Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão LoadBalance WIKI com 3 ADSL.

    Pessoal, tenho um loadbalance com 2 adsl que funciona uma maravilha fiz pelo wiki Load Balancing - MikroTik Wiki tUDO oK...

    Porém agora preciso adicionar um terceiro link, ja tentei de diversas forma e sem sucesso será que algum amigo da lista poderia me dar uma dica? Agradeço.

  2. #2

    Padrão dica

    Eu doi a dica em cuanto voce me envie a licença que hace um mes le paguei. A pagina do mikrotik funciona perfectamente... de lo contrario espero que me devuelvas mis 30 dólares....

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fefo2006 Ver Post
    Eu doi a dica em cuanto voce me envie a licença que hace um mes le paguei. A pagina do mikrotik funciona perfectamente... de lo contrario espero que me devuelvas mis 30 dólares....
    Ja enviei suas licenças...

    Segue aqui novamente.

    Software ID: P1VM-TB0
    -----BEGIN MIKROTIK SOFTWARE KEY------------
    s5EnMzFo80M4gD/MrdtASjAzzFI8IX7P+3UqbWZY1wZg
    5nSxSgIXc+AHL/xi7ZOVpJH743LHZS9HMtXeIPsu1B==
    -----END MIKROTIK SOFTWARE KEY--------------

    Software ID: LW1L-BST
    -----BEGIN MIKROTIK SOFTWARE KEY------------
    kphU1lHKcAEpkPvmkULYCYqOW4qXX64G9VudHczTsyBB
    WJw+AKOwwBrVlvgZGAul7YBJi6AbfEg/8EHsQIy1fD==
    -----END MIKROTIK SOFTWARE KEY--------------

    E deixe de se passar aqui...

  4. #4

    Padrão

    Obrigado, perdi 15 dólares por que tuve que comprar la licencia directamente a mikrotik, estuve esperando su licencia todo este tiempo y recien ahora me la envia, la verdad que no recomiendo hacer negocios con usted....

  5. #5

    Padrão

    Dá p/ fazer por marcacao de pacotes, selecionando quais serviços airão por cada link ou por clientes, colocando cada grupo de clientes em um link diferente.

    Abaixo, segue um esquema que uso para dois links, seria apenas criar a marcacao de pacotes para os servicos que sairão pelo terceiro link e usar
    Acrescenta estas regras, onde 10.1.1.8 é o ip do cliente e 172.16.1.10 é o gateway do segundo link.
    Acrescenta esta regra para todos os IPs que vc quer redirecionar e posta os resultados

    / ip route
    add dst-address=10.1.1.8/32 gateway=172.16.1.10 scope=255 target-scope=10 comment="" disabled=no

    Poderia se atribuir uma subrede inteira para o segundo link, através de ua única regra, por exemplo assim:

    / ip route
    add dst-address=10.1.1.0/28 gateway=172.16.1.10 scope=255 target-scope=10 comment="" disabled=no

    Esta regra redirecionaria os IPs 10.1.1.1 a 10.1.1.14 para o segundo link, através de uma regra apenas.

    Teria ainda a opção de marcar pacotes de determinados serviços (21, 22, 23, 25, 53, 80, 110, 443) e redirecionar estes serviços priorizados e jugar no link que está roteado e deixar o lixo no adsl.
    Seria mais ou menos assim:

    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=80 action=mark-routing new-routing-mark=link2 \
    passthrough=yes comment="Marca conexoes na porta 80 c/ a marca link2 - by antoni" disabled=no

    Teria que adaptar a regra acima, criando uma para cada protocolo/porta que vc quer redirecionar.

    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting routing-mark=link2 action=mark-packet new-packet-mark=link2 passthrough=yes \
    comment="Marca pacotes da porta 80 c/ a marca link2" disabled=no

    Esta regra, pode ser inserida apenas uma vez, pois todas as conexoes marcadas com a regra anterior, terao a mesma marca e esta regra apenas marca os pacotes das conexões já marcadas.

    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.10.254 scope=255 target-scope=10 routing-mark=link2 \
    comment="Redireciona pacotes marcados c/ link2 p/ segundo gateway - by antoni" disabled=no

    Esta regra acrescenta um gateway para os pacotes com a marca link2, criada anteriormente. Assim, os pacotes marcados sairão por este link e os demais, sairao pelo link padrao.

    Faça seus testes e poste teus resultados!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Dá p/ fazer por marcacao de pacotes, selecionando quais serviços airão por cada link ou por clientes, colocando cada grupo de clientes em um link diferente.

    Abaixo, segue um esquema que uso para dois links, seria apenas criar a marcacao de pacotes para os servicos que sairão pelo terceiro link e usar
    Acrescenta estas regras, onde 10.1.1.8 é o ip do cliente e 172.16.1.10 é o gateway do segundo link.
    Acrescenta esta regra para todos os IPs que vc quer redirecionar e posta os resultados

    / ip route
    add dst-address=10.1.1.8/32 gateway=172.16.1.10 scope=255 target-scope=10 comment="" disabled=no

    Poderia se atribuir uma subrede inteira para o segundo link, através de ua única regra, por exemplo assim:

    / ip route
    add dst-address=10.1.1.0/28 gateway=172.16.1.10 scope=255 target-scope=10 comment="" disabled=no

    Esta regra redirecionaria os IPs 10.1.1.1 a 10.1.1.14 para o segundo link, através de uma regra apenas.

    Teria ainda a opção de marcar pacotes de determinados serviços (21, 22, 23, 25, 53, 80, 110, 443) e redirecionar estes serviços priorizados e jugar no link que está roteado e deixar o lixo no adsl.
    Seria mais ou menos assim:

    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=80 action=mark-routing new-routing-mark=link2 \
    passthrough=yes comment="Marca conexoes na porta 80 c/ a marca link2 - by antoni" disabled=no

    Teria que adaptar a regra acima, criando uma para cada protocolo/porta que vc quer redirecionar.

    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting routing-mark=link2 action=mark-packet new-packet-mark=link2 passthrough=yes \
    comment="Marca pacotes da porta 80 c/ a marca link2" disabled=no

    Esta regra, pode ser inserida apenas uma vez, pois todas as conexoes marcadas com a regra anterior, terao a mesma marca e esta regra apenas marca os pacotes das conexões já marcadas.

    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.10.254 scope=255 target-scope=10 routing-mark=link2 \
    comment="Redireciona pacotes marcados c/ link2 p/ segundo gateway - by antoni" disabled=no

    Esta regra acrescenta um gateway para os pacotes com a marca link2, criada anteriormente. Assim, os pacotes marcados sairão por este link e os demais, sairao pelo link padrao.

    Faça seus testes e poste teus resultados!

    Atualmente já tenho um load com 2 links funcionando, porém usei o esquema do wiki Load Balancing - MikroTik Wiki
    preciso apenas adicionar mais um link nesse loadbalance que ja tenho, não desejo refazer tudo novamente tendo que dividir por grupos..

  7. #7

    Padrão

    Tenho um com 4 ADSL aqui nos moldes desse wiki do mikrotik, o mais dificil foi arrumar o esquema do nth.

  8. #8
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão Load Balance tradução

    Pessoal resolvi fazer a tradução do wiki que nosso amigo postou no início do tropico, outra coisa que eu fiz foi organizar ele melhor.

    "Pessoal sei que muito vão repara na tradução + aviso eu usei a ferramenta do google. Pois não sei fazer tradução."

    Espero que você do fórum ache legal.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Dá p/ fazer por marcacao de pacotes, selecionando quais serviços airão por cada link ou por clientes, colocando cada grupo de clientes em um link diferente.

    Abaixo, segue um esquema que uso para dois links, seria apenas criar a marcacao de pacotes para os servicos que sairão pelo terceiro link e usar
    Acrescenta estas regras, onde 10.1.1.8 é o ip do cliente e 172.16.1.10 é o gateway do segundo link.
    Acrescenta esta regra para todos os IPs que vc quer redirecionar e posta os resultados

    / ip route
    add dst-address=10.1.1.8/32 gateway=172.16.1.10 scope=255 target-scope=10 comment="" disabled=no

    Poderia se atribuir uma subrede inteira para o segundo link, através de ua única regra, por exemplo assim:

    / ip route
    add dst-address=10.1.1.0/28 gateway=172.16.1.10 scope=255 target-scope=10 comment="" disabled=no

    Esta regra redirecionaria os IPs 10.1.1.1 a 10.1.1.14 para o segundo link, através de uma regra apenas.

    Teria ainda a opção de marcar pacotes de determinados serviços (21, 22, 23, 25, 53, 80, 110, 443) e redirecionar estes serviços priorizados e jugar no link que está roteado e deixar o lixo no adsl.
    Seria mais ou menos assim:

    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=80 action=mark-routing new-routing-mark=link2 \
    passthrough=yes comment="Marca conexoes na porta 80 c/ a marca link2 - by antoni" disabled=no

    Teria que adaptar a regra acima, criando uma para cada protocolo/porta que vc quer redirecionar.

    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting routing-mark=link2 action=mark-packet new-packet-mark=link2 passthrough=yes \
    comment="Marca pacotes da porta 80 c/ a marca link2" disabled=no

    Esta regra, pode ser inserida apenas uma vez, pois todas as conexoes marcadas com a regra anterior, terao a mesma marca e esta regra apenas marca os pacotes das conexões já marcadas.

    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.10.254 scope=255 target-scope=10 routing-mark=link2 \
    comment="Redireciona pacotes marcados c/ link2 p/ segundo gateway - by antoni" disabled=no

    Esta regra acrescenta um gateway para os pacotes com a marca link2, criada anteriormente. Assim, os pacotes marcados sairão por este link e os demais, sairao pelo link padrao.

    Faça seus testes e poste teus resultados!
    Olá amigo, me dê uma luz pf, tenho um mk com um adsl funcionando normalmente, adicionei outra placa de rede com outro modem roteado com IP 192.168.100.1 e DHCP 192.168.1-254, usei seus script para fazer com q a porta 80 navegue por este link2, a porta é redirecionada, o modem até pisca as luzes mas ñ abre as páginas, veja o print q tirei, valeu....

    http://img464.imageshack.us/img464/4181/mk10hs6.th.jpg

    as regras q usei tá disable pq tive q desabilitar para postar, hehehe

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 2KILLER2 Ver Post
    Tenho um com 4 ADSL aqui nos moldes desse wiki do mikrotik, o mais dificil foi arrumar o esquema do nth.
    Acho que meu problema é o nth tbm, poderia me ajudar?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Olá amigo, me dê uma luz pf, tenho um mk com um adsl funcionando normalmente, adicionei outra placa de rede com outro modem roteado com IP 192.168.100.1 e DHCP 192.168.1-254, usei seus script para fazer com q a porta 80 navegue por este link2, a porta é redirecionada, o modem até pisca as luzes mas ñ abre as páginas, veja o print q tirei, valeu....

    http://img464.imageshack.us/img464/4181/mk10hs6.th.jpg

    as regras q usei tá disable pq tive q desabilitar para postar, hehehe
    Aparentemente, ele está jogando o tráfego para um gateway inválido, cheque a configuração do modem e veja se o IP do gateway desse link está informado corretamente no mikrotik.
    Verifique também se o mk está reconhecendo o IP do gateway na interface correta, que ñ dá p/ ver na screen, pois tá desabilitada.

    Tente, com as regras ativas, pingar para o IP do gateway do link 2 e veja o que dá...

  12. #12

    Padrão

    olhando novamente a screen, vi que o gateway informado é o 192.168.100.2, que é o IP que está cadastrado no address do mikrotik na interface ether3.

    Verifique se o segundo link efetivamente está ligado na ether3 e altere o IP do gateway para o IP do modem (provavelmnte 192.168.100.1 ou 192.168.100.254)

  13. #13

    Padrão

    Todo o segredo de usar mais links ou dar mais carga para os links está no
    connection-state=new nth=

    MAs alguém entende disso realmente?

    Eu tinha aqui uma configuração antiga com o seguinte nth (uma para cada regra):
    2,1,0
    2,1,1
    2,1,2

    Isso era para 3 links de entrada. Como não uso mais, não sei informar se ainda funciona.

  14. #14

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por 2KILLER2 Ver Post
    Tenho um com 4 ADSL aqui nos moldes desse wiki do mikrotik, o mais dificil foi arrumar o esquema do nth.
    Amigo poderia colocar a sua solução para 4 adsl ?!!

    seria de grande ajuda para min e a comunidade !

  15. #15
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Pessoal achei esse link em outro tropico daki do forum, achei que poderia ajuda a todos. Eu em particular não testei ainda, pq no momento estou com uma link só.

    Nesse link que estou a colocar aqui ele faz router com 5 links.

    Pessoal vamos fazer boa Ação - Load Balecend Completo para 5 Links Parte - 1

  16. #16

    Padrão load

    tem como vc me passar como vc faz o lod em 2 adsl pois no wiki tem coisa que nao entendi lá ok se puder me mdanr em portugues agradeço [email protected]



    Citação Postado originalmente por klemensonleal Ver Post
    Pessoal, tenho um loadbalance com 2 adsl que funciona uma maravilha fiz pelo wiki Load Balancing - MikroTik Wiki tUDO oK...

    Porém agora preciso adicionar um terceiro link, ja tentei de diversas forma e sem sucesso será que algum amigo da lista poderia me dar uma dica? Agradeço.

  17. #17

    Talking 2 e 3 ADSL mesma operado ou diferente !

    Citação Postado originalmente por apnet Ver Post
    tem como vc me passar como vc faz o lod em 2 adsl pois no wiki tem coisa que nao entendi lá ok se puder me mdanr em portugues agradeço [email protected]

    olá amigo!

    você tem que ter 3 placas de rede na maquina !

    se for ADSL de operadoras diferentes utilize DNS publico !

    ex: primario 208.67.222.222
    secundario 208.67.220.220

    estes DNS funcionam com quase todas operadoras .

    E bom Colocar os modens em modo router !


    Bom o comando a seguir você tem que digitar no terminal do mikrotik ou por SSH.
    lembrado que a cada diretorio diferente para os comandos você tem que iniciar uma sessão nova !

    2 ADSL


    / ip address

    add address=192.168.0.1/24 network=192.168.0.0 broadcast=192.168.0.255 interface=ether1 comment="" \
    disabled=no

    add address=10.111.0.2/24 network=10.111.0.0 broadcast=10.111.0.255 interface=ether2 \
    comment="" disabled=no

    add address=10.112.0.2/24 network=10.112.0.0 broadcast=10.112.0.255 interface=ether3 \
    comment="" disabled=no


    / ip firewall mangle

    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-state=new nth=1,1,0 \
    action=mark-connection new-connection-mark=odd passthrough=yes comment="" \
    disabled=no

    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-mark=odd action=mark-routing \
    new-routing-mark=odd passthrough=no comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-state=new nth=1,1,1 \
    action=mark-connection new-connection-mark=even passthrough=yes comment="" \
    disabled=no

    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-mark=even action=mark-routing \
    new-routing-mark=even passthrough=no comment="" disabled=no



    / ip firewall nat

    add chain=srcnat connection-mark=odd action=src-nat to-addresses=10.111.0.2 \
    to-ports=0-65535 comment="" disabled=no

    add chain=srcnat connection-mark=even action=src-nat to-addresses=10.112.0.2 \
    to-ports=0-65535 comment="" disabled=no



    / ip route

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.111.0.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd \
    comment="" disabled=no

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.112.0.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=even \
    comment="" disabled=no

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.112.0.1 scope=255 target-scope=10 comment="" \
    disabled=no


    3 ADSL


    você tem que ter 4 placas de rede na maquina !


    / ip address

    add address=192.168.0.1/24 network=192.168.0.0 broadcast=192.168.0.255 interface=ether1 comment="" \
    disabled=no

    add address=10.111.0.2/24 network=10.111.0.0 broadcast=10.111.0.255 interface=ether2 \
    comment="" disabled=no

    add address=10.112.0.2/24 network=10.112.0.0 broadcast=10.112.0.255 interface=ether3 \
    comment="" disabled=no

    add address=10.113.0.2/24 network=10.113.0.0 broadcast=10.113.0.255 interface=ether4 \
    comment="" disabled=no



    / ip firewall mangle

    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-state=new nth=2,1,0 \
    action=mark-connection new-connection-mark=odd passthrough=yes comment="" \
    disabled=no

    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-mark=odd action=mark-routing \
    new-routing-mark=odd passthrough=no comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-state=new nth=2,1,1 \
    action=mark-connection new-connection-mark=even passthrough=yes comment="" \
    disabled=no

    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-mark=even action=mark-routing \
    new-routing-mark=even passthrough=no comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-state=new nth=2,1,2 \
    action=mark-connection new-connection-mark=ode passthrough=yes comment="" \
    disabled=no

    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-mark=ode action=mark-routing \
    new-routing-mark=ode passthrough=no comment="" disabled=no


    / ip firewall nat

    add chain=srcnat connection-mark=odd action=src-nat to-addresses=10.111.0.2 \
    to-ports=0-65535 comment="" disabled=no

    add chain=srcnat connection-mark=even action=src-nat to-addresses=10.112.0.2 \
    to-ports=0-65535 comment="" disabled=no

    add chain=srcnat connection-mark=ode action=src-nat to-addresses=
    10.113.0.2 \
    to-ports=0-65535 comment="" disabled=no



    / ip route

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.111.0.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd \
    comment="" disabled=no

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.112.0.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=even \
    comment="" disabled=no

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.113.0.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=ode \
    comment="" disabled=no

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.113.0.1 scope=255 target-scope=10 comment="" \
    disabled=no


    Outra Coisa acabei de testar este script tambem faz fail over se um link cair o outro ou os outros assumem o trafego !



    Bom espero ter ajudado !
    Última edição por Giovani.couto; 09-08-2007 às 23:38.

  18. #18

    Talking Load Balance com 3 ADSL

    Citação Postado originalmente por klemensonleal Ver Post
    Pessoal, tenho um loadbalance com 2 adsl que funciona uma maravilha fiz pelo wiki Load Balancing - MikroTik Wiki tUDO oK...

    Porém agora preciso adicionar um terceiro link, ja tentei de diversas forma e sem sucesso será que algum amigo da lista poderia me dar uma dica? Agradeço.

    olá Amigo ve se o que ta em cima lhe serve !!!

  19. #19
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Boa gostei da iniciativa. Parabéns

  20. #20

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    Boa gostei da iniciativa. Parabéns
    Obrigado pelo elogio Amigo !