+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP-4000 - QoS Wireless

    Pessoal, estou querendo aplicar QoS na rede e pelo que eu vi o AP 4000 e AP 700 tem recursos para tal. Alguém já usou os recursos de QoS deles ou uso algum outro tipo de QoS com algum outro equipamento ?? A Idéia não é fazer QoS no Linux e sim no AP 4000/700 por Device, ou seja, se o limite do AP é 4 Megas (exemplo apenas) e tem 20 pessoas concorrendo, ele dê um limite minimo de k/s (como se fosse CIR) por MAC (por device e não por IP e nem por SSID) não deixando um com 1 Mega e outro com 0k.
    Agradeço a ajuda...

    []s Israel.

  2. #2

    Talking Dicas QoS

    Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    Pessoal, estou querendo aplicar QoS na rede e pelo que eu vi o AP 4000 e AP 700 tem recursos para tal. Alguém já usou os recursos de QoS deles ou uso algum outro tipo de QoS com algum outro equipamento ?? A Idéia não é fazer QoS no Linux e sim no AP 4000/700 por Device, ou seja, se o limite do AP é 4 Megas (exemplo apenas) e tem 20 pessoas concorrendo, ele dê um limite minimo de k/s (como se fosse CIR) por MAC (por device e não por IP e nem por SSID) não deixando um com 1 Mega e outro com 0k.
    Agradeço a ajuda...

    []s Israel.
    Amigo não vou falar dos aps poruq enão uso. Mas sim dos Qos

    Aqui em minha rede uso um ap GTS ele tem as funcionalidades com QosE firewall, mas não uso. Os aps na verdade não tem tanta potencia de hardware, para se usar tantas regras, fica faltando pra nevegação e aumentar a quantidade de clientes, voce pode pensar em um computador comum quanto mais itens voce adiciona ao mesmo mais pessado vai ficara os processos e consequentemente mais lento.
    Eu uso no ap GTS só o controle de Mac os resto deixo para meu servidor BFW fazer, assim, ele se torna repido e não causa lentidão em horarios de pico.
    Espero ter dado um ok sobre uso de tantas regras nos QoS.

  3. #3

    Padrão QoS

    Uso um ap zinwell G120 e, com a atualização do firmware para a ver 1.4.3d, não só ofereceu suport a rede MESH, como tb oferece a opção de QoS.
    Porém concordo que é melhor fazer no servidor e não no hardware.
    Agora vem uma questão. Entrei em sociedade com um amigo depois que ele montou o provedor wireless e ele usa o MyAuth2.0 p/ gerenciar. Até existe maneira de criar planos de acesso e prioridade de banda, mas não exite um local p/ configurar QoS, tipo priorizar UDP ao invés de TCP/IP (principalmente p/ quem pretende usar VoIP).
    Alguém sabe como fazer tal procedimento?

  4. #4

    Padrão QoS - Wireless

    Pessoal, valeu pelos Posts. Mas ae é o seguinte... Já fizemos testes de QoS no Servidor de Internet direto, funcionou perfeitamente, priori pra VOIP, pode usar seu link total que qdo tira o VOIP do gancho cai 1s ele prioriza e o VOIP fica perfeito, o problema é que o gargalo não fica no servidor (90% dos casos) e sim no AP. Um AP 2.4 tem lá seus 4 mbps, se colocarmos 20 clientes (baixa quantidade por AP mas vamos lá) e nesses 20 tiver 5 clientes com 1 Mbps (usando software p2p) vai gastar toda a banda do AP e os outros 15 clientes vão perder pacotes, pings altos, etc... A Ideia é fazer um QoS no AP que controle isso, se é 4 Mbps e tiver 20 pessoas concorrendo, quando chegar ao Limite ele controle a banda para não dar gargalo (se der gargalo ele controle pra todos sairem com um CIR sei lá 200kbps pra cada) ou num caso do cliente pegar um virus e detonar o UPLoad no AP. No AP4000 não tem uma opção QoS por MAC ou algo parecido, pelo menos não achei opção ou tem e não identifiquei o nome. Tem varias opções pra dar prioridade por serviço (video, voip, etc) mas isso com disse no post um amigo, realmente vai destruir o AP, além de não funcionar na minha rede pelo tipo de uso que fazemos aqui (pppoe).
    Vamos aos Testes: Montei uma rede (interna) Mesh com AP4000, semana agora vou coloca-lo Outdoor e depois vou postar aqui o resultado. Aparentemente ficou legal (indoor), ele faz as rotas, etcc dinamicamente, bem legal.
    Vou também fazer alguns testes de QoS no AP4000, mas acho que minha idéia inicial não vai ter solução, pelo menos com o AP4000.

    []s Israel.

  5. #5

    Padrão DrSwimmer28

    Sobre a questão de QoS no servidor Linux, procure por Layer7 (QoS por serviço) que você vai encontrar como fazer, é bem legal e funciona bem. Só que PESA pra caramba quando se tem muito cliente ( Ips ) rodando no Iptables. Aqui rodou perfeitamente, só que colocando em produção o LA do servidor vai as nuvens. Vale lembrar que aqui usamos PPPoE, cada vez que conecta e desconecta ele cria e remove as regras, talvéz quem use com IP fixo ou DHCP vai rodar bem.

    []s Israel.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    Sobre a questão de QoS no servidor Linux, procure por Layer7 (QoS por serviço) que você vai encontrar como fazer, é bem legal e funciona bem. Só que PESA pra caramba quando se tem muito cliente ( Ips ) rodando no Iptables. Aqui rodou perfeitamente, só que colocando em produção o LA do servidor vai as nuvens. Vale lembrar que aqui usamos PPPoE, cada vez que conecta e desconecta ele cria e remove as regras, talvéz quem use com IP fixo ou DHCP vai rodar bem.

    []s Israel.
    Desculpe a ignorancia amigo... mas o que é o LA do Servidor??? Nao entendi o termo

  7. #7

    Padrão

    O AP-4000 usa o WMM e tem poucos aps que suportam essa tecnologia e no brasil não achei nenhuma na verdade. Da uma lida na documentação da AP-4000 que entendera do que estou falando. E da uma olhada em WMM.

    Até mais.

  8. #8

    Padrão LA - Load Average

    É um parametro (não achei bem a palavra) que no linux mostra taxa de uso de I/O, dá um TOP no linux que vai verificar. Até 1 é bom, mais que isso começa a ficar lento o sistema. Se chegar a 10 ou 50 chega a nem conseguir digitar no SSH.

    []s Israel.