+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão HD Sata 2 - lento

    Fala galera, como estão as coisas??

    Pessoal, tenho aqui um HD SATA 2 Samsung de 300GB e uma placa mãe asus A7VD2-X. Instalado tenho o Kubuntu 7.04.

    Pelas informações que tenho, o HD Sata 2 deveria ter taxa de transferência maxima em torno de 300MB/s, mas aqui não é isso que acontece, pior que não chega nem perto, pior de tudo é que é mais lento que o antigo HD ATA 100...

    com o comando dd fiz uns testes e o resultado não foi nada satisfatório, consegui transferências em torno de 80MB/s.

    abaixo tem o resultado de testes feitos com o hdparm:

    Código :
    # hdparm -Tt /dev/sda
     
    /dev/sda:
     Timing cached reads:   1374 MB in  2.00 seconds = 686.74 MB/sec
     Timing buffered disk reads:  172 MB in  3.00 seconds =  57.26 MB/sec

    no dmesg aparecem estas configurações com relação ao HD:

    ata2: SATA max UDMA/133 cmd 0xffffc2000001c180 ctl 0x0000000000000000 bmdma 0x0000000000000000 irq 28
    ata2: SATA link up 3.0 Gbps (SStatus 123 SControl 300)
    ata2.00: ata_hpa_resize 1: sectors = 586072368, hpa_sectors = 586072368
    ata2.00: ATA-7: SAMSUNG HD300LJ, ZT100-13, max UDMA7
    ata2.00: 586072368 sectors, multi 0: LBA48 NCQ (depth 31/32)
    ata2.00: ata_hpa_resize 1: sectors = 586072368, hpa_sectors = 586072368
    ata2.00: configured for UDMA/133
    acho estranho aparecer "configured for UDMA/133", isso é configuração para HD ATA 133...

    tem também o comando sdparm, que é para discos scsi, parece que esse HD aqui não tem suporte para usar o sdparm..

    alguém sabe o porque desse baixo desempenho e como isso poderia ser melhorado???

    valeu

  2. #2

    Padrão

    Estou com o Fedora 6 Instalado num Sata 2 com placa mãe p5vd2-mx, o resultado do htparm foi o seguinte:

    #/dev/sda:
    #Timing cached reads: 2500 MB in 2.00 seconds = 1250.04 MB/sec
    #Timing buffered disk reads: 176 MB in 3.00 seconds = 58.61 MB/sec

    Resultado parecido....


    Pergunta Meia Boca:
    Algum desses valores mostram a taxa de transferência???

    Att

  3. #3

    Padrão

    já não é o primeiro post sobre problemas com SATA e kernel..

    to ficando nervoso.. meu server tá agendado pro próximo mes...rsrsrs

    obs: luciano.. você tem certeza que a sua placa mão aceita sata 2??

    abraços

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Lynx Ver Post
    #/dev/sda:
    #Timing cached reads: 2500 MB in 2.00 seconds = 1250.04 MB/sec
    #Timing buffered disk reads: 176 MB in 3.00 seconds = 58.61 MB/sec

    Pergunta Meia Boca:
    Algum desses valores mostram a taxa de transferência???
    o primeiro é a velocidade do cache do HD e o segundo é a taxa de transferência.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _N3o_ Ver Post
    já não é o primeiro post sobre problemas com SATA e kernel..

    to ficando nervoso.. meu server tá agendado pro próximo mes...rsrsrs

    obs: luciano.. você tem certeza que a sua placa mão aceita sata 2??

    abraços
    minha placa tem 2 slots SATA 1 e 2 SATA 2, e é possível confirmar pelas mensagens do dmesg logo acima:

    ata2: SATA link up 3.0 Gbps (SStatus 123 SControl 300)

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    Fala galera, como estão as coisas??

    Pessoal, tenho aqui um HD SATA 2 Samsung de 300GB e uma placa mãe asus A7VD2-X. Instalado tenho o Kubuntu 7.04.

    Pelas informações que tenho, o HD Sata 2 deveria ter taxa de transferência maxima em torno de 300MB/s, mas aqui não é isso que acontece, pior que não chega nem perto, pior de tudo é que é mais lento que o antigo HD ATA 100...

    com o comando dd fiz uns testes e o resultado não foi nada satisfatório, consegui transferências em torno de 80MB/s.

    abaixo tem o resultado de testes feitos com o hdparm:

    Código :
    # hdparm -Tt /dev/sda
     
    /dev/sda:
     Timing cached reads:   1374 MB in  2.00 seconds = 686.74 MB/sec
     Timing buffered disk reads:  172 MB in  3.00 seconds =  57.26 MB/sec

    no dmesg aparecem estas configurações com relação ao HD:



    acho estranho aparecer "configured for UDMA/133", isso é configuração para HD ATA 133...

    tem também o comando sdparm, que é para discos scsi, parece que esse HD aqui não tem suporte para usar o sdparm..

    alguém sabe o porque desse baixo desempenho e como isso poderia ser melhorado???

    valeu
    lucianogf,

    Também estou com o mesmo problema que você. Em minhas pesquisas pela INTERNET, pude constatar que temos que adcionar um "patch" no kernel referente a controladora de disco SATA.

    Espero que essa informação de ajude de alguma forma, pois estou certo que o problema é somente esse. Continuo com o problema, pois não tive coragem para fazer isso em um servidor que está em produção.

    Qualquer novidade de sua parte posta aí pra gente. OK?

    Boa sorte!

  7. #7

    Padrão

    mas isso que você viu na net com relação a aplicar patch no kernel, é para funcionar HD SATA ou é com relação a velocidade???

    pois sempre encontrei nas pesquisas problemas com kernels antigos, que não binham, por padrão, habilitado o suporte a hd SATA.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    mas isso que você viu na net com relação a aplicar patch no kernel, é para funcionar HD SATA ou é com relação a velocidade???

    pois sempre encontrei nas pesquisas problemas com kernels antigos, que não binham, por padrão, habilitado o suporte a hd SATA.

    E só com relação a velocidade. O sistema reconhece o HD SATA II, mostra no "dmesg" que o mesmo é de 3.0 gb de cache, mas na realidade ele fica rodando a 1.5gb conforme o "hdparm" mostra. Estou criando coragem pra mexer nisso, mas só no momento devido. Tenho medo de fazer alguma bestei e acabar parando a maquina por completo.

    Qualquer novidade posta aí, ok?

    Um forte abraço e boa sorte.
    Última edição por aprendiz_ce; 18-07-2007 às 16:46.

  9. #9

    Padrão

    cara... a coisa é estranha.. testei no windows com o hdtach e é como se fosse um HD ata 100, a velocidade ficou na média de 56MB/s... um lixo..

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cara... a coisa é estranha.. testei no windows com o hdtach e é como se fosse um HD ata 100, a velocidade ficou na média de 56MB/s... um lixo..
    Entendo! Só se sua placa-mãe diver com alguma configuração do SETUP errada ou a mesma estiver com algum problema.

    No meu caso funciona assim: O HD é de 3.0gb de cache, mas aparece como 1.5gb de cache. Isso no LINUX pois fiz testes anteriores nessa mesma máquina com o WINXP e dava tudo certinho. OK?

    Vamos manter esse "toque-de-bola" qualquer novidade a gente se comunica.

    Boa sorte!