+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking G-510 Ou G-530 Omni 15db, Qual sera o alcançe!

    Pessoal e o seguinte, to com dois clientes que querem internet a mais o menos uns 10 a 12 km, to na duvida, por um radio pra cada um deles, ou simplesmente substituir meu velho swl-3300 que como sabem escuta pouco, clientes com –78 de sinal cai direto, já no mikrotik tem gente com clientes a –85 e ate menos sinal normal.
    Agora a duvida, se eu colocar uma g-510 ou g-530 e uma omni de digamos 15 dB, será que eu chegaria a 12km.
    Essa minha duvida, se alguém tem essa informação por favor, me ajudem, outra coisa, claro que estamos falando de visada perfeita, 100% de visada, sem obstáculos...

    Melhor a g-530 ou a g-510 para ap, e que distancia eu chegaria com essas placas e omni de 15db, essa minha duvida para os que usao mikrotik..

  2. #2

    Padrão

    Já usei dois zinwell b191 uma vez, sendo um ligado em uma omni de 15 db e outro numa grade de 24db. A sensibilidade dele é de -87 e ele é baseado em rtl8181. O link era de 20km, mas usei poucos dias e coloquei um ptp nesse local, porque era muito instável.
    A propósito, o B191-OD tem 250 mw

  3. #3

    Padrão

    Amigo se puder use setoriais de 90 ou 60 graus com G-510 a probabilidade de conseguir esse sinal com mais qualidade será maior.

    Abraços

  4. #4

    Padrão

    amigo eu ja tive clientes a uma distancia de 15km de um mikrotik com G520 e omni de 15dbi da hyperlink e funcionava legal sem problemas nenhum , agora to com setoriais, mas pode fazer com essa antena q funciona mesmo

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por schramm Ver Post
    amigo eu ja tive clientes a uma distancia de 15km de um mikrotik com G520 e omni de 15dbi da hyperlink e funcionava legal sem problemas nenhum , agora to com setoriais, mas pode fazer com essa antena q funciona mesmo
    Kra eu nunca tive a oportunidade de usar omni com essas distância por isso falei para usar setoriais, que sei que funciona, pelo menos comigo ficou belezinha. Agora isso que é legal no fórum sempre tem gente com soluções diferentes para o mesmo problema.

    Você disse que agora tá usando setoriais, o que teve de melhora ou piora usando as setoriais?

    Abraços.

  6. #6

    Padrão

    Eu tenho um mk com uma omni hyperlink 15dbi numa ag530,
    tenho um cliente a 4km, e o sinal dele ta em -80dbm.

    nao sei se vai xegar a 12km nao, axo q fica melhor faze um link com 2 direcionais ateh ele.

    =]

    eu pelo menos fasso assim qdo os links sao mto longos.

    abracoo

  7. #7

    Padrão

    tenho um omini com radio edimax que consigo conecta a 12 km só que fica umito instavel vc pode tentar com grade que funciona certeza, tenho clientes com 15 km.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hyperpotato Ver Post
    Eu tenho um mk com uma omni hyperlink 15dbi numa ag530,
    tenho um cliente a 4km, e o sinal dele ta em -80dbm.

    nao sei se vai xegar a 12km nao, axo q fica melhor faze um link com 2 direcionais ateh ele.

    =]

    eu pelo menos fasso assim qdo os links sao mto longos.

    abracoo
    Como eu disse antes, usar setoriais pode ser que consiga como eu consegui, mais de vez em quando da uns probleminhas, não são muitos mais acho que a Nossa Senhora do RH me ajudou.
    Realmente fazer ponto a ponto nessas distância é a melhor solução, só tem que pesar os custos, acho que vale pagar mais pra poder durmir a noite.

    Abraços
    Última edição por deivd; 17-07-2007 às 11:34.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    Pessoal e o seguinte, to com dois clientes que querem internet a mais o menos uns 10 a 12 km, to na duvida, por um radio pra cada um deles, ou simplesmente substituir meu velho swl-3300 que como sabem escuta pouco, clientes com –78 de sinal cai direto, já no mikrotik tem gente com clientes a –85 e ate menos sinal normal.
    Agora a duvida, se eu colocar uma g-510 ou g-530 e uma omni de digamos 15 dB, será que eu chegaria a 12km.
    Essa minha duvida, se alguém tem essa informação por favor, me ajudem, outra coisa, claro que estamos falando de visada perfeita, 100% de visada, sem obstáculos...

    Melhor a g-530 ou a g-510 para ap, e que distancia eu chegaria com essas placas e omni de 15db, essa minha duvida para os que usao mikrotik..
    Estou em Brasilia e instalamos uma bridge com uma omni de 12dbi e uma AG-530 (100mw), conseguimos "enchergar" torres com quase 15km de distância... Acho que tudo dependerá do terreno, interferência, tamanho da torre e alguns outros fatores....

  10. #10

    Talking

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Estou em Brasilia e instalamos uma bridge com uma omni de 12dbi e uma AG-530 (100mw), conseguimos "enchergar" torres com quase 15km de distância... Acho que tudo dependerá do terreno, interferência, tamanho da torre e alguns outros fatores....
    pois e, minha pergunta era pra ver experiencia de outros, assim, vou arriscar, vou montar um miktorik com uma g-530 e testar, se nao fechar coloco ptp.
    eu to com uma omni de 8db e um swl-3300 e 50 clientes, mas, o problema e que alem deses dois clientes eu queria poder aumentar a minha cobertura, logo, com o que vou economizar em dois radios e duas antenas de grade (comcordo que e realmente o indicado) eu coloco uma omni de 15 e ainda levanto 15 metros mais de torre, repito, eses clientes a 12 km tem visada 100% limpa e la terao uma grade aquario e um radio g-120.
    abriria um campo bom para mim, pois tem muitas fazendas aqui na volta, outra coisa, o swl-3300 e um radio exelente, nunca me incomodou, somente, escuta pouco, -78 cai direto, e num mikrotik com g-530 sei de pessoas com clientes a -85 ate menos sinal super estaveis.
    eu tenho devido a topografia da cidade, clientes baixisimos de sinal, resolveria o meu lado numa boa eses 15 metros mais de torre e esa omni de 15(devido a economia de dois ou tres ap´s para ptp.
    por isso a minha duvida, espero ter me explicado.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hyperpotato Ver Post
    Eu tenho um mk com uma omni hyperlink 15dbi numa ag530,
    tenho um cliente a 4km, e o sinal dele ta em -80dbm.

    nao sei se vai xegar a 12km nao, axo q fica melhor faze um link com 2 direcionais ateh ele.

    =]

    eu pelo menos fasso assim qdo os links sao mto longos.

    abracoo
    Nem sempre é possível fechar um ptp de 12km só para um cliente. Tem que ver que se for fazer isso, pode acabar gerando interferência para você mesmo.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Nem sempre é possível fechar um ptp de 12km só para um cliente. Tem que ver que se for fazer isso, pode acabar gerando interferência para você mesmo.
    com certeza
    mas aki onde eu tenho internet

    é quase 100% interior e aew nao tem problema,

    Gracas a deus

    =]