+ Responder ao Tópico



  1. #1
    bruno353
    Visitante

    Exclamation Niveis de permissões em pastas

    Bom dia, gostaria da ajuda de voces.
    Atualmente meu servidor Samba possui a pasta de todos departamentos, mas cada pasta com um compartilhamento, tendo os usuários nas estações de trabalho ter que mapear cada pasta que ele precisa para acessar.
    Quero montar um mapeamento único (root), com as pastas dos departamentos dentro, mas fui informado por quem administra que ao fazer isso, futuramente quando eu quiser inserir níveis de permissões para os grupos poderem acessar as pastas, vai existir uma limitação.

    Ele me disse que só tem 3 níveis de acesso: o dono, o grupo da pasta e outros.
    Por exemplo, se eu quiser criar uma pasta Vendas, dentro do root e quisesse por exemplo que 3 grupos da rede tivessem acesso total, outros 2 grupos pudessem apenas ler e o resto não pudesse acessar, eu não conseguiria. Pois ele apenas permitiria o grupo dono da pasta ter acesso total, um grupo escolhido ter um acesso que eu escolhesse e o resto dos grupos ficaria em outros, impossibilitando diversos níveis de permissões para o acesso da pasta.

    Isso confere?
    Agradeceria muito se me respondessem isso.
    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    você pode criar vários grrupos também.. caso precise de uma permissão muito complicada..

  3. #3

    Padrão

    cara...

    a principal vantagem do linux é com relação a segurança, que é a nível de usuário...

    o bom, é cada usuário ter seu grupo distinto..

    e cada compartilhamento samba ter, também, seu grupo distinto...

    desta forma, você atribui acesso ao compartilhamento através do grupo, dando ao usuário permissão total, apenas leitura ou nada de acesso...

    para clientes baseados no windows, você tem opções no samba de máscaras de criação de arquivos e diretórios... e de permissões também..

    a flexibilidade no linux é gigante, basta apenas saber usá-la...

  4. #4

    Padrão

    Cara... da pra fazer sim o que vc esta querendo, basta vc utilizar ACLs no sistema de arquivos, parece complicado mais é bem simples,
    Linux in Brazil ( ACLs )

    nesse link é ensinado a instalar e a administrar ACL...

    Qualquer dúvida posta ai....

    Porem ainda gosto de ter várias pastas no samba....e integradas ao ACL também...

    Da uma pesquisada e decide...

    mas ACL resolve seu problema... da pra adiciona acesso a vários grupos... a vários usuários e etc...

    Att