Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Unir dois links ADSL em um servidor RadHat

    ola pessoal, sou novo no forum e estou montando um servidor linux com HedHat Enterprise 9 e tenho dois links de internet e gostaria q alguem me ajudessem a unir os dois links, sera q eh possivel ou melhor serah q alguem tem um tutorial para isso....... me ajudem por favor

  2. #2

    Padrão

    Amigo tenho um equipamento que faz isso além de unir ele soma coisa que o Head Hat não faz, apenas uni.

  3. #3

    Padrão

    Tenho equipamento que pode unir dois links ADSL, CABLE, etc, e somar a sapida assim que tiver dois links separados de 1Mb na saída terá 2Mb.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por movisat Ver Post
    Tenho equipamento que pode unir dois links ADSL, CABLE, etc, e somar a sapida assim que tiver dois links separados de 1Mb na saída terá 2Mb.
    que equipamento é esse e qual o valor dele??? aguardo, especificações do equipamento.......

  5. #5

    Padrão

    Caro Cassiogs.

    Ao contrário do que o amigo falou, acho que o objetivo do fórum nao é o comércio de equipamentos, e sim trocar experiencias... preciso saber o seguinte... o que realmente vc quer fazer???

    1- somar os 2 links 1mb + 1mb = 2mb
    2- fazer algums ips usarem 1 e outros usarem o outro?
    3- fazer alumas portas sairem por um link e outras por outro?

    sabendo isso acho que posso ajudar...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaels Ver Post
    Caro Cassiogs.

    Ao contrário do que o amigo falou, acho que o objetivo do fórum nao é o comércio de equipamentos, e sim trocar experiencias... preciso saber o seguinte... o que realmente vc quer fazer???

    1- somar os 2 links 1mb + 1mb = 2mb
    2- fazer algums ips usarem 1 e outros usarem o outro?
    3- fazer alumas portas sairem por um link e outras por outro?

    sabendo isso acho que posso ajudar...


    Olá amigo, eu preciso ou a opção 1 ou a opção 3, mas se a 1 der certo prefiro.....obrigado.......aguardo sua ajuda....

  7. #7

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    procure informações sobre IPROUTE tb.
    Tem esse tipo de serviço com o próprio squid para realizar busque como cache_peer.


    Roteamento avançado com Linux
    Linux: Configurando 2 (dois) links ADSL no mesmo servidor [Artigo]

    Abraço

  10. #10

    Padrão

    Eu já configurei um servidor com balanceamento de links, no começo é realmente complicado, mas no final você vê que não é um bixo de 7 cabeças.

    Eu configurei em um servidor que recebia 2 links, um de 1Mb e outro de 600kbs e no servidor que configurei ele "somou" (coloquei uma enfase no somou porque é necessário algumas considerações para poder dizer que somou) as bandas sim.

    Não sei porque o nosso amigo disse que o redhat não consegue somar as bandas e o equipamento sim, até onde eu saiba o equipamento só consegue "somar" fazendo as mesmas considerações que mencionei acima.

    Em fim, se você precisar de alguma ajuda eu posso lhe ajudar nisso, porém eu espero que você já tenha tentado alguma coisa e poste aqui somente onde que você enganxou.

    valeu.

  11. #11

    Padrão

    Gente seguinte.. pensem nun carinha que sofreu para chegar a uma conclusão:

    NÃO EXISTE SOMA DE LINK 100% EFICIENTE!

    Digo isso depois de perceber na pele que se vc somar os links, vc sempre estara usando 2 gateways, o que na pratica nao funciona pois hora vc ta saindo por um link, hora por outro o que acaba derrubando os serviços tipo MSN, FTP, Downloads etc. A única forma que fiz que nao me deu problemas com quedas de serviços foi direcionar algumas portas para um link e outras para outro.. tipo:

    MSN, FTP, POP e SMTP para link1
    HTTP e outros serviços para link2

    dai funciona bem.. se alguem souber alguma forma eficiente de soma sem problemas de queda de serviços me avise por favor

    Espero ter colaborado.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por movisat Ver Post
    Tenho equipamento que pode unir dois links ADSL, CABLE, etc, e somar a sapida assim que tiver dois links separados de 1Mb na saída terá 2Mb.
    Cara, este tipo de equipamento faz com que os pacotes saia entre os dois links, não vai sair a soma e sim a divisão dos pacotes.

    Não existe voce mandar um pacote grande e o mesmo vai sair com 2mb de velocidade por um unico ip sendo que o link é 1mb. Na verdade ele vai sair dividido entre os links.

    Essa de sair com velocidade somada é balela. Não tem como. Cada link usa um ip valido na internet. hora usa um, hora usa outro.

    Fazer algums ips usarem 1 e outros usarem o outro.
    Fazer alumas portas sairem por um link e outras por outro.

    Só uma prova de que estou falando, use a banco ou msn ou caixafederal e voce vai ver o que estou falando.

    O certo é dividir os links por portas. cada link tera portas definidas.

    Tem varios tutoriais no forum de como fazer isso.


    Outra coisa queria uma explicação tecnica sobre como este equipamento faz isso então. Porque em Linux ou Unix não faz ?

    Linux e Unix faz sim.
    Última edição por ShadowRed; 02-09-2007 às 15:43.

  13. #13

    Padrão

    Amigos,

    Foi exatamente o que quis dizer quando coloquei o "somar" entre aspas era pra dizer que haviam considerações a serem feitas para que você podesse dizer que somava, por exemplo, se você fizer SOMENTE 1 download (sem utilizar programas de aceleração de downloads) você vai baixar com no máximo a velocidade de 1 link, mas se você fizer 2 downloads simultâneos e de sites DIFERENTES, você PODE ter cada download por cada link e assim conseguir a dada "soma" de links.

    Caro amigo rafaels, você não precisa direcinar serviços por links diferentes, você pode deixar que o IP ROUTE faça o roteamento de balanceamento de links que você não tem nenhum problema, com exceção para o MSN que esse você tem que determinar o link sim.

    Espero ter esclarecido o meu ponto de vista.

  14. #14

    Padrão

    Aqui tem uma boa fonte de informação com tudo que vc precisa saber:

    Linux advanced Routing & Traffic Control HOWTO -> Linux Advanced Routing and Traffic Control <-

    Usei esse documento para tirar todas as minhas dúvidas de roteamento.

  15. #15
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    tem uns roteador da dlink no mercadolivre q tu conecta dois modem adsl neles e o roteador balanceia a carga
    DI-LB604

    acho que vou comprar um desses, pois manualmente nao tem como voce usar igualmente os 2 links, se voce colocar uns clientes num e outros no outro pode acontecer de um link lotar e outro nao ter uso quase, vc sempre tem q ficar controlando e c/ esse equipamento acho q funciona como um roteador c/ load balancing, manda a metade dos pacotes p/ cada lado

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rmaximo Ver Post
    Amigos,

    Foi exatamente o que quis dizer quando coloquei o "somar" entre aspas era pra dizer que haviam considerações a serem feitas para que você podesse dizer que somava, por exemplo, se você fizer SOMENTE 1 download (sem utilizar programas de aceleração de downloads) você vai baixar com no máximo a velocidade de 1 link, mas se você fizer 2 downloads simultâneos e de sites DIFERENTES, você PODE ter cada download por cada link e assim conseguir a dada "soma" de links.

    Caro amigo rafaels, você não precisa direcinar serviços por links diferentes, você pode deixar que o IP ROUTE faça o roteamento de balanceamento de links que você não tem nenhum problema, com exceção para o MSN que esse você tem que determinar o link sim.

    Espero ter esclarecido o meu ponto de vista.
    Entao posso usar o iproute e simplesmente antes do balanceamento direcionar as oprtas do msn para um determinado link é isso??

  17. #17

    Padrão

    rafaels,

    É só você usar o exemplo que tem no artigo que você mesmo colocou o link, ele mostra um exemplo para redirecionar o trafego da porta 80 por um link só, para isso ele coloca o comando:
    iptables -t mangle -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 80 -j MARK --set-mark 1

    Aqui ele está marcando os pacotes com destino a porta 80 (http) e marcando eles com a flag "1"

    Depois ele mostra o comando:

    ip rule add fwmark 1 lookup velox2

    Isso quer dizer que todos os pacotes marcados com a flag "1" serão direcionados para a tabela "velox2" (no caso dele) e essa tabela corresponde a um dos link, então isso tudo é para dizer que o trafego http sairá todo pelo link "velox2" e nenhum balanceamento será feito. Para o seu caso você vai fazer o mesmo, sendo que você vai primeiro marcar os pacotes do msn e pode, por exemplo, marcar com flag "2", ou "3", a sua escolha e depois adicionar a regra do ip route para os pacotes marcados com a flag que você escolheu passe somente por um dos links que você escolher.

    Espero ter esclarecido.

    ate+

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rmaximo Ver Post
    rafaels,

    É só você usar o exemplo que tem no artigo que você mesmo colocou o link, ele mostra um exemplo para redirecionar o trafego da porta 80 por um link só, para isso ele coloca o comando:
    iptables -t mangle -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 80 -j MARK --set-mark 1

    Aqui ele está marcando os pacotes com destino a porta 80 (http) e marcando eles com a flag "1"

    Depois ele mostra o comando:

    ip rule add fwmark 1 lookup velox2

    Isso quer dizer que todos os pacotes marcados com a flag "1" serão direcionados para a tabela "velox2" (no caso dele) e essa tabela corresponde a um dos link, então isso tudo é para dizer que o trafego http sairá todo pelo link "velox2" e nenhum balanceamento será feito. Para o seu caso você vai fazer o mesmo, sendo que você vai primeiro marcar os pacotes do msn e pode, por exemplo, marcar com flag "2", ou "3", a sua escolha e depois adicionar a regra do ip route para os pacotes marcados com a flag que você escolheu passe somente por um dos links que você escolher.

    Espero ter esclarecido.

    ate+

    Ok vou fazer isso e ver se resolve... obrigado por enquanto...

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rmaximo Ver Post
    rafaels,

    É só você usar o exemplo que tem no artigo que você mesmo colocou o link, ele mostra um exemplo para redirecionar o trafego da porta 80 por um link só, para isso ele coloca o comando:
    iptables -t mangle -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 80 -j MARK --set-mark 1

    Aqui ele está marcando os pacotes com destino a porta 80 (http) e marcando eles com a flag "1"

    Depois ele mostra o comando:

    ip rule add fwmark 1 lookup velox2

    Isso quer dizer que todos os pacotes marcados com a flag "1" serão direcionados para a tabela "velox2" (no caso dele) e essa tabela corresponde a um dos link, então isso tudo é para dizer que o trafego http sairá todo pelo link "velox2" e nenhum balanceamento será feito. Para o seu caso você vai fazer o mesmo, sendo que você vai primeiro marcar os pacotes do msn e pode, por exemplo, marcar com flag "2", ou "3", a sua escolha e depois adicionar a regra do ip route para os pacotes marcados com a flag que você escolheu passe somente por um dos links que você escolher.

    Espero ter esclarecido.

    ate+

    Foi isto que disse:

    Só funciona de modo correto sem erros em bancos ( que exige mesmo ip até fim de transação, msn, aplicativo caixa, se usar por portas definidas.

    é assim que uso.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    tem uns roteador da dlink no mercadolivre q tu conecta dois modem adsl neles e o roteador balanceia a carga
    DI-LB604

    acho que vou comprar um desses, pois manualmente nao tem como voce usar igualmente os 2 links, se voce colocar uns clientes num e outros no outro pode acontecer de um link lotar e outro nao ter uso quase, vc sempre tem q ficar controlando e c/ esse equipamento acho q funciona como um roteador c/ load balancing, manda a metade dos pacotes p/ cada lado
    Ele faz o que o nós estamos dizendo, ou trafego por portas definidas, ou balanceamento entre os links. A segunda opção vai dar erro em msn .... etc tambem, pois hora estara com um ip hora com outro..