+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por neon Ver Post

Aqui eu permito apenas 2 pc na lan, se o cara quiser mais de 2 pcs ai começo a fazer um valor diferenciado.

neon
    Também trabalho dessa forma aqui, se o cliente quiser compartilhar por conta e risco dele, eu fico descompromissado de dar assistência. Se quiser mais que uma máquina, cobro 10 reais por máquina adicional. Mas ainda uso as placas pci, que na realidade são maioria aqui. Faço controle de MAC x IP x usuário x senha com o www.myauth.com.br , e faço block relay no MK, além de filtrar as portas da Netbios do Windows. Tem alguns filtros também no firewall, embora use o MK apenas como bridge e controle de banda, fazendo o NAT, proxy e autenticação e um segundo controle de banda tudo no Myauth.

Na questão do controle de banda, tenho feito assim: no MK down de 256 e up de 128 (256 é o plano máximo q tenho) e no myauth é definido o valor da banda real do cliente. Acredito que dessa forma, se algo passar pelo MK, ficará no Myauth. Estou correto neste meu modo de pensar?

2. Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Na questão do controle de banda, tenho feito assim: no MK down de 256 e up de 128 (256 é o plano máximo q tenho) e no myauth é definido o valor da banda real do cliente. Acredito que dessa forma, se algo passar pelo MK, ficará no Myauth. Estou correto neste meu modo de pensar?
    meu cenario aqui é assim:
    internet <--> roteadores <--> srv-linux <--> mk-bb <--> mk-torre <--> cliente

em srv-linux: firewall definitivo, controle de banda com htb, proxy com squid, srv email com qmail (configurando), serv http, rotas, controle de balanceamento de links, ips publicos

em mk-bb: mk em router, rotas das sub-redes de clientes, block relay, back bone das torres com outros mks, radios, firewall de portas validas (aqui nao libero p2p), ips invalidos, todos os clientes passam por aqui, todos.

em mk-torre: mk em router, rotas, block relay, autenticacao wpa2, casamento mac x ip, firewall de ips, ips invalidos, ips mask /30 (lado provedor)

clientes: mask /30, ips invalidos

so faço o controle de banda no srvlinux pq tenho no meu squid/htb o patch ZPH, cache a full.

se o cliente acessar paginas ja acessadas ele pega do proxy sem controle de banda, melhora a QoS.

se um cliente precisar de um ip publico nunca configuro no radio, so faço SNAT DNAT no srvlinux e pronto.

neon

3. Olá pessoal,

Se for rede wireless basta desmarcar o default forward, sem se ver no máximo o que vai acontecer é parar a máquina de quem clonou o ip do mk, mais os outros clientes navegam normalmente. Agora se for rede cabeada é problema!!

4. aqui na minha cidade tive que vira a polaridade de todos os clientes .. mais de 200 .. imagina so o trabalho .. mas vamo la ..

pra resolver este problema compre somente acess point e coloque firmware ap-router nele .. e mais caro mais fica impossivel o cliente colocar o memo ip do microtik .
    E claro que tambem amarre ip X mac na placa wan-wirelles
    E sempre use mascara /30 ex:
    ip 172.16.0.6
    masc 255.255.255.252
    gat 172.16.0.5 este gat vc tem que adicionar no mk pra cada cliente vai ter um gat . e os ips sero libeirados em 4 em 4 no proximo cliente seria
    ip 172.16.0.10
    gat 172.16.0.9 e assim por diante

5. Aproveitando o caso da mascara /30 gostaria de reportar um problema, meus cliente com Windows Vista tem dificuldade em conectar usando a mascara 252 fornecido pelo DHCP, algums funcionam, outros dão pau a doidado. Já aconteceu com alguem? já que com /24 funciina tudo legal.

Outra coisa talvez a mais importante, seria possivel aceitar as conexões somente dos usuários com mascara /30 ? Negando os que estiverem com outras mascaras?

Tópicos Similares

1. Respostas: 5
    Último Post: 03-10-2011, 15:31
  2. Como Separar Redes no MK
    Por Padawan no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 05-03-2010, 19:36
  3. Respostas: 1
    Último Post: 04-10-2007, 10:25
  4. Respostas: 8
    Último Post: 31-05-2004, 02:26
  5. Como evitar probe de contas???