+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas entre as vantagens entre proxy transparente e autenticado

    Ola a todos. Tenho algumas dúvidas entre as vantagens de usar proxy transparente e autenticado e gostaria que vocês me ajudassem. Eu sei que usando proxy transparente, eu não preciso configurar os browsers de cada estação. Mas deixando esse detalhe de lado tenho algumas dúvidas que seguem abaixo:

    1 - Tem alguma diferença de segurança ou desempenho entre eu usar proxy autenticado e proxy transparente ?

    2 - Com proxy autenticado, acredito eu, que posso ter um melhor controle de quem acessou o que em determinada data e hora. Com o proxy transparente, eu também consigo ter esse controle ?

    3 - Tem alguma vantagem entre usar proxy transparente ou autenticado ? (tirando o detalhe de configurar os browsers).

    4 - Quando eu preciso configurar um proxy para uma empresa, tem alguma "regra" de quando eu devo usar proxy autenticado ou transparete, ou isso é apenas uma questão de "gosto pessoal" ?

    Desde já agradeço pela atenção de vocês.

    [ ]s, Renato

  2. #2

    Padrão

    tipo assim...............

    autenticado e transparente são opções do proxy, não há nenhuma interferencia entre as duas..

  3. #3

    Padrão

    Em meu rpovedor uso proxy transparente, de forma alguma acho que eu poderia usar autenticado pois os clientes iriam me encher o saco! Já ouvi dizer que as vezes acontece alguma incompatibilidade com o proxy transparente, mais nunca tive problemas com nada. Na empresa onde trabalho usamos autenticado.

  4. #4

    Padrão

    Proxy autenticado é mais quando vc precisa ter um controle maior sobre os usuários. Isso inclui liberações especiais por usuário e relatórios sobre o uso da internet por cada funcionário.
    O proxy transparente facilita quando vc só precisa bloquear alguns sites para todos os funcionários ou só fazer um cache para otimizar o uso da banda.

  5. #5

    Padrão

    me corrijam se eu estiver errado..

    ouvi dizer que quando vc usa o autenticado... cada vez q vc fechar o browser e tentar entrar novamente... tem entrar com o usário e senha... isso seria bem chato..

    pelo menos pra mim seria... eu fecho o browser toda hora... nao aguento ver um monte de janela aberta...


    vlw

  6. #6

    Padrão

    É, isso acontece, toda vez que fechar todos os browsers tem que autenticar de novo. Não sei se tem como contornar isso.

  7. #7

    Padrão

    até teria sim, seria você deixar marcada a opção lembrar senha, mas claro que isso não resolve 100 % do problema e não seria a melhor solução.

    []s...

    Renato

  8. #8

    Padrão

    povo..

    pelo o que eu to entendendo.. não tem como fazer transparente e autenticado??

    não entendi..

    abraços

  9. #9

    Padrão

    Nunca Tentei, mas pelo que sempre li e ouvi dizer, nao tem como ser proxy autenticao e transparente.... ou um ou outro...

    me corrijam se eu estiver errado, mas como disse, foi o q eu li e ouvi..


    vlw

  10. #10

    Padrão

    Eu tenho um squid antigo aqui (2.5.5), que está rodando transparente e com autenticação ao mesmo tempo.
    Eu tenho algumas páginas liberadas sem uso de autenticação e todas as outras necessitam de autenticação. O que acontece é que se vc não configurar no navegador para usar o proxy ele não vai pedir autenticação caso alguém tente acessar uma dessas páginas restritas, ele simplesmente dará mensagem de access deny.

  11. #11

    Padrão

    existe uma forma de fazer o proxy transparente pedir a autenticação. Mas existe uma incompatibilidade com algumas paginas q tem algum tipo de autenticação acho q conflita.
    Tentei fazer isso aqui pra ver qual seria essa incompatibilidade, mas nao consegui.
    o nome do pacote pra fazer isso é nocat se não estou enganado.

    bom, o proxy transparente é fazer todas as requisições de porta 80 passarem pelo proxy.

    o proxy autenticado funciona paralelamente com o proxy transparente, aqui utilizo assim, os q eu preciso de autenticação, configuro no browser.

    disseram que existe como fazer um autenticador em proxy transparente utilizando pearl ou java, ou php, mas, hehehe, isso, não me pergunte como.....