+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por cabeer Ver Post
    Ola
    trabalha com mascara 252 q cada cliente vai ter um gateway, se o cara colocar qualquer um destes gateway vai parar um cliente, e nau todos.
    Realmente, cabeer, seria uma ótima solução. O problema é no caso de redes já grandes, que teria que ser alterado de cliente em cliente... Se fosse começar agora, era isso mesmo que iria adotar aqui no provedor, ou PPOE de cara já... Mas com um número consideral de clientes já, isso torna-se inviável.

2. cara aqui uso mascara /30 (255.255.255.252) tb.

usar mascara /24 em uma rede sem controle (provedores) é um pouco complicado.
    é mais facil no principio, mas a longo prazo dá muita dor de cabeça.

ao marcelomg, seu mk esta como bridge? router? nat?
    se nao tiver como bridge, é so desativar o arp na interface e amarrar o ip ao mac em ip >> arp (nao sei se resolve seu problema).

ao xandemartini, para provedores grandes, que utilizam mascara /24, que acho que é seu caso, a única forma de mudar para mascara /30 é escolher uma nova range de ips e ir fazendo upgrade aos poucos.
    melhor remediar aos poucos do que nao tomar nenhuma vacina nao acha?

neon

3. Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    cara aqui uso mascara /30 (255.255.255.252) tb.

ao xandemartini, para provedores grandes, que utilizam mascara /24, que acho que é seu caso, a única forma de mudar para mascara /30 é escolher uma nova range de ips e ir fazendo upgrade aos poucos.
    melhor remediar aos poucos do que nao tomar nenhuma vacina nao acha?

neon
    Concordo com vc.

4. Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Concordo com vc.
    Desculpa de entrar na conversa..

opa
    só para comentar.
    Aqui no provedor eu utilizo nos clientes /30 ou /29 ...

E ainda utilizo AP router nos clientes. Para que o cliente só tenha acesso a rede dele mesmo .. e ainda tenho varias regras de firewall para que nenhum cliente possa pingar em outro e ainda IP+MAC.
    E olha mesmo assim tenho problema com clientes.

Seguração nunca é d +.

5. Herbert, aqui nao tem dessa nao, pode entrar na conversa sim, estamos trocando experiencias.

Complementando ou sei lá, tentando dar uma dica....

Aqui no radio dos clientes (nao utilizo placa a nao ser q eu monte um mk para a rede do cliente - com gerenciamento meu logico), sempre utilizo masca /30, sempre. Ai eu faço NAT no rádio, desse jeito o clienten nunca tem acesso ao mac/senha do radio, se ele precisar de 1 pc apenas na rede dele, a porta lan do ap/mk fica com mascara /30 se ele precisar de 2 a 5 eu coloco mascara /29, e bloqueio por firewall no ap/mk os ips nao utilizados, vou escalonando de acordo com a necessidade do cliente.

Aqui eu permito apenas 2 pc na lan, se o cara quiser mais de 2 pcs ai começo a fazer um valor diferenciado.

Antes que acontecam discussoes sobre o cliente conseguir compartilhar assim mesmo vou logo explicar, se o cliente quiser colocar 2 placas na maquina dele e compartilhar pelo windows ai é problema dele, nao me comprometo com a qualidade da internet, me comprometo até onde eu configurei.

para quem utiliza placa nos clientes muito cuidado, a coisa mais facil do mundo é descobrir a senha de seu radio/torre no windows e passar o mac e senha para "amigos". resultado: prejuízo.

"Segurança nunca é demais" (Herbert - Under-Linux)

Melhor gastar um pouco mais com o ap, ou ter um valor de adesão um pouco mais salgado e ter um sistema seguro do que querer concorrer sem escrúpulos e ter prejuízos.

Essa sim é uma remediação mais cara.

Já pensou em ter que trocar as placas por APs? O cliente vai ter pagar adesão novamente? Duvido.

neon

Tópicos Similares

1. Respostas: 5
    Último Post: 03-10-2011, 15:31
  2. Como Separar Redes no MK
    Por Padawan no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 05-03-2010, 19:36
  3. Respostas: 1
    Último Post: 04-10-2007, 10:25
  4. Respostas: 8
    Último Post: 31-05-2004, 02:26