+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Meu Primeiro Mikrotik

    Boa Noite Galera .... possuo um provedor wireless e meu euipamento é um AP Alfa e uma antena OMNI que naum sei a marca de 12db ... (um kit desses que vendem no mercadolivre) .... mais jah possuo 20 usuários e ueria investir em um euipamento melhor ... pensei logo em um mikrotik e queria uma ajuda de vcs ... estou pensando em no inicio colocar apenas um cartão bom .... com a minha OMNI e em seguida quando eu for ganhando um pouco mais de grana e clientes ir adicionando mais cartões e antenas setoriais (Hyperlink são as melhores não é?) ... é isso .. se alguem poder me ajudar ...

    O que eu tenho???

    Uma placa mae SOYO com proc Pentium 3 (5 pci)
    128mb MEM
    Fonte ATX

    o que eu comprei e não chegou?

    um adaptador IDE cf card
    um cf card de 256mb

    o que tenho ki comprar?

    uma caixa hermetica (nao sei o tamanho nescessário)
    um adaptador PCI x MiniPCI
    um Cartão Minipci (me indiquem um bom)
    entre outras coisas....

    acho que preciso também de alguma versão do mikrotik level 6 crackeada pra CF ...

    outra coisa ... o MIKROTIK vai operar apenas em bridge pois o controle todo eu farei em um srv Debian aki em baixo...

    queria a contribuiçao de vcs pois estou muito confuso sobre o ki comprar .... obrigado

  2. #2

    Padrão

    caixa hemética: só medindo sua placa mãe para sabe o tamanho ideal.

    cartão: sugiro d-link g15, é homologada e tem ótimo desempenho

    mikrotik: sugiro vc comprar, sou contra crack e pode ser level4, uma vez que vai ficar em bridge.

  3. #3

    Padrão

    cara minha idéia eh comprar ... mais no inicio queria usar um crackeado mesmo e em seguida .. na medida que eu estiver realmente decidido eu compraria a licença ... outra coisa ... sobre o cartão ... o mesmo suporta quantos clientes simultaneos e ele tem que potencia????

  4. #4

    Padrão

    Em vez do adaptador pci p/ minipci e um cartao minipci, usa uma placa pci comum, com chipset atheros ou prism. Bem mais em conta e excelente resultado.
    Poderia te indicar a d-link G510 rev. B1 (homologada), ou ainda a G520, G530, samsung swl-2400, que funcionarão como AP numa boa.
    Se quiser uma lista detalhada do hard suportado, olhe em: http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...driverlist.php

  5. #5

    Padrão

    esse seria realmente o equipamento para uem está querendo migrar futuramente para o uso de antenas setoriais??? tipo eles são melhores que os minipci??? porque eu ueria um euipamento bom mesmo =P

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Em vez do adaptador pci p/ minipci e um cartao minipci, usa uma placa pci comum, com chipset atheros ou prism. Bem mais em conta e excelente resultado.
    Poderia te indicar a d-link G510 rev. B1 (homologada), ou ainda a G520, G530, samsung swl-2400, que funcionarão como AP numa boa.
    Se quiser uma lista detalhada do hard suportado, olhe em: http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...driverlist.php
    se eu usar essa g520 da dlink eu vou ficar no mesmo alcance do meu ap alfa??? a potencia do ap naum eh bem mais alta não?

  7. #7

    Padrão

    amigo eu usava aps com 200mw e agora passei pra mikrotik com placas ag520 uso também samsung swl-2400, e a potencia das placas são de 63mw +ou- o alcance do ap com 200mw e bem maior mais também tem uma coisa o mikrotik e um sistema bem mais robusto não tem nem como comparar com ap.
    Aps ficam no chinelo agora se vc quer sinais grande compra uma cartão com 250mw e taca que ai vc vai ver seu ap ficar pra tras até no sinal.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por parreira13 Ver Post
    amigo eu usava aps com 200mw e agora passei pra mikrotik com placas ag520 uso também samsung swl-2400, e a potencia das placas são de 63mw +ou- o alcance do ap com 200mw e bem maior mais também tem uma coisa o mikrotik e um sistema bem mais robusto não tem nem como comparar com ap.
    Aps ficam no chinelo agora se vc quer sinais grande compra uma cartão com 250mw e taca que ai vc vai ver seu ap ficar pra tras até no sinal.
    o problema eh que eu já tenho clientes de 5km e naum posso arriscar colocar um equipamento que naum chegue até ele .... soh posso trocar o euipamento se conseguir o mesmo alcance ...

    a diferenca eh ki com a omni e 1 radio ki eu consigo isso ... mais se eu passar pra as setoriais de 90 e as placas naum chegaria ao mesmo alcance da minha omni????

  9. #9

    Padrão

    Eu uso g510 ref. b1 e antena setorial hyper de 17db (90 graus, vertical) e atendo um cliente a 12km sem problema nenhum. Tenho a G510 setada em 22db.
    A qualidade da antena ajuda muito mais que excesso de potencia no AP.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Eu uso g510 ref. b1 e antena setorial hyper de 17db (90 graus, vertical) e atendo um cliente a 12km sem problema nenhum. Tenho a G510 setada em 22db.
    A qualidade da antena ajuda muito mais que excesso de potencia no AP.
    eh ... o problema é que aqui ... Natal RN ... naum tem revendedor de antenas Hyperlink ... vc sabe onde posso comprar antenas hyperlink setoriais de 90Graus por um bom preço???

  11. #11

    Padrão

    Eu comprei em SP, via sedex a cobrar. Tem várias empresas sérias na área (e muitas picaretas também). Só não recomendo a American Explorer porque já fui enganado por eles e sei de outros colegas aqui do fórum que também tiveram prejuízo.