+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Quais canais usar em 4 setoriais?

    Olá Galera... seguinte...
    Montei um MKT com 4 setoriais hyperlink 17dBi e gostaria de saber de vocês quais canais devo usar para cada interface... li aqui mesmo no forum que os canais 1, 6 e 11 seriam os ideais para serem usados já que não interferem um no outro... então, qual canal devo usar para a 4ª wlan?
    Obrigado...

  2. #2

    Padrão oi amigo

    amigo,, ainda nao uso setoriais,,


    mass,, eu axo q,

    canal 1, 4, 7, 11 rolava com pouca interferencia,,

    me corijam se eu estiver errado!
    oq a galera do forum axa?

    vlw

  3. #3

    Padrão

    Como não ah muita potencia, creio que 1 - 3 - 5 - 7 vc não terá problemas. além do mais este sistema é preciso e vc não terá muito hamonicos e espurios!

  4. #4

    Padrão

    Ola Colegas,

    Sugiro que sempre se faça um estudo antes de comprarmos os equipamentos, para obtermos o melhor rendimento pelo menor custo, e tentar evitar problemas futuros.

    Veja que usando 4 canais em um único local, tu estarás correndo o risco de haver batimento ou interferência de canais entre si, alem de que neste local pode existir, ou vir a ser instalado outro rádio com maior potencia em um destes canais, o que seria um desastre para ambos

    Se não há a possibilidade de usar antena onidirecional, antes de colocar quatro antenas setoriais de 90 graus, colocaríamos tres antenas setoriais de 120 graus, estaríamos economizando R$ e ainda obtendo menor risco de batimentos ou interferências.

    Neste caso que já houve a compra dos equipamentos, eu sugiro que primeiro verifique se neste local já existe rádio nesta freqüência e em que canal esta operando, para depois escolher os canais para estas quatro antenas, e sempre que possível, mantenha uma distancia de no mínimo três canais um do outro.

    Dependendo da potencia dos teus rádios, poderias usar dois rádios com um divisor de potencia em cada, usando dois grupos de duas setorias, assim usarias sòmente dois canais para as quatro antenas.

    Como disse antes, é só uma questão de estudo de viabilidade, onde seria analizado o que já existe no local, a distancia que queremos atingir,o cliente mais próximo e o mais longe(para definirmos o angulo de irradiação da antena no plano vertical),etc..


    Boa sorte,

    Abraços,

    casilhos

  5. #5

    Padrão

    Se a antena tiver boa rejeição a sinais vindo de traz, pode-se instalar da seguinte forma: canal 1-6-11-6 ou 1-6-1-6. Dessa forma as antenas que estarão de costas uma pra outra vão irradiar a mesma frequencia mas não vão criar interferencia entre si.

  6. #6

    Padrão Canais para setoriais

    Citação Postado originalmente por castilhos Ver Post
    Ola Colegas,

    Sugiro que sempre se faça um estudo antes de comprarmos os equipamentos, para obtermos o melhor rendimento pelo menor custo, e tentar evitar problemas futuros.
    É exatamente desta forma que procuro trabalhar, apesar da modesta experiência nesta área... procurei dimensionar antecipadamente minha rede e comprei equipamentos de primeira para evitar problemas futuros...

    Veja que usando 4 canais em um único local, tu estarás correndo o risco de haver batimento ou interferência de canais entre si, alem de que neste local pode existir, ou vir a ser instalado outro rádio com maior potencia em um destes canais, o que seria um desastre para ambos

    Se não há a possibilidade de usar antena onidirecional, antes de colocar quatro antenas setoriais de 90 graus, colocaríamos tres antenas setoriais de 120 graus, estaríamos economizando R$ e ainda obtendo menor risco de batimentos ou interferências.
    Pelo que sei, antenas ominidirecionais geram muito ruído, e, além do mais, usando antenas ominidirecionais eu estaria concentrando todos meus clientes numa só interface, o que geraria sobrecarga nesta interface... por isso a divisão em 4 setores de 90º, para prestar um serviço de melhor qualidade, já que estaria balanceando os clientes em 4 interfaces diferentes...
    Comprei as de 90º porque são homologadas, já as de 120º não o são...

    Neste caso que já houve a compra dos equipamentos, eu sugiro que primeiro verifique se neste local já existe rádio nesta freqüência e em que canal esta operando, para depois escolher os canais para estas quatro antenas, e sempre que possível, mantenha uma distancia de no mínimo três canais um do outro.

    Dependendo da potencia dos teus rádios, poderias usar dois rádios com um divisor de potencia em cada, usando dois grupos de duas setorias, assim usarias sòmente dois canais para as quatro antenas.
    Não vou utilizar "rádios"... como disse na abertura do tópico, montei um servidor MikroTik... vou utilizar 4 cartões Senao NL-2511CD PLUS EXT2 200mW - que também são homologados - um em cada painel setorial 90º

    Como disse antes, é só uma questão de estudo de viabilidade, onde seria analizado o que já existe no local, a distancia que queremos atingir,o cliente mais próximo e o mais longe(para definirmos o angulo de irradiação da antena no plano vertical),etc..


    Boa sorte,

    Abraços,

    casilhos
    Quanto aos canais... ontem tirei um tempo, andei lendo o fórum e achei um post do sergio, onde ele diz que utiliza dois canais apenas, um canal para cada par de antenas que estejam em posições opostas, ou seja, de costas uma para a outra...
    Vou fazer desta forma também...
    Como essas antenas têm uma boa relação frente/costas, acredito que a interferência gerada no outro canal será irrelevante... ainda mais que vou utilizar dois canais bem distantes: 1 e 11
    Se eu estiver errado, por favor, me corrijam...

    No mais agradeço a todos que participaram,

    Obrigado

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Quanto aos canais... ontem tirei um tempo, andei lendo o fórum e achei um post do sergio, onde ele diz que utiliza dois canais apenas, um canal para cada par de antenas que estejam em posições opostas, ou seja, de costas uma para a outra...
    Vou fazer desta forma também...
    Como essas antenas têm uma boa relação frente/costas, acredito que a interferência gerada no outro canal será irrelevante... ainda mais que vou utilizar dois canais bem distantes: 1 e 11
    Se eu estiver errado, por favor, me corrijam...

    No mais agradeço a todos que participaram,

    Obrigado
    É isso aí. Pode fazer desta forma que vai ficar bom.

  8. #8

    Padrão

    eu tenho um lado da cidade que enxergo ele todo de qq altura da antena, entao esa antena coloquei ela o mais baixa possivel, ja que a atenuacao e maior no sentido vertical do afastamento entre as antenas , usei o mesmo canal que na antena da ponta da torre, o sinal que uma ve da outra e -93 , ficaram quase 4 metros uma da outra

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por castilhos Ver Post
    Ola Colegas,

    Sugiro que sempre se faça um estudo antes de comprarmos os equipamentos, para obtermos o melhor rendimento pelo menor custo, e tentar evitar problemas futuros.

    Veja que usando 4 canais em um único local, tu estarás correndo o risco de haver batimento ou interferência de canais entre si, alem de que neste local pode existir, ou vir a ser instalado outro rádio com maior potencia em um destes canais, o que seria um desastre para ambos

    Se não há a possibilidade de usar antena onidirecional, antes de colocar quatro antenas setoriais de 90 graus, colocaríamos tres antenas setoriais de 120 graus, estaríamos economizando R$ e ainda obtendo menor risco de batimentos ou interferências.

    Neste caso que já houve a compra dos equipamentos, eu sugiro que primeiro verifique se neste local já existe rádio nesta freqüência e em que canal esta operando, para depois escolher os canais para estas quatro antenas, e sempre que possível, mantenha uma distancia de no mínimo três canais um do outro.

    Dependendo da potencia dos teus rádios, poderias usar dois rádios com um divisor de potencia em cada, usando dois grupos de duas setorias, assim usarias sòmente dois canais para as quatro antenas.

    Como disse antes, é só uma questão de estudo de viabilidade, onde seria analizado o que já existe no local, a distancia que queremos atingir,o cliente mais próximo e o mais longe(para definirmos o angulo de irradiação da antena no plano vertical),etc..


    Boa sorte,

    Abraços,

    casilhos
    Ola Sr. Casilhos,
    Eu tambem 4 paineis setoriais hyperlink de 17 dbi e nao tenho problemas com interferencia mas gostaria de saber os o anglo de inclinação dos paineis. minha torre tem 24 metros de altura e os paineis estao 1m de distancia um do outro, meu cliente mais proximo fica a 300 metros e o mais longe fica a 5 kilometros o revelo na minha cidade é plano diante desta cituação qual o grau de inclinação que devo colocar nos paineis???

  10. #10

    Padrão canais

    nesse caso eu colocaria canais repetidos de par em par e faria um teste
    tipo assim
    /\
    11
    <1- - 1>
    11
    \/

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por parreira13 Ver Post
    nesse caso eu colocaria canais repetidos de par em par e faria um teste
    tipo assim
    /\
    11
    <1- - 1>
    11
    \/
    É justamente assim que vou fazer....

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hideout Ver Post
    Ola Sr. Casilhos,
    Eu tambem 4 paineis setoriais hyperlink de 17 dbi e nao tenho problemas com interferencia mas gostaria de saber os o anglo de inclinação dos paineis. minha torre tem 24 metros de altura e os paineis estao 1m de distancia um do outro, meu cliente mais proximo fica a 300 metros e o mais longe fica a 5 kilometros o revelo na minha cidade é plano diante desta cituação qual o grau de inclinação que devo colocar nos paineis???
    Olá amigo... use esta planilha e calcule o que você precisa...
    Flw...
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  13. #13

    Padrão

    Olha na realidade o sinal 2.4 tem uma variação de 3 canais para mais e 3 para menos então você deve antes de tudo usar sempres os canais tidos como puros 1 e 11 estes canais so tem variação ou para menos ou mais sendo 1 para mais (até 3) e 11 para menos (até 8) os demais vc deve calcular, uma sugestão como falou nosso amigo AriDiretoTelecom se vc usar paineis com uma boa boa relação frente/costa vc não tera quase nehum ruido ou ele ficara na media da escala que é entre -100 e -110, outra coisa é OTIMO vc usar quatro setores alem de vc ter redundancia e escalabilidade vc pode ter maior ganho com clientes, a seu projeto esta correto sim com quatro antenas de potencias iguais vc tera maior cobertira e garantira sinal para todos os clientes se não foce assim as torres de celular não terião varios paineis e outra preço esta ligado direto com qualidade, quantas pessoas neste forum tenta economizar e da errado tendo que gastar o dobro o negocio e planejar e nisso meu amigo vc esta correto manda ver ...

  14. #14

    Exclamation

    Olha para trazer mais luz a discução da uma lida neste texto tirado de uma reportagem do morimotto :

    "A lista dos canais disponíveis varia de acordo com a configuração de país no ponto de acesso. Em teoria podem ser usados 17 canais, de 0 a 16. Porém apenas 14 deles, de 1 a 14 são licenciados pelo FCC e a lista diminui mais um pouco de acordo com o País escolhido. Nos EUA é permitido o uso dos canais 1 a 11, na Europa de 1 a 13 e no Japão de 1 a 14. Enquanto escrevo ainda não existe legislação sobre isso no Brasil, mas é provável que seja seguido o padrão dos EUA.

    Usar canais diferentes é uma forma de minimizar interferências caso você esteja colocando vários pontos de acesso dentro da mesma área, ou perceba que existem pontos de acesso de vizinhos, muito próximos do seu.

    Existe uma diferença de freqüência de apenas 5 MHz entre cada canal, porém o sinal das placas 802.11b ocupa uma faixa de 30 MHz. Por isso, para que realmente não exista possibilidade de interferência entre dois pontos de acesso próximos, é preciso usar canais distantes, como por exemplo 1, 6 e 11 ou 1, 7 e 14.

    De qualquer forma, a moral da história é que independentemente do canal usado, é preciso usar o mesmo tanto na configuração do ponto de acesso quanto na configuração dos clientes para que a rede funcione. "

    A reportagem completa que é um manual esta em Guia do Hardware | http://www.guiadohardware.net ok espero ter ajudado....

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigofsantos Ver Post
    Olha para trazer mais luz a discução da uma lida neste texto tirado de uma reportagem do morimotto :

    "A lista dos canais disponíveis varia de acordo com a configuração de país no ponto de acesso. Em teoria podem ser usados 17 canais, de 0 a 16. Porém apenas 14 deles, de 1 a 14 são licenciados pelo FCC e a lista diminui mais um pouco de acordo com o País escolhido. Nos EUA é permitido o uso dos canais 1 a 11, na Europa de 1 a 13 e no Japão de 1 a 14. Enquanto escrevo ainda não existe legislação sobre isso no Brasil, mas é provável que seja seguido o padrão dos EUA.

    Usar canais diferentes é uma forma de minimizar interferências caso você esteja colocando vários pontos de acesso dentro da mesma área, ou perceba que existem pontos de acesso de vizinhos, muito próximos do seu.

    Existe uma diferença de freqüência de apenas 5 MHz entre cada canal, porém o sinal das placas 802.11b ocupa uma faixa de 30 MHz. Por isso, para que realmente não exista possibilidade de interferência entre dois pontos de acesso próximos, é preciso usar canais distantes, como por exemplo 1, 6 e 11 ou 1, 7 e 14.

    De qualquer forma, a moral da história é que independentemente do canal usado, é preciso usar o mesmo tanto na configuração do ponto de acesso quanto na configuração dos clientes para que a rede funcione. "

    A reportagem completa que é um manual esta em Guia do Hardware | http://www.guiadohardware.net ok espero ter ajudado....
    Certo amigo... toda ajuda é sempre bem-vinda... conhecimento nunca é demais...
    Vlw

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AriDiretoTelecom Ver Post
    Se a antena tiver boa rejeição a sinais vindo de traz, pode-se instalar da seguinte forma: canal 1-6-11-6 ou 1-6-1-6. Dessa forma as antenas que estarão de costas uma pra outra vão irradiar a mesma frequencia mas não vão criar interferencia entre si.
    Olá amigos... vou fazer desta forma... canal 1 para a norte-sul e canal 11 para as que tiverem apontadas para leste-oeste... ai vem a pergunta: Posso usar um SSID para cada setor Norte, Sul, Leste, Oeste ou as 2 antenas que estiverem no mesmo canal devo usar um mesmo SSID ?
    Só isso rsrs.... Vlw....

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Olá amigos... vou fazer desta forma... canal 1 para a norte-sul e canal 11 para as que tiverem apontadas para leste-oeste... ai vem a pergunta: Posso usar um SSID para cada setor Norte, Sul, Leste, Oeste ou as 2 antenas que estiverem no mesmo canal devo usar um mesmo SSID ?
    Só isso rsrs.... Vlw....
    O SSID é apenas a nomeação da rede wlan... pode usar 1 para cada setorial... mas só deve se lembrar de usar nos clientes das mesmas o mesmo SSID...

    Não esqueca de desabilitar o broadcasting para aumentar a segurança

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por doidopombal Ver Post
    O SSID é apenas a nomeação da rede wlan... pode usar 1 para cada setorial... mas só deve se lembrar de usar nos clientes das mesmas o mesmo SSID...

    Não esqueca de desabilitar o broadcasting para aumentar a segurança
    Perfeito amigo...
    Onde desabilito o broadcasting?
    Vlw

  19. #19

    Padrão

    Depende do firmware do seu radio... normalmente esta em Advanced Setup... procure a opcao Broadcasting SSID ou algo similar... coloque DISABLE...

    Se eu fosse vc colocaria cada setorial com um SSID diferente... pois mesmo eliminando a interferência, vc ainda pode captar o sinal de outra setorial... ai vc pode ter problemas axando que está se conectando a antena que quer, mas na verdade se conectou a outra... Sacou?!?!

    Abraços meu veio

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por doidopombal Ver Post
    Depende do firmware do seu radio... normalmente esta em Advanced Setup... procure a opcao Broadcasting SSID ou algo similar... coloque DISABLE...

    Se eu fosse vc colocaria cada setorial com um SSID diferente... pois mesmo eliminando a interferência, vc ainda pode captar o sinal de outra setorial... ai vc pode ter problemas axando que está se conectando a antena que quer, mas na verdade se conectou a outra... Sacou?!?!

    Abraços meu veio
    Opa amigo.... saquei perfeitamente.... vou colocar SSID diferente para cada setorial... soh não vou desabilitar o broadcasting ssid para poder fazer uma propaganda, clientes com notebook vao detectar meu sinal....
    Vlw