+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Instalação de Programas

    Boa Tarde Pessoal, sou iniciante no linux e uso a distro slack, minha duvida são as seguintes.
    1 Quando vou instalar um pacote q estaja compactado em tar.gz eu descompactando ele tem alguns programas q já vem prontos é só rodar o programa, onde eu posso estar descompactando o programa e se eu preciso criar um link só pra depois chamar ele pelo nome no terminal (como é o caso do amsn).
    2. Quando eu baixo o programa compactado novamente em tar.gz e nele vem os fontes, depois de compilar o programa eu posso deletar os fontes ????

    Sei q são duvidas bestas, mas não consegui sanar elas pesquisando na net.
    Desde já fico grato a vcs
    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    1. Normalmente programas apenas descompactados são instalados no diretório /usr mas você pode instalar onde desejar, desde que documente...
    2. Após a instalação, não há por que manter os fontes descompactados, podem ser removidos...

  3. #3

    Padrão

    Apenas complemetando:

    1 Quando vou instalar um pacote q estaja compactado em tar.gz eu descompactando ele tem alguns programas q já vem prontos é só rodar o programa, onde eu posso estar descompactando o programa e se eu preciso criar um link só pra depois chamar ele pelo nome no terminal (como é o caso do amsn).

    Bom, ao instalar o programa, ele ja cria tudo correto (se não der erros). Porém, se os links que você se refere são atalhos para o Desktop por exemplo, sim, você precisa criá-los.
    Uma dica amigo: Caso você precise de pacotes para o slakcware, de uma olhada antes no LinuxPackages: View É um site específico para pacotes pré-compilados do slakcware. No caso, voce baixa um amsn.tgz de la por exemplo, e depois seria soh rodar o comando
    #slackpkg install amsn.tgz

    (não se esqueça de ter o slackpkg instalado que você pode conseguir no site que eu sugeri acima caso não esteja instalado).


    2. Quando eu baixo o programa compactado novamente em tar.gz e nele vem os fontes, depois de compilar o programa eu posso deletar os fontes ????

    Sim, você pode. Mas eu te sugiro uma coisa, quando você baixa pacotes que não vem no slackware por default, e voce gosta de usá-los, não delete os pacotes tar.gz (ou outras extensões). Sugiro, que crie um repositório no seu hd, ou em um cd para caso um dia você necessite reinstala-los, não precise baixar de novo.

    Acho que era isso...

    [],s Renato