Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Internet PREDIAL Wireless

    Galera,

    De tanto ler a mensagem:

    "nossos registros inficaram que voce nunca postou em nosso site antes! Porque nao fazer o seu primeiro post hoje..."

    Avisa ae.. q nao eh inficaram... bota o "D"...

    Vamos lá...

    Após um proveitoso curso de Wireless, comecei a preparar alguns projetos em minha região e recentemente apareceu um para colocar internet wifi em um predio de 04 andares e outro de 15... Entao resolvi pedir ajuda aqui, pois jah procurei bastante no google e não acho nada satisfatório.

    No caso de 15 andares, é somente um prédio mesmo... o de 04 é um condomínio com dois predios de 04 andares cada e 64 apartamentos...

    Estou desenhando no corel a planta para postar aki... mas abri logo o post para ir recebendo algumas ideias..

    Por exemplo... no caso de um predio somente.. eu tenho q colocar aps nos corredores, andar sim e andar nao?? pq aki na cidade tem um de 5 andares q fizeram assim e estah funfando legal... um radio serve pra dois andares nesse caso..

    no caso do condominio, um predio de frente pra outro.. eu coloco em cima dos predios uma antena setorial 90 .. a antenda do predio A joga pra predio B e vice-versa? ou uma omni bem no meio dos dois predios?

    bom.. enquanto eu preparo a planta.. se alguem se habilitar?

    Obrigado,

    Eugenio Marques
    Última edição por eugeniomarques; 21-07-2007 às 16:05.

  2. #2

    Padrão

    cada caso é um caso.

    tem prédios onde eu coloco o AP nos corredores, em outros coloco dentro do apartamento....

    normalmente faço andar sim e andar não.
    funciona bem.

    tudo ovislink 5460 com 150mW em modo bridge e controlo por um roteador principal.

  3. #3

    Padrão

    no caso é complicado por causa da localização de cada apartamento, concreto é osso pra wireless então não tem nda garantido de funcionamento lega em todos os lugares, poderia tentar arrumar locais onde colocaria setoriais cobrindo invertido em vez de fechar os angulos abrindo com é comundo nos pop faz ela fechando en direção dos apartamentos coloca ai um painel de 17 hyperlink radio com uma boa saida e que suporte trafego e pronto. eu faria dessa forma dependendo de como está a localização dos predios.

  4. #4

    Padrão Planta dos prédios...

    Galera...

    fiz algo tosko aki.. soh para dar uma ideia...

    tem a vista aérea (de cima) e a lateral...

    vejamos se consigo passar o problema direitinho..

    grato,

    Eugenio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Vista de Cima.jpg
Visualizações:	319
Tamanho: 	73,3 KB
ID:      	981   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Vista Lateral.jpg
Visualizações:	289
Tamanho: 	72,2 KB
ID:      	982  

    Última edição por eugeniomarques; 21-07-2007 às 21:35.

  5. #5

    Padrão

    Observação.... na vista de cima, a parte roxa.. logo após cada entrada.. não eh aberta nao... são as escadas do predio... eh tudo concreto.. tudo fechado...

  6. #6

    Padrão Nova Vista Lateral

    Conversando com o Tux Brasil.... chegamos a essa idéia...

    Pc com Microtik rodando... duas setoriais 90 17dbi apontada pra outra.. rodando mesmo ssid e canais diferentes... os radios dessas setoriais.. poderiam ser oveslink?

    caso fike frako o sinal nos apartamentos mais longes.. um linksys em wds (roaming) poderia resolver...

    vejamos..

    Eugenio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nova vista lateral.jpg
Visualizações:	203
Tamanho: 	61,7 KB
ID:      	983  

  7. #7

    Padrão

    se sua intenção for fazer um roming dentro dos apartamentos, esse sistema de setoriais não vai ficar legal não.

    além da cobertura não ser total... pois vai ter q atravessar diversas paredes, imagine que o sinal chegue no apartamento do primeiro andar, o notebook ou pc não vai ter potência o suficiente para devolver o sinal para o AP.

  8. #8

    Padrão

    pra fazer roming não da certo mesmo, isso ai é uma idea para o meio do outro lado tem que pensar em algo a fazer por causa das escadas, eu particulamente acho um projeto muito complicado e meio dificil de trabalhar contra o concreto mais...

  9. #9

    Padrão

    a forma mais garantida e colocar um ap no corredor e sair com um laptop andando pra ver o sinal nos pontos que vc vai precisar, essa de um ap por andar ou uma a cada dois andares so vai saber na pratica, tu vai ter que andar andar por andar ap por ap, pois cada ap vai ter suas particularidades

  10. #10

    Padrão

    isso q o camaralink falou é fundamental!!

    pegue 3 ou 4 ap distribua pelo prédio e saia favendo um site survey.

  11. #11

    Padrão

    Troque a antena de 2 dBi que vem nos rádios por uma de 5 a 6 dBi. A posição da antena omni tem que ficar na horizontal. Rádio Zinwell de 250mW e placas de 100mW nos micros, vc consegue cobrir até 4 andares. Se não conseguir um sinal bom, vai mudando a antena do rádio de posição onde ele está instalado. A dificuldade que o wireless tem em atravessar o concreto é a ferragem que tem dentro dele e não o concreto em si.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AriDiretoTelecom Ver Post
    Rádio Zinwell de 250mW e placas de 100mW nos micros...
    A melhor solução INDOOR é ralmente a Zinwell?? ou poderia usar algo do tipo oveslink.. ap 2000... ou outro??

    Pergunto isso.. pq em outro projeto.. eu vou fazer todo indoor.. tipo apto sim apto nao... se essa solução que o camarada Ari informou pode cobrir até 4 andares...tou feito..

    Grato,

    Eugenio

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    A melhor solução INDOOR é ralmente a Zinwell?? ou poderia usar algo do tipo oveslink.. ap 2000... ou outro??

    Pergunto isso.. pq em outro projeto.. eu vou fazer todo indoor.. tipo apto sim apto nao... se essa solução que o camarada Ari informou pode cobrir até 4 andares...tou feito..

    Grato,

    Eugenio
    Oveslink tem só 17 dBi de potencia. Melhor usar o Zinwell mesmo ou outro que te ofereça a mesma potencia. Não adianta aumentar muito a potencia do rádio porque aí vai gerar muito ruido. O melhor mesmo é dar mais atenção pra qualidade e performance da antena que vai funfar legal. Se vc conseguir uma antena omni com "waveguide", aí seria o melhor mesmo. Distribuição perfeita dentro prédio sem desperdiçar potencia e sem ruidos.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AriDiretoTelecom Ver Post
    Troque a antena de 2 dBi que vem nos rádios por uma de 5 a 6 dBi...
    Já acatando a sua idéia meu amigo Ari.. me diz uma coisa.. qual a antena q devo usar no lugar da original? Voce poderia ser especifico para que eu possa procurar nos meus fornecedores... tipo.. uma omni dessas externas nao neh?

    Se vc me passar o modelo da antena eu procuro no google.

    Grato,

    Eugenio

  15. #15

    Padrão

    Poderia ser por exemplo essa?

    MercadoLivre: Antena WIFI 5 dbi OMNI c/ cabo extensor 1m p/ rede wireless - R$ 39.00

    ou essa oveslink: Ovislink WAI-060

    ou essa: TEW-IA04O (Antena Indoor Omni 4 dBi)

    grato,

    Eu
    Última edição por eugeniomarques; 24-07-2007 às 17:53.

  16. #16

    Padrão

    Aproveitar aki o assunto e perguntar.. para se fazer o site survey.. um detector de sinal 2.4 vale a pena.. como o MercadoLivre: Detector de rede wireless - R$ 50.00 ou como o da Trendnet.. q eh ateh mais caro: MercadoLivre: Detector de Redes WiFi TRENDnet - Importado - R$ 160.00

    grato,

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    Poderia ser por exemplo essa?

    MercadoLivre: Antena WIFI 5 dbi OMNI c/ cabo extensor 1m p/ rede wireless - R$ 39.00

    ou essa oveslink: Ovislink WAI-060

    ou essa: TEW-IA04O (Antena Indoor Omni 4 dBi)

    grato,

    Eu
    Pode ser essa primeira aí que vc citou, mas olha direito a posição da antena. Como a antena omni tem a maior irradiação no sentido dos 360 graus, vc tem que instalar ela no sentido da horizontal pra pegar o prédio inteiro na vertical. Tem também umas antenas que podem ser feitas "tipo faça vc mesmo" e que dão bom resultado se seguido o projeto na integra.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    Aproveitar aki o assunto e perguntar.. para se fazer o site survey.. um detector de sinal 2.4 vale a pena.. como o MercadoLivre: Detector de rede wireless - R$ 50.00 ou como o da Trendnet.. q eh ateh mais caro: MercadoLivre: Detector de Redes WiFi TRENDnet - Importado - R$ 160.00

    grato,
    Não precisa desse detector, um NB com uma placa PCMCIA e com um software vc consegue fazer os testes.

  19. #19

    Padrão

    Vocês já viram a possibilidade de utilizar cabos irradiantes?? eu os vi numa situação apresentada na netcom2007, onde ao invés d utilizar as antenas do ap se utilizava este cabo para um melhor aproveitamento do envio do sinal e para evitar que o sinal saia do prédio. Depois se precisar deste material posso enviar depois por e-mail.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Emanuel Ver Post
    Vocês já viram a possibilidade de utilizar cabos irradiantes?? eu os vi numa situação apresentada na netcom2007, onde ao invés d utilizar as antenas do ap se utilizava este cabo para um melhor aproveitamento do envio do sinal e para evitar que o sinal saia do prédio. Depois se precisar deste material posso enviar depois por e-mail.
    Gostaria muito de ver esse material. Se puder enviar por e-mail ou postar aqui.
    A comunidade agradece.