+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda com Mikrotik

    Olá pessoal, sou iniciante no Mikrotik e com a ajuda de todos estou fazendo ele funcionar que é uma beleza, mas o meu modem ainda está roteado, já sei configurar o mikrotik para autenticar, mas minha dúvida é: Para colocart o meu modem (dsl500b) em modo bridget eu tenho que desabilitar o nat, até ai tudo bem, mas quando eu desabilitar o nat e o modem estiver em modo bridget ele trabalhará na mesma classe de ip da minha placa ether2 e o ip válido qual será?por que a classe de rede que vou utilizar no modem é 192.168.254.xxx, e mesmo assim o mikrotik autenticará?

    Obrigado antecipado a quem me ajudar


    Roberto. (Natal-RN)

  2. #2

    Padrão

    Vixi amigo, vc embolou o meio de campo todo agora .
    Seguinte:
    quando vc deixa o mk em modo bridge e o mk autenticando ele, um ip valido será fornecido autometicamente à ether ligada a ele...
    atribuia esse mesmo range 192.168.254.xx aos seus clientes e faça o NAT.

  3. #3

    Wink OLá

    Olá!!

    Já começou a clarear(eheheh) tudo bem, o mk receberá um ip válido quando autenticar, mas:

    Já tenho o mk instalado e duas placas de rede com o nat habilitado, o range dos clientes é:

    172.128.254.xxx (ether1) clientes

    192.168.254.xxx (ether2) internet

    Quero só colocar o modem em modo bridget até por que até onde entendi a placa (ether2) já está com o mesmo range do modem correto?

    Então minha dúvida era o ip que autenticaria , mas você me falou que ao autenticar o mk receberá nessa placa (ether2) um ip válido correto?

    O resto eu já sei fazer, então concluindo, só basta agora eu colocar o modem em modo bridget, mandar o MK autenticar e pronto será fornecido a (ether2) o ip válido não é isso?


    Obrigado por seu tempo dispensado....


    Roberto (Natal-RN)

  4. #4

    Padrão

    quando o modem está bridge ele só vera o ip valido da net

  5. #5

    Padrão Agora voltou a dúvida!

    Sim, compreendo que quando o modem está em bridget ele só verá o ip válido, isso tá certo, mas então que classe de ip eu usarei na placa ether2 ? Estava pensando em usar: 192.168.254.xxx, que é o range atual do modem e da placa ether2, então de acordo com o que pude compreender a placa irá ''gerenciar'' os dois ip's?


    Abração e muito obrigado...


    Roberto.

    (Natal-RN)

  6. #6

    Padrão

    a placa que esta entrando no modem e uma coisa agora a placa que ta saindo e outra coisa diferente você deixa a saida do jeito que ta e pronto

  7. #7

    Padrão

    Olá Parreira!


    Muito obrigado por sua resposta rápida, mas a dúvida continua, vamos falar em uma linguagem mais simples para ver se eu me faço entender.

    O meu mk já está funcionando, tenho duas placas de rede uma ligada ao modem e outra aos clientes, o range da placa que está ligada ao modem é 192.168.254.xxx que é o mesmo range do modem, o endereço do modem é 192.168.254.254, então a minha dúvida é:

    Você me falou que quando eu colocar o modem em modo bridget o modem só verá o ip válido, até ai tudo bem, mas a placa de rede que está ligada ao modem tem o endereço 192.168.254.xxx....quando eu colocar o modem em bridget e o mk autenticar, o ip válido vai ser atribuido a quem? já que a placa de rede que está conectada ao modem tem o endereço 192.168.254.xxx, então te perguntei... a placa de rede que está conectada ao modem ''em bridget'' gerenciará os dois ip's? o válido que será fornecido quando autenticar e o 192.168.254.xxx???????


    Acho que agora você saberá matar a charada...

    vlw

    Roberto (Natal-RN)

  8. #8

    Padrão

    você não precisa nem mudar o ip 192.168.254.x por que modem em bridge não tem ip pode deixar assim que ele gerencia os dois ok

  9. #9

    Padrão

    Amigo eu sou inciante , e quero colocar o mk para funcionar instalei o sistema tenho as duas placas de rede, o modem esta roteado ( rodando normal no suite e 1 AP ) so nao consigo fazer entrar o velox no mk e sair para o swit. para depois pensar nas outras configurações. alguem pode me ajudar de modo bem simples.
    gatewai 192.168.0.1
    ether1 : 192.168.0.2

    etrer 2
    : 10.1.1.0

    fis o passo a passo e nada. aguardo por socorro.

  10. #10

    Smile

    Olá Parreira!!


    Com a sua ajuda o meu modem já está em bridge e o mk autenticando,muito obrigado por sua ajuda e agora eu já posso passar o conhecimento adiante....


    Ao colega da pergunta acima....eu não compreendi ao certo o que você quer....será que o que você quer é colocar o mk para autenticar o seu modem e deixar ele em modo bridge ao invéz de roteado? Vou te dar uma dica, se deixar ele roteado quando seus clientes começarem a fazer downloads em programas p2p ele irá travar, e ai seu telefone tocar.... e ai é um saco como todos sabem (rsrsrsr).


    Lindo domingo de sol em Natal-RN



    Roberto.