1000,00 e 1500,00
    Servidor com processador 2.0 para cima, 2gb RAM e HD 120gb = 1200,00
    Instalaria um Myauth, com o cache bem configurado. = 600,00

    Não seria um investimento tão alto e sua rede vai ficar com uma ótima qualidade

  10. #10

    Smile legal

    Galera agradeço a todos pela ajuda,
    agora preciso saber como configuro o MK para sair 2 faixas de IP diferentes com somente um placa de rede?

  11. #11

    Padrão Criar IP Secundário

    É fácil! se estiver com o terminal aberto é:
    Código :
    ip address
    add address=192.168.10.1/24 interface=ether1 disable=no
    Se estiver no winbox, é só procurar IP ADDRESS e clicar no sinal de mais. Ali vc só precisa definir o ip e a interface. Broadcast e Network ele define sozinho.

    Sobre o p2p você precisa usar o mangle e as queues. É bem fácil de fazer e na documentação do mikrotik e no wiki tem exemplos de como fazer.

  12. #12

    Smile vamos lá

    lucianosds entendi o que vc disse mas n está funcionando... vou te falar como fiz:

    criei o MK e ele está funcionando direitinho... como hotspot coloquei restrição p2p, limite de banda tudo ok...

    o modem está entrando na ether1 (internet) e saio a ethr2 (rede) com os ip's 10.0.0.1 até 10.0.0.254 agora quero acrescentar outra faixa de ip 11.0.0.1 até 11.0.0.254 como faço? não achei nada no forum... pode ser via console ou winbox

  13. #13

    Padrão

    Nilson, se quiser me add no MSN pega ai: [email protected].

    A regra que você quer é assim:

    Código :
    ip address add address=11.0.0.1/24 interface=ether2 comment="" disabled=no
    Você utilizá-la via terminal ou sessão remota (ssh).

    Uma função que o Mikrotik tem que é bem legal é a de se configurar um hotspot WiFi, que funciona independente da configuração de IP do clientes. Para quem tem o MAC cadastrado, vc não precisa nem se logar, e para quem quer acesso, é só cadastrar um usuário para autenticar que ele libera a internet. É ótimo para pessoal que leval um notebook que tem uma configuração de IP já definida e não querem ou não sabem ficar alterando.
    Última edição por lucianosds; 12-07-2007 às 11:53.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nilsonalvernaz Ver Post
    Deus abençoe a todos por aki...

    Seguinte sou novo no ramo do MK mas o pouco que mexi com ele achei ele fantástico...
    Vou passar as configurações do que tenho e estou precisando de umas orientações que são as seguinte:

    Configurações:
    - Hotel Resort com 520 apartamentos todos os apartamentos cabeados, cada apartamento tem 1 ponto de rede.
    - 2 Linhas ADSL de 2mb cada uma
    - Servidor MK - P4 2.0 - 512mb - 40Gb Hd
    1 placa de rede onboard e outra offboard
    - 2 modens D-link 500B

    Agora minhas dúvidas são as seguintes:

    1)- 2 Linhas ADSL de 2 megas para uma média de 250 acessos por dia (quase nunca chega a mais de 350 clientes conectados de uma vez) são suficientes? ou vou precisar de IP dedicado?

    2)- No servidor Mk tenho que colocar 2 placas de rede pra entrar os 2 links do modem e seriam 3 placas para saida de rede local também? ja que uma faixa de ip vai ate 255 ip's?

    3)- As 2 placas de rede que entram as conexões dos modems - modem 1 - 192.168.1.0 e modem 2 192.168.2.0 essa seria a configuração correta?

    4)- Poderia deixar os modens nesse caso como Router ou Bridge?

    5)- Colocaria 3 placas de rede pra sair 3 faixas de IP - Placa 01-10.0.1.0 (cliente), Placa 02 - 10.0.2.0 (cliente) e Placa 03 - 10.0.3.0 (rede empresa), pois cada uma vai até 255? e me daria 510 ip's clientes e 255 ip's empresa.

    6)- Como são 2 placas de entrada e 2 placas de rede de saida o MK faz o reteamento dos ip sozinho. deixa explicar melhor alguns clientes vão receber ip nº 10.0.1.100 e outros clientes vão receber IP nº 10.0.2.65 o MK vai fazer o roteamento das placas que chegam internet independente dela está conectada ou não? tipo, se um modem cair o outro segura? independente se ficar mais lento.

    7)- Controle de banda de 150k fica bom para os clientes navagarem?

    8)- A configuração do MK ideal pra eu configurar, já que vai ser tarifada a internet para os clientes. pensei nas seguintes:
    configuração HotSpot com DHCP, e controle de banda de 150k, não quero que o cliente configurem nada na sua maquina.

    Bom, ao invés de contratar um link dedicado que é uma fortuna, faça o seguinte, contrate mais 2 links de 2MB e junto tudo em um unico mikrotik, dessa forma voce conseguirá atender os 350 clientes simultaneos sem problemas, caso deseje eu tenho aqui um rádio da routerboard, com sistema mikrotik level 4 instalado, e 5 portas lans, te passo ele ja configurado para aceitar as 4 adsl e sair tudo em uma unica lan pelo valor de R$ 700,00.


    me adiciona no msn para eu te explicar melhor,


    [email protected]

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por klemensonleal Ver Post
    Bom, ao invés de contratar um link dedicado que é uma fortuna, faça o seguinte, contrate mais 2 links de 2MB e junto tudo em um unico mikrotik, dessa forma voce conseguirá atender os 350 clientes simultaneos sem problemas, caso deseje eu tenho aqui um rádio da routerboard, com sistema mikrotik level 4 instalado, e 5 portas lans, te passo ele ja configurado para aceitar as 4 adsl e sair tudo em uma unica lan pelo valor de R$ 700,00.


    me adiciona no msn para eu te explicar melhor,


    [email protected]

    Senhores, vendas ficam no CLASSIFICADOS, por favor.

  16. #16

    Smile é nada heim

    clemersonleal valeu pela oferta, mas não quero comprar nada quero aprender... tenho muitos anos de informatica nas costas... aprendi informatica fuçando e sou programador autodidata (C, Delphi, VB, Asp, Php, MSSql, MySql)eu quero é aprender e não pagar... já estou configurando MK no console q é mais rala mas dá pra aprender muuito... e olha que n tem nem 1 mês que começei a mexer... a galera aqui ajuda muuuuiiiiito... rsrsrsrsrs, mas valeu pela oferta...

  17. #17

    Padrão Klemensonleal

    Cuidado, no hagan ninguna clase de negocio con el señor Klemenson Leal, le compre dos licencias y solo me envio una, esto hace más de un mes, no me contesta los mensajes ni el MSN, ..
    Saludos.... :: Redir ::