+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criação de provedor wireless

    Boa noite a todos!
    Pessoal vou montar um provedor wireless aqui na minha cidade e gostaria da opnião de vocês. Consegui um local na cidade para colocar a torre e ela ficará com uns 30 metros. Quero colocar 4 antenas setoriais de 90 graus com ganho de 12,5 dbi utilizando 4 AP-700 (1 para cada antena). As perguntas são:
    1) Qual raio consigo atingir com esse equipamento?
    2) A instalação e configuração desses equipamentos tem grau de dificuldade alto?
    3) Para a instalação dos clientes é necessário algum tipo de cálculo? Ou direciona-se para a antena cliente para a setorial e vamos ajustando?
    4) No servidor estou pensando em usar O Debian 4.0, com ip-tables, squid, CBQ, Layer 7.
    Tenho mais preocupação com o posicionamento das antenas do que com a configuração do aparelho. Me parece que não é tão complicado, mas estou meio inseguro. Gostaria de ouvir a opinião dos mais esperientes.
    Pessoal, desde já agradeço a todos.
    Muito Obrigado!

  2. #2

    Thumbs up Antenas

    Com relação a antena do servidor, o que você acha de uma omni de 15dbi? Acredito que a relação custo benefício é mais vantajosa... Agora com relação à especificações técnicas é mais seguro você consultar o próprio fabricante ou revendedor, te aconselho a comprar seus equipamentos nas lojas que oferecem suporte técnico, em alguns você encontra até pequenos tutoriais com boas dicas para otmizar e/ou garantir a funcionalidade do equipamento... não quero fazer propaganda, mas comprei meus meu equipamentos em um site o qual posso lhe indicar via email se preferir... Vale lembrar que uma boa marca homologada é a Hypertec, e uma não-homologada seria a Hiperlink (isso na minha concepção, mas com certeza podem existir outras equivalentes ou até melhores que não conheço)

    Abraços!

  3. #3

    Padrão

    Amigo, você deve se preocupar com outras questôes também, como legalização junto a Anatel, entre outras coisas. Mais quanto a antenas minha opnião é estudar bem a irradiação dela no que diz respeito a abertura vertical para saber qual se adpta melhor a suas necessidades. Tipo, se tiver clientes pertos deve ter uma antena com boa abetura vertical, sendo na maioria das vezes antenas com menores ganho. Com setoriais sempre é melhor, mais realmente pode-se optar por omni. O entendimento dessas questôes vão te levar a um bom posicionamento de suas antenas.

    Muitos no forum usam Mikrotik com placas homologadas, você pode optar por isso. No caso de rádios, um dos mais usados é o AP-2000.

  4. #4

    Padrão

    Uma pergunta bem simples , quantos clientes vc pretende atender e qual a distancia que vc precisa pra que o sinal dê para todos os seus clientes ... ?

    No caso das Antenas 12,5 dbi concerteza os clientes mais proximos conectaria sem problema ... Ja o Ap 700 num axo legal ... Preferia colocar 1 Ap samsung ow 1 Ap 2000 Proxim

    mais como os amigos acima relato , estuda bem o local a altura e boa sim ... mais estuda a questao da quantidade do cliente e a distancia... !

  5. #5

    Padrão

    Olá Johnny, muito obrigado a você e aos outros pela resposta.
    Minha meta inicial são 100 clientes, mas vou trabalhar para chegar a uma carteira de 300 clientes ou mais, dai para frente depende muito do mercado. Se conseguisse com uma essa unica torre atingir um raio de 6 Km (com equipamentos homologados) seria ótimo. Se não for possível tenho outo ponto para uma segunda torre.
    Pessoal... muito obrigado!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sibilio Ver Post
    Olá Johnny, muito obrigado a você e aos outros pela resposta.
    Minha meta inicial são 100 clientes, mas vou trabalhar para chegar a uma carteira de 300 clientes ou mais, dai para frente depende muito do mercado. Se conseguisse com uma essa unica torre atingir um raio de 6 Km (com equipamentos homologados) seria ótimo. Se não for possível tenho outo ponto para uma segunda torre.
    Pessoal... muito obrigado!

    No Caso amigo indicaria

    02 - Router Board com Cartões senao de 200 mw ( homologado)
    04 - Antenas Hyperlink de 14 dbi 2,4 Ghz pol. Hor.

    Ficaria a melhor aplicação , para adquirilos entre em contato comigo ...

    [email protected]

    019 3237 2644