+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Nightwalker
    Visitante

    Padrão Dicas de livros

    Pessoal,

    Já uso linux a algum tempo (ubuntu), e estou querendo aprofundar meus conhecimentos, tanto na estrutura do SO, como em sua administração. Então venho aqui pedir algumas dicas de livros.
    Estava procurando algo mais baixo nível, e não um guia de usuário ou algo assim.

    Na livraria vi o livro Linux - O Guia Essencial - 5ª Ed., O'Relly. Pareceu ser bom, vocês recomendariam este livro?

    Quais outros livros vocês recomendariam?

    Grato.

  2. #2

    Padrão

    Cara boa noite é um bom livro sim mas seria muito bom vc começar pelo foca

    focalinux.cipsga.org.br

    e se conseguir terminar vai ver q os d+ são meio agua com açucar com pekenos topicos interessantes, tenta esse e me diz o que acha.

  3. #3
    Nightwalker
    Visitante

    Padrão

    Opa!

    Valeu pela dica.
    Já fiz o download do iniciante e dei uma olhada. Parece ser muito bom, e muito completo mesmo.
    Vou começar estudando ele, mas de qualquer forma depois vou comprar o livro, porque eu odeio ficar lendo direto no PC.

  4. #4

    Padrão

    Doe seu dinheiro pro pessoal do foca que eh melhor heheheh.

    FocaLinux eh poderoso.. acredite. Mas mais poderoso que ele só o grande oráculo google.com.

    Até

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Eu recomendo este livro LPI Linux Certification in a Nutshell, Second Edition
    O'Reilly Media -- Bookstore: LPI Linux Certification in a Nutshell, Second Edition
    Um dos autores é brasileiro. Excelente livro de administração, aprofundado nos assuntos e serve para vc estudar para as certificações LPI nível 1 e 2.

  7. #7

  8. #8

    Padrão

    olha no começo eu tb não tinha mta paciencia não eu no começo tb impria e lia mas como por exemplo o foca se atualiza de uma forma constante principalmente os e-books (q são mais simples) p administração eu recomendo o:
    Linux: Administração e Suporte da novatec editor Chuck V. Tibet
    agora só um toque independente do livro q vc escolha comprar se seu ingles for bom prefira pelos titulos não traduzidos os originais (apenas por opinião propria).
    Tenha tb sempre a mão o <Linux> - Pesquisa Google e a www.under-linux.org rs* merchan rs*
    O indicado pelo joseguilherme tb eh mto bom, mas axo q seria uma leitura mais avançada mas ai fica p sua avaliação.
    abs t+

    Citação Postado originalmente por Nightwalker Ver Post
    Opa!

    Valeu pela dica.
    Já fiz o download do iniciante e dei uma olhada. Parece ser muito bom, e muito completo mesmo.
    Vou começar estudando ele, mas de qualquer forma depois vou comprar o livro, porque eu odeio ficar lendo direto no PC.

  9. #9
    Nightwalker
    Visitante

    Padrão

    Entao Samuelstj, já estou com o livro, dei uma lida e acho melhor começar pelo foca, mas depois que eu já tiver um conteúdo legal passo a ler o LPI Linux Certification. Se bem que acho que vou comprar mais pra frente, porque 900 páginas no PC é sinistro

    Essa do google linux é muito boa também, não conhecia. Valeu pela dica.
    Eu prefiro os livros em inglês mesmo, depois que vi em uma tradução use cases como usos de caso, dou preferência aos livros em inglês.

    E valeu pela força aí pessoal!

  10. #10
    Nightwalker
    Visitante

    Padrão

    Pessoal, eis que venho aqui lhes perturbar com mais dúvidas.

    Seguinte, comecei a ler o guia do foca. To começando com o PDF que contém os níveis iniciante e intermediário juntos.
    Mas ao menos pelo inicio, parece estar meio defasado. Por exemplo, os computadores citados são sempre o 486 ou o pentium.

    É problema de o PDF estar desatualizado, ou apenas esta parte inicial que está desatualizada? Ou não tem nada desatualizado?

  11. #11

    Padrão

    Cara, acho difícil estar desatualisado... vc deve estar lendo só alguns exmplos dados no guia. Talvez seja pra mostar que linux não precisa de muito hardware... sei lá.

    Mas qualquer dúvida vc pode dar uma olhada no guia online.

    t+

  12. #12

    Padrão

    É isso mesmo cara são citados estes hardwares para o leitor perceber que linux não precisa de um "makinão" para execução dos serviços.


    Citação Postado originalmente por samuelstj Ver Post
    Cara, acho difícil estar desatualisado... vc deve estar lendo só alguns exmplos dados no guia. Talvez seja pra mostar que linux não precisa de muito hardware... sei lá.

    Mas qualquer dúvida vc pode dar uma olhada no guia online.

    t+

  13. #13
    Nightwalker
    Visitante

    Padrão

    Então beleza. Obrigado!