+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão Qual melhor direcional p/ clientes?

    Pessoal qual antena usam nos seus clientes e qual recomendam?

    eu estou utilizando aquario de 25dbi e o sinal nos clientes é bom, uso mikrotik c/ d-link g510 e omni de 12.5dbi da hypertech homologada

    mas no mikrotik o sinal q recebo dos clientes é sempre inferior ao que eles recebem da omni

    tipo no cliente tá -70 e no mikrotik -76

    p/ mim só pode ser a direcional dos clientes, o resto já revisei tudo

    tenho outros 2 pontos de acesso e tem o mesmo problema nos clientes

    na próxima compra vou trocar de antena p/ testar.

    alguma dica?

  2. #2

    Padrão

    Creio q seu problema não é nos clientes e sim nas torres.
    As omnis não são ótimas para transmissão e principalmente recepção, pois ela corre o risco de sofre mais com interferência por ser 360°.
    Seu clientes conseguem um sinal melhor, não por sua omni transmitir melhor e sim pela direcional com seus 25dbi +/- 8° ser muito superior na recepção.

    O ideal, como todos já comentaram muito no fórum é trabalhar com setoriais nas torres.

    Faça o teste quando puder.

  3. #3

    Padrão

    o seu problema é como o amigo acima citou e como todos sempre dizem no forum é a omini o ideal é usar setorial na torre na galeria tem algumas fotos de torres com painel setorial se vc fazer igual vai acabar seus problemas

  4. #4
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ICHUBrasil Ver Post
    o seu problema é como o amigo acima citou e como todos sempre dizem no forum é a omini o ideal é usar setorial na torre na galeria tem algumas fotos de torres com painel setorial se vc fazer igual vai acabar seus problemas
    sobre como montar nao tem problema ja montei torre c/ 4 setoriais de 90 e uma placa p/ cada setorial (quanto trabalhava em outro provedor), sei q realmente fica mto melhor pois p/ cada uma pode colocar um canal q tenha menos interferencia e c/ omni p/ um lado um canal pode ser bom mas de outro lado alguem interfere

    só que meu provedor tá no inicio temos poucos clientes, qdo iniciamos já tinhamos a idéia de usar setoriais, mas no momento ainda nao tempos condições

    acho q usar akelas aquario de 60 nao vale a pena, fica melhor q c/ omni mas teria q ser 6 setoriais e daí no meu caso colocaria 3 placas c/ divisor de potencia, cada placa cobriria 120 graus, seria a solução mais barata e o equipamento é homologado

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    sobre como montar nao tem problema ja montei torre c/ 4 setoriais de 90 e uma placa p/ cada setorial (quanto trabalhava em outro provedor), sei q realmente fica mto melhor pois p/ cada uma pode colocar um canal q tenha menos interferencia e c/ omni p/ um lado um canal pode ser bom mas de outro lado alguem interfere

    só que meu provedor tá no inicio temos poucos clientes, qdo iniciamos já tinhamos a idéia de usar setoriais, mas no momento ainda nao tempos condições

    acho q usar akelas aquario de 60 nao vale a pena, fica melhor q c/ omni mas teria q ser 6 setoriais e daí no meu caso colocaria 3 placas c/ divisor de potencia, cada placa cobriria 120 graus, seria a solução mais barata e o equipamento é homologado
    isso seria a solução mas como vc diz que esta no começo do prevedor e não esta com condições de mudanças tudo bem, mas nao coloca as setoriais de 60º graus da aquario não eu mesmo não gostei muito do desempenho dela ela serve ser usada em clientes isso dependendo do local que o cliente esteja caso contrario nao funciona legal

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Já que falaram em usar setoriais, tem as da TSM de 9 dbi 120°, custam 265,00, se os seus clientes não forem mto longe fica bom, eu uso aqui... Consegui atender 2 km, não testei mais longe pq aqui a cidade é pequena hehehe...

  7. #7
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Já que falaram em usar setoriais, tem as da TSM de 9 dbi 120°, custam 265,00, se os seus clientes não forem mto longe fica bom, eu uso aqui... Consegui atender 2 km, não testei mais longe pq aqui a cidade é pequena hehehe...
    meu cliente mais longe é 3km

    meu interesse é colocar setorial de 120° pq acho q deve ficar mto superior a performance

    mas sobre a pergunta das direcionais nos clientes, qual a melhor na opiniao de vcs?

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    meu cliente mais longe é 3km

    meu interesse é colocar setorial de 120° pq acho q deve ficar mto superior a performance

    mas sobre a pergunta das direcionais nos clientes, qual a melhor na opiniao de vcs?
    Na minha opinião é essa mesma q vc está usando, que é a mesma que uso aqui, a aquario de 25 dbi.

  9. #9

    Padrão

    para que vc tenha o meso sinal nos clientes e no mk, debem ter a mesma potencia , se vc setou no mk a placa 510 pra 23db e as placas pci sao de 17 vai ter ahi uma diferenca de 6db, nao tem como ser iguais.