+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar Pequeno Provedor

    Bem to precisando de uma ajudinha do pessoal aqui do forum ,minha situaçao é a seguinte preciso montar um pequeno provedor com capacidade para 20 usuarios . Atualmente tenho o seguinte sistema :

    Cable Modem Virtua > Dlink di524 > ApRouter 7.1
    O dlink faz o acesso wireless aqui em casa e manda conexao para o aprouter que opera em mode gateway como se vc um usuario conectado ao dlink e distribui acesso wireless para clientes na pousada ao lado da minha casa.

    Agora a minha ideia é a seguinte : Montar um sistema de portal com o MyAuth do Patrick para os usuarios do ApRouter se autenticarem , o motivo seria que atraves do MyAuth se eu nao me engano posso usar os volumes de cota para cada usuario ou seja quanto ele pode baixar por mes . Meu maior problema aqui sao os usuarios deixando o pc ligado 24hs o que me força a reduzir a velocidade deles pois a rede esta sempre com carga maxima e como meus clientes wireless tb sao clientes da minha pousada a conta de luz ta subindo ( sendo que o valor da luz ta embutido no preço do aluguel.)

    Bem sei que o pessoal do underlinux é top entao aceito qualquer sugestao ou ideia que possa me ajudar a implementar este sistema

    Resumindo - Um roteador wireless onde estao os usuarios e depois um server para controlar o consumo de mb . Eu nao queria colocar uma antena direto no server com uma placa wireless para naum mandar o sinal para meio mundo ja que a pousada é ao lado da minha casa . Mas se nao tiver jeito mesmo posso tentar . é que ja tenho o cabo de rede indo da minha casa ate o aprouter.

    E sem querer abusar do pessoal alguem sabe se da pra fazer isso com o Mikrotik ? Quero dizer estabelecer uma cota de download e upload por usuarios ou grupos de usuarios . Alguma ideia de outro sistema para usar ?

    Minha ideia basica é fornecer acesso wireless atravers do aprouter e ter um controle maior atravers de um server com Mikrotik ou MyAuth2 ou outro sistema semelhante

    Muito obrigado pela atençao pessoal qualquer ajuda é bem vinda
    Última edição por FIREFLY; 20-08-2007 às 23:25.

  2. #2

    Padrão

    Cara, eu pessoalmente nao recomendo a voce fazer isso nao, cota de usuarios significa irritação pra eles. se o cara paga "x" e tem direito a tantos Mbytes e a conta estoura, ele simplismente na primeira oportunidade pula fora pro primeiro que chegar.

    no seu caso recomendo pra comecar, Pega esse seu Dlink com o APRouter coloca numa antena omni de 12Db num mastro e junto da antena o AP numa caixa hermetica ligado a um servidor, faz controle de banda por usuario que é mais lucro pra ti e pra os clientes.

    Se voce contratar 2mb, da a eles 128kb e com upload de 35kb com um servidor que vc e eles ficarao mais alegres.

    Quando vc expandir poe um PC como AP, mas pra 20 clientes aí ta bom demais.

  3. #3

    Padrão

    Pois é agora vc me lembrou um ponto importante os usuarios podem se irritar quanto esgotarem a cota , gostei da sua soluçao valeu pela ideia .

    Agora o unico problema é o aprouter que é lento que é uma coisa por isso acho que vou partir par um server, mesmo com 8 usuarios ja tive problemas na hora de usar a interface ou mesmo vis ssh. o link por enquanto ja é mais que suficiente 2mb do virtua .

    - Agora vou estudar o sistema de autenticaçao via web para ver como montar pq ainda nao vi como fazer o server "enxergar" os usuarios conectados via wireless no aprouter.

    Obrigado pelas dicas