+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão Problema com MAC de radio

    Pessoal fui colocar ontem na rede de um Cliente o MK para rota, só que ocorreu um problema. Ele vai usar o MK com dois AP ligados por cabo.

    Em um AP ele está usando assim. Servidor -))))))) AP(cliente)----AP -)))))))) (Clientes)

    Ai o que está acontecendo e o seguinde Os clientes que estão conectado por esse AP estão com problema no login, depois que faz o login ele cai e tem q fazer login denovo. Só que repqarei uma coisa na aba Host do HotSpot está aparecendo uma coisa louca. O IP de todos os Clientes que estão nesse AP estão no mesmo MAC que no caso e o MAC do AP(Cliente). Nisso ele ficar maluquinho.

    O que tenho q fazer pessoal???

    Vou conversa com ele para troca esse esquerma dele. Deixa só um AP.

  2. #2

    Padrão

    Amigo,

    que AP é este que está usando , derepente pode colocá-lo como bridge ou se forem da mesma marca todos como ap+wds, dai sempre os mac's de seus clientes de qualquer ponta chegaram certinhas no seu hotspot ok.

    Posta ai, detalhes da configuracao, marca, modelo, e tudo mais ok.
    Ai com certeza ajudaremos.

    Flw.

  3. #3
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Assim que eu estive com o dono da empresa estarei postando as config aqui. + desde ja agradeço sua responda.

  4. #4
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduprog Ver Post
    Amigo,

    que AP é este que está usando , derepente pode colocá-lo como bridge ou se forem da mesma marca todos como ap+wds, dai sempre os mac's de seus clientes de qualquer ponta chegaram certinhas no seu hotspot ok.

    Posta ai, detalhes da configuracao, marca, modelo, e tudo mais ok.
    Ai com certeza ajudaremos.

    Flw.
    Todos os AP são da:
    Marca: Ovislink
    Modelo: WL-5460
    Última edição por angelangra; 13-08-2007 às 21:20.

  5. #5

    Padrão

    estes aps com certeza, coloque todos como ap+wds, vc acho how-to facilmente de como fazer, dai todos os macs que entrao de um lado chegam limpinhos do outro ok Afinal todos sao AP. Ai resolve seu problema de todos estarem chegando apenas com um mac ok.

    No manual do fabricante voce verifica como fazer isto mas nao tem segredo.
    Como modo de operacao voce escolha AP+WDS ou WDS nao sei como é este modelo. Vá em MAC FILTER (se trabalhar com esta opcao) cadastre o mac do AP A no AP B e assim por diante. Em um cenario que voce teria 3 APS, ficaria assim. Depois vai em WDS e cadastre o MAC do AP A no AP B e vice -versa


    AP 1<======>AP2<=========>AP3
    WDS <=====> WDS<========> WDS
    MAC AP2<===>MAC AP1<=====> MAC AP2
    <==========>MAC AP2

    O Mais interessante disto tudo é que nao necessariamente eles teem de ter o mesmo SSID ok, pois ele se comunicacao atraves do WDS e MAC.
    Ou seja NO AP1 vc cadastra o MAC do AP2 e por sua vez no AP3 cadastra tambem o MAC do AP2. Somente o AP2 que está no MEIO que terá de ter os dois MAC's cadastrados. Nao sei este modelo mas tem modelos que suportam WDS para até 6 equipamentos ok. Dai imagina a rede que vc pode fazer.

    Espero que consiga, qq duvida tamos ai pra ajudar.

    Flw

  6. #6
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduprog Ver Post
    estes aps com certeza, coloque todos como ap+wds, vc acho how-to facilmente de como fazer, dai todos os macs que entrao de um lado chegam limpinhos do outro ok Afinal todos sao AP. Ai resolve seu problema de todos estarem chegando apenas com um mac ok.

    No manual do fabricante voce verifica como fazer isto mas nao tem segredo.
    Como modo de operacao voce escolha AP+WDS ou WDS nao sei como é este modelo. Vá em MAC FILTER (se trabalhar com esta opcao) cadastre o mac do AP A no AP B e assim por diante. Em um cenario que voce teria 3 APS, ficaria assim. Depois vai em WDS e cadastre o MAC do AP A no AP B e vice -versa


    AP 1<======>AP2<=========>AP3
    WDS <=====> WDS<========> WDS
    MAC AP2<===>MAC AP1<=====> MAC AP2
    <==========>MAC AP2

    O Mais interessante disto tudo é que nao necessariamente eles teem de ter o mesmo SSID ok, pois ele se comunicacao atraves do WDS e MAC.
    Ou seja NO AP1 vc cadastra o MAC do AP2 e por sua vez no AP3 cadastra tambem o MAC do AP2. Somente o AP2 que está no MEIO que terá de ter os dois MAC's cadastrados. Nao sei este modelo mas tem modelos que suportam WDS para até 6 equipamentos ok. Dai imagina a rede que vc pode fazer.

    Espero que consiga, qq duvida tamos ai pra ajudar.

    Flw
    No caso o AP2 que está recebendo o sinal do AP1 ele tbm vai ficar como AP+WDS???

    O AP2 está sendo ligado no AP3 por cabo RJ45.

  7. #7
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Problema resolvido.

    Eu coloquei os AP1 e AP3 como AP+WDS, no AP1 coloquei o MAC do AP3 e do AP2(Cliente) e no AP3 o MAC do AP1 e do AP2(Cliente).

    No AP2(Cliente) não foi alterado nada.

    Vale lembra que e bom olhar em Status do AP o MAC da Wireless, pq no AP tem 3 MAC`s do WAN, LAN e do Wireless.

    Você só vai cadastra o MAC da Wireless.

  8. #8
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    Problema resolvido.

    Eu coloquei os AP1 e AP3 como AP+WDS, no AP1 coloquei o MAC do AP3 e do AP2(Cliente) e no AP3 o MAC do AP1 e do AP2(Cliente).

    No AP2(Cliente) não foi alterado nada.

    Vale lembra que e bom olhar em Status do AP o MAC da Wireless, pq no AP tem 3 MAC`s do WAN, LAN e do Wireless.

    Você só vai cadastra o MAC da Wireless.
    E pessoal achei que o problema ficou resolvido, m+ apareceu um outro problema.

    Comerçou a dah conflito de IP, agora será pq os AP´s estão na mesma classe dos Cliente.

    Ex.: Os cliente estão com 10.1.1.2-199
    Os AP´s estão com 10.1.1.200-254

    Será que esse pode ser meu problema?

    Obs.: quando tirei o AP+WDS do AP3 o problema parar só que não foi feito o teste para saber ser o meu problema anterior voltou.

  9. #9

    Padrão

    Amigo,

    Deixa eu te explicar uma coisa, quando vc coloca o AP como AP+WDS ele se torna uma especie de bridge, ou seja como se fosse um switch , totalmente transparente, entao todos os MAC's de um lado juntamente com seus IP's vao para todos os lados. Se estiverem IP's iguais nesta rede com certeza irá dar conflito ok. Pelo que entendi é para interligar empresa né mesmo. Entao se for isto basta restruturar sua rede, ou colocar um servidor de dhcp e colocar todo mundo para obter IP automaticamente ai nao irá correr este risco ok. Mas com certeza, quando tira o WDS ele passa a funcionar como cliente e eles saem atraves de NAT portanto apenas com o IP do Rádio. Neste Caso, Vá em todas as maquinas, Estruture sua rede ai sim, depois , parabens, téra um funcionamento perfeito ok.
    Flw. Precisando Tamo ai.

  10. #10
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    vou refazer a configuração de todos clientes e ai postou aqui o que aconteceu.

  11. #11
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Amigos foi feito uma verificação nos meus clientes, desliguei os AP´s de todos os clientes e mesmo assim continuo o conflito de IP.

    Antei pesando será que no caso se eu colocar meu sistema assim vai fucionar??

    AP+WDS -) ) ) ) AP(Cliente + Ad Hoc) ----- AP(Cliente + Ad Hoc) -) ) ) ) AP(dos Clientes)

    Obs.: o problema de conflito está entre os 3 AP`s Ja troquei o IP da interface Lan de cada um e nada.

  12. #12

    Padrão

    Amigo,


    Seguinte os AP's de suas torres deveriam estar em AP+WDS ok. e todos os seus clientes como CLIENTE ISP, ai seus clientes saem por nat atraves do radio deles. Se vc colocar todo mundo como AP+WDS a rede de um INVADE a do OUTRO. Entendeu.

    PROVEDOR => RADIO AP+WDS <=> TORRE1 AP+WDS <==> TORRE2 AP+WDS

    Todos os clientes estariam como vc disse que usam ovislink 5460, como cliente ou se for o firmware router como cliente ISP entendeu?

    Ai cada Radio terá um IP diferente na rede do seu provedor e a rede interna do cliente nao importa, pois ele sempre vai sair com o IP do rádio cliente entendeu.

    ADHOC é Comunicacao PTP em placas ou APS ok. Apenas um falando com UM. Infraestrutura é o que voce precisa.

    Se precisar manda um email para mim ou uma MP com toda sua estrutura e traço a rede pra você. OK.

    Flw. Bom Final de Semana.

  13. #13
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduprog Ver Post
    Amigo,


    Seguinte os AP's de suas torres deveriam estar em AP+WDS ok. e todos os seus clientes como CLIENTE ISP, ai seus clientes saem por nat atraves do radio deles. Se vc colocar todo mundo como AP+WDS a rede de um INVADE a do OUTRO. Entendeu.

    PROVEDOR => RADIO AP+WDS <=> TORRE1 AP+WDS <==> TORRE2 AP+WDS

    Todos os clientes estariam como vc disse que usam ovislink 5460, como cliente ou se for o firmware router como cliente ISP entendeu?

    Ai cada Radio terá um IP diferente na rede do seu provedor e a rede interna do cliente nao importa, pois ele sempre vai sair com o IP do rádio cliente entendeu.

    ADHOC é Comunicacao PTP em placas ou APS ok. Apenas um falando com UM. Infraestrutura é o que voce precisa.

    Se precisar manda um email para mim ou uma MP com toda sua estrutura e traço a rede pra você. OK.

    Flw. Bom Final de Semana.
    So me esclarece uma duvida que apareceu agora com seu post.

    a TORRE1 vai recebe do RADIO e manda manda via o RJ45 ela estanto como AP+WDS ???

    Bom Final de Semana para você tbm

  14. #14

    Padrão

    sim,

    imagino sua estrutura que no que eu chamo de AP1, é o provedor, portanto, ele estará ligado a uma servidor e ai passam todos os mac's ok. Sendo assim volto a esclarecer AP+WDS é um AP portanto uma BRIDGE. OK.

  15. #15
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Vlw + uma vez pela ajuda.

  16. #16
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Pessoal venho informa que resolvi meu problema de varios IP`s no mesmo MAC e assim ninguem logava no servidor.

    A solução foi simples para dor de cabeça que me arrumou.

    Era só ir em IP > HotSpot > na aba Servers
    Clicar duas vezes no server que você criou, quando abrir a janela do server você tem que desmarca a opção "Addresses Per MAC" nessa opção pelo que eu acho ela limita quantos IP`s pode ter no mesmo MAC.

    Espero que esse meu problema possa ajuda a vocês tbm.

    Abraço a todos do forum