Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Imagem radio mobile

    Ola turma, comecei a tentar usar o Radio Mobile e com as informações que tinha fiz a seguinte imagem. Vejam bem quero fazer um ponto a ponto de + ou - 23Km baseado na imagem o que vocês me dizem, se quiserem mais dados é só pedir.
    Obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Vista.bmp
Visualizações:	276
Tamanho: 	770,0 KB
ID:      	1013  

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Pelo pouco que a imagem mostra, o enlace é inviável.

  3. #3

    Padrão

    Eita!!!!! Agora eu pergunto: E Agora?????

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Refaça os cálculos com equipamentos diferentes, frequencia diferente, altura (que você poderá ajustar) diferente e coloque uma imagem aqui que dê para visualizar todos os dados.

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    valeu cara vou olhar!!!

    Citação Postado originalmente por macvitor Ver Post
    O mapa que vc está usando é muito ruim.
    Use esse tutorial aqui https://under-linux.org/forums/wirel...io-mobile.html para melhorar os mapas.

    Marcelo Vitor
    Inet Soltion - Um mundo de soluções a seu alcance!

  7. #7

    Padrão

    Deem uma olhada no novo esboço que fiz com a dica do amigo Marcelo. Acho que tenho que aumentar e muito as torres...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Vista2.bmp
Visualizações:	147
Tamanho: 	770,0 KB
ID:      	1015  

  8. #8

    Padrão

    mas nesa ultima nao sei que potencia colocaste pra que cheguem 500 microvolts, so se aumentastes a potencia pra 100W e antena de 6mts de diametro, huahuhauha, e imposivel fechar isso com ess caracteristicas de terreno, e por favos manda as imagens em jpg e nao em bmp. Pasa tuas coordenadas pra ver aqui no RM.

  9. #9

    Padrão

    Opa cara valeu e desculpe pelas fotos em bmp esqueci de converter.

    Minhas coordenadas são as seguintes:
    Torre pirncipal= S7 37.856 W39 33.173
    Link Telemar = S7 30.791 W39 43.265

    Esses pontos eu marquei com um Etrex Vista CX.


    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    mas nesa ultima nao sei que potencia colocaste pra que cheguem 500 microvolts, so se aumentastes a potencia pra 100W e antena de 6mts de diametro, huahuhauha, e imposivel fechar isso com ess caracteristicas de terreno, e por favos manda as imagens em jpg e nao em bmp. Pasa tuas coordenadas pra ver aqui no RM.

  10. #10

    Padrão

    oi, pelas coordenadas que vc pasou me aparece assim, com torres de 36 mts em cada lado, daria pra fechar, eu coloquei antenas de grade normais de 24dbi e potencia do tx de 100mw, tem algumas localidades proximas, (uniao , Arararipe, niteroi), porem sao mais baixas ainda, e nao sei se tem energia eletrica como pra colocar uma repetidora, Ese pico de 430mts que aparece na sua foto acho que fica fora da rota entre as repetidoras, pelo menos pelas coordenadas do gps, que 100% certas nao sao.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link1.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	52,9 KB
ID:      	1029  

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    oi, pelas coordenadas que vc pasou me aparece assim, com torres de 36 mts em cada lado, daria pra fechar, eu coloquei antenas de grade normais de 24dbi e potencia do tx de 100mw, tem algumas localidades proximas, (uniao , Arararipe, niteroi), porem sao mais baixas ainda, e nao sei se tem energia eletrica como pra colocar uma repetidora, Ese pico de 430mts que aparece na sua foto acho que fica fora da rota entre as repetidoras, pelo menos pelas coordenadas do gps, que 100% certas nao sao.
    Pelos seus cálculos o enlace fecha, mas olha só o RX (12 dB)... muito pouco... qq interferência que não foi levada em conta poderá jogar esse valor para taxas inviáveis.

  12. #12

    Padrão

    claro, vai depender da exatidao dos dados, so que esta com antena de 24 dbi, teria recusos para aumentar os tamnhos das parabolas se nescesario, e eses 12db e porque eu coloquei como minimo 20 uV que equivale a -81dbm. Com antenas de 90cm e 27 dbi de ganho o sinal sobe para 160uV (-63) e o RX relative para 18db,poderia ser feito tb em 5.8ghz coloquei as imagens para 5.8 com antenas pluton de 30dbi.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link2.jpg
Visualizações:	128
Tamanho: 	58,3 KB
ID:      	1030  

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    claro, vai depender da exatidao dos dados, so que esta com antena de 24 dbi, teria recusos para aumentar os tamnhos das parabolas se nescesario, e eses 12db e porque eu coloquei como minimo 20 uV que equivale a -81dbm. Com antenas de 90cm e 27 dbi de ganho o sinal sobe para 160uV (-63) e o RX relative para 18db,poderia ser feito tb em 5.8ghz coloquei as imagens para 5.8 com antenas pluton de 30dbi.
    Fiz aqui, usando a ultima versão do RM e o sistema de mapas SRTM, com um Teramax LR 200mW e antenas 37 dbi da Pluton.

    Veja que os resultados são diferentes... realmente quanto aos dados é necessário mais precisão, mas note que a diferença é enorme quanto ao RX do enlace.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         telemar.jpg
Visualizações:	127
Tamanho: 	71,1 KB
ID:      	1031  
    Última edição por sergio; 12-08-2007 às 20:12.

  14. #14

    Padrão

    pois e pena que nunca vamos ter muita certeza da presisao, porem seu link deu 25km e o dele tinha dado 20km no gps, vc converteu as medidas para segundos , ja que estabam em milisegundos, o mlhor seria se coletase mais dados com o gps.inclusive no meio do caminho para ter certeza que o pico de + de 600 mts esta no meio.

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    pois e pena que nunca vamos ter muita certeza da presisao, porem seu link deu 25km e o dele tinha dado 20km no gps, vc converteu as medidas para segundos , ja que estabam em milisegundos, o mlhor seria se coletase mais dados com o gps.inclusive no meio do caminho para ter certeza que o pico de + de 600 mts esta no meio.
    Ooopsss... falha nossa... não converti as coordenadas do GPS. Vou fazer isso depois e ver a diferença. Agora um dado que faz falta é o da altitude... pois usar apenas a dos mapas não basta.

  16. #16

    Padrão

    Turma estou muito agradecido pela ajuda.
    Mas vamos lá, estou notando que há algumas divergências nos gráficos, fiz algumas medições no final de semana e vi que esse link direto fica inviável, tive em um local do qual obtive vista lateral do terreno, marquei alguns pontos na serra próxima na qual obtive visada dos dois ponto, então resolvi colocar uma repetidora. Amanhã posto os gráficos, pois não sei o que fiz e perdi o que estava salvo no Radio Mobili. Sim desculpe não ter colocado as altitudes e quanto a duvida dos dados do GPS estarem corretos ou não acho que estão corretos pois com os novos dados que alimentei ficou show.
    Valeu...
    Ps: Johnicar de onde vc é?

  17. #17

    Thumbs up

    Olha ai galera, agora outra pergunta quais equipamentos devo usar?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Visada Geral.JPG
Visualizações:	116
Tamanho: 	78,7 KB
ID:      	1033   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Visada1.JPG
Visualizações:	113
Tamanho: 	31,4 KB
ID:      	1034  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Visada2.JPG
Visualizações:	111
Tamanho: 	32,0 KB
ID:      	1035  

  18. #18
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Flano Ver Post
    Olha ai galera, agora outra pergunta quais equipamentos devo usar?
    O negócio agora melhorou...

    Quanto a equipamento, são vários que atendem, abaixo cito alguns (todos em 5.8):

    - Ayraia - precisaria de 4 com 4 antenas.
    - RB com 1 mini pci em cada ponta e na repeditora 1RB com 2 mini pci - 4 antenas.
    - Teramax CPE. Precisaria de 4, as antenas são integradas.

    Em todas as situações fazer os cálculos inserindo os dados dos equipamentos.

    Além desses, vários outros fechariam tais enlaces.

  19. #19

    Padrão

    Blz, entao agora e so verificar se tem infraestrutura aonde vc quer colocar a repetidora(energia eletrica), tem as routerboard U$125,00 na Flytec, e as placas RB52 U$ 69,00, antenas da hyperlink de 27dbi a US 75.00 la no PY, ou antenas de 30dbi pluton R$ 300,00 placas DWL AG530 R$189,00 na ntwork1, Para 5.8ghz vc debe tomar certos cuidados com os cabos e conectores. Moro em Jaguarao-RS , mas sou do Uruguai

  20. #20

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    Blz, entao agora e so verificar se tem infraestrutura aonde vc quer colocar a repetidora(energia eletrica), tem as routerboard U$125,00 na Flytec, e as placas RB52 U$ 69,00, antenas da hyperlink de 27dbi a US 75.00 la no PY, ou antenas de 30dbi pluton R$ 300,00 placas DWL AG530 R$189,00 na ntwork1, Para 5.8ghz vc debe tomar certos cuidados com os cabos e conectores. Moro em Jaguarao-RS , mas sou do Uruguai
    Valeu Sergio, Valeu Johnicar.

    Eu pessei em fechar com os airaya e com antenas zirok disco de 30dbi, quanto a infra do lugar achei um ponto muito bom que além de energia tem inclusive uns "dorbermans" que não irão deixar nem um gaiato mexer nos equipamentos kkkkkkkkkk