+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PCI ag530, qual potencia ajustar no MK?

    Bom Pessoal,

    Após varias buscas sem sucesso, a procura de minipci atheros homologada para usar com OS Mikrotik em Wrap, tive que mudar de opção e decidi montar 1 AP em placa mae visto que a unica homologada é a sl-5354MP PLus que nao existe mais a venda por ter saido de fabricação, escolhi entao a ag530 que é homologada e inclusive muito elogiada pelos amigos aqui do forum. No entanto aproveito a oportunidade para perguntar aos amigos que ja fazem uso da mesma qual a potencia que devo ajustar no MK, para um funcionamento otimizado em termo de tráfego e alcance. Desde ja agradeço a todos.

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    olha eu ja usei ela em modo padrao com 78mw ja usei com 400mw e por ultimo para fazer um teste estou usando a 1w ambos funcionando e bem
    conheço um provedor que faz 1 ano que esta usando em 1w e ta funconando bem

  3. #3

    Padrão

    caraca, 1 wats? e tem realmente aumento de desempenho? se puder postas os teste ai para nos

  4. #4

    Padrão

    amigo usa as ubiquiti 250 mw é homologada pela anatel.

  5. #5

    Padrão

    opa essa eu nunca ouvi falar, qual o modelo, qual tipo. de mais detalhes

  6. #6

    Padrão

    bom.. setar o equipamento para trabalhar acima do que ele pode trabalhar é uma coisa, mas ele desempenhar tal função é outra...

    pode-se apenas afirmar que o equipamento está trabalhando nessa potência se fizer teste com equipamento específico.. caso contrário ele poderá estar trabalhando com alguns mW a mais...

  7. #7

    Padrão

    Realmente vamos pensar um pouquinho uma placa que o hardware foi fabricado para uma determinada potencia, tipo 63mw funcionar a 100mw ou 200mw e meio improvavel não acha, na realidade nos temos um grande problema temos muita gente falando, falando que faz isso faz aquilo que potencia isso e bom mas numca, numca vi ninguem colocar um grafico de espectro de 1w aqui ou em 400mw, isso na realidade e potetico, e pior tem gente que fala " a eu tenho um amigo que fez e deu certo " sera , será mesmo , eu ja vi muita gente fazer instalação e funcionar mas quanto tempo funciona e qual a qualidade disso, pessoal estamos esquecendo de conceitos basicos de radio difusão não na maioria dos provedores estão sendo instaladas antenas com ganho muito grande acima do necessario e prejudicando e matando o sinal da suas proprias bases, colocar um radio amplificado ou com potencia de 1w ou 500mw e gerar ruido nos clientes e em você mesmo eu tenho um ap2000 com 55 clientes online com potencia de 63mw cara e vou colocar mais clientes ainda, mas isso e planejamento, não modismo ...

  8. #8

    Padrão

    igualmente para esses radios que usam aprouter e similares, se alguem tiver a curiosidade de ligar um desses radios em um wattimetro para olhar como fica o sinal quando se força o aparelho a trabalhar em uma potencia acima...


    até 100mw esses radinhos trabalham bem... acima de 100mw ele "picota" a onda.. o mesmo acontece com essas placas ...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    bom.. setar o equipamento para trabalhar acima do que ele pode trabalhar é uma coisa, mas ele desempenhar tal função é outra...

    pode-se apenas afirmar que o equipamento está trabalhando nessa potência se fizer teste com equipamento específico.. caso contrário ele poderá estar trabalhando com alguns mW a mais...

    Concordo com voce em parte Luciano. Mas o que voce diz destes firmware tipo AP Router usados em chip set 8186, que eleva segundo o vendedor a potencia de um radio Ovislink e outros de 63mw para 400mw?. isso é balela? Valeu...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mirandapb Ver Post
    Concordo com voce em parte Luciano. Mas o que voce diz destes firmware tipo AP Router usados em chip set 8186, que eleva segundo o vendedor a potencia de um radio Ovislink e outros de 63mw para 400mw?. isso é balela? Valeu...
    alguns equipamentos saem de fábrica com uma potência mas suportam um pouco mais...

    mesmo assim, não confio muito, se pegar esses equipamentos que saem de fábrica para trabalhar a 63mW e colocar ele a 400mW, só acredito que ele fique 100% depois de colocar num analizador de espectro e os resultados forem positivos, caso contrário prefiro usar na potência original...

  11. #11

    Padrão

    O zinwell, que tem 250mw por hardware não dá p/ colocar a 400 mw pelo firmware.
    Por que sera?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    O zinwell, que tem 250mw por hardware não dá p/ colocar a 400 mw pelo firmware.
    Por que sera?

    Ola Antoni, voce argumentou muito bem com o exemplo do zinwell, mas toda regra tem realmente variações e excerções, veja o caso do chipset ar5213 da atheros, na D-link ag530 seus circuitos sao ajustado para trabalhar em 63mw, na sl-5354MP plus o mesmo é ajustado para 200mw e por ai vai... agora atingir os 400mw é muito complicado mesmo. Valeu

  13. #13

    Padrão Ag530...

    No caso especificio da AG530, que foi feita pra trabalhar com 17dbi, quando se coloca 20, 23, ou ate mesmo 26 como alguns dizem; ela simplesmente trabalha na potência máxima (17dbi). Agora se você setar 10dbi, ai sim a mesma diminui sua potência. Já fiz teste com várias e digo por experiência própria, é o mesmo que dizer que colocando o velocímetro de uma Ferrari num Fusca ele vai andar a 300km/h.(rsrsrsrsrsrsrsrsrs)...Desculpem pela piada!

  14. #14

    Padrão

    Segundo a especificação do site Zinwell do Brasil - Home, o G120PLUS tem Transmit Power de 18 dBm, pelo pouco que sei, 18 dBm equivaleria a 64 mW, ou seja, 64 mW por hardware.
    Ou eu estou por fora de especificações de wi-fi, ou alguem inventou essa história de 250mW do zinwell, e pelo jeito deu muito certo, porque muita gente já comprou este bichinho crente que ele tinha 250mW por hardware, inclusive eu kkkkkkk.
    Abraços a todos.

  15. #15

    Padrão

    olá,

    essas ubiquiti 250 mw
    qm ja utilizou delas?
    quais foram os resultados?

  16. #16

    Padrão

    Aqui utilizo um mikrotik em cima de uma torre com 30mt de altura, com 4 pci ag530, de inicio testei setar as potencias em 23dbi...

    Mas hoje tenho um redimento bem melhor delas, com a potencia default 17dbi.

    Hoje tenho clientes a 3km com sinal de -59dbi.

    Valeu.

  17. #17

    Arrow Concordo com vc!!!

    Citação Postado originalmente por Mirandapb Ver Post
    Concordo com voce em parte Luciano. Mas o que voce diz destes firmware tipo AP Router usados em chip set 8186, que eleva segundo o vendedor a potencia de um radio Ovislink e outros de 63mw para 400mw?. isso é balela? Valeu...
    Meu amigo, já fiz testes com várias marcas de AP com chipset RTL8186, usando vários aprouter (firmewares) porém não altera em nada sua performace ou alcance... Esses firmwares só servem para colocar alguns serviços ou funções que os firmwares originais não fazem, como PPOE, roteamentos, entre outros;;; Vlw!!