+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rádios com mesmo SSID

    Pessoal,

    Preciso instalar 5 AP's b/g em um hotel, um em cada andar. Poderia criar um SSID para cada andar, mas para os hóspedes que não têm muito conhecimento, ficaria um pouco confuso. Estive pensando em colocar todos com mesmo SSID, sem que haja WDS. Há algum problema? Os rádios funcionariam normalmente?


    Valeu!

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por macvitor Ver Post
    Pessoal,

    Preciso instalar 5 AP's b/g em um hotel, um em cada andar. Poderia criar um SSID para cada andar, mas para os hóspedes que não têm muito conhecimento, ficaria um pouco confuso. Estive pensando em colocar todos com mesmo SSID, sem que haja WDS. Há algum problema? Os rádios funcionariam normalmente?


    Valeu!
    Funciona sem problemas sim, o cliente vai conectar preferencialmente naquele que tiver o sinal mais forte, mesmo pegando mais de um sinal com o mesmo ssid. Aqui no meu provedor tenho 2 bases, ato todo 7 antenas setoriais cubrindo a cidade, e o ssid é o mesmo em cada base.

  3. #3

    Padrão

    mas irão aparecer vários SSID de mesmo nome e o cliente terá que escolher um???
    isso que eu nao queria pra acontecer.

    valeu!

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por macvitor Ver Post
    mas irão aparecer vários SSID de mesmo nome e o cliente terá que escolher um???
    isso que eu nao queria pra acontecer.

    valeu!
    Vai sim, vários com o mesmo ssid, e acho que isso não tem como mudar não... A não ser q não pegue e o sinal, mas nesse caso é difícil...

  5. #5

    Padrão

    blz!

    vou fazer uns testes pra saber como vai ficar.
    valeu pela ajuda!

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por macvitor Ver Post
    blz!

    vou fazer uns testes pra saber como vai ficar.
    valeu pela ajuda!
    Certo então, aqui uso assim em maior escala.. ou seja, mais de 300 clientes usando dessa forma, num hotel acredito que não terá problema.

  7. #7

    Padrão

    prezado;


    existem diversas formas de executar esse projeto, sem que o cliente fique tentando achar o AP com melhor sinal.
    Um desses métodos seria vc usar apenas um ou dois Aps com cabos irradiantes, creio que resolveria tranquilamente seu problema e vc não correria riscos de uma pessoa má intensionada ficar tentando conectar na sua rede.


    segue imagem em anexo de irradiação com APs e antena Omni e outra com AP e cabo irradiante!

    Sem mais Jeferson Soares,

    IT MANAGER
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         referencia_de_sinal2.jpg
Visualizações:	247
Tamanho: 	427,1 KB
ID:      	1046   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         referencia_de_sinal.jpg
Visualizações:	266
Tamanho: 	397,5 KB
ID:      	1047  


  8. #8

    Padrão

    acho que radios com o mesmo ssid geram conflito de ip ou estou enganado ???? tenho uma torre com tres paineis e aconteceu uma parada inesperada .... um radio virou cliente e conectou no ap um do lado do outro, dai gerou conflito de ip nao sei pq, mas rádio com mesmo ssid nao sabia que funcionava, eles podem ficar no mesmo canal ???

  9. #9

    Padrão

    A solução que fiz foi utilizar rádios instalados em cada andar, com antena omni de 8dbi (para poder atender todos os quartos), em modo bridge, ligados a um servidor mikrotik em modo hostpot. assim, para acessar a net o hóspede terá que logar e quem está nas redondezas e não for hóspede, se não souber a senha, não conseguirá. o problema foi que em cada andar ficou um ssid e o hóspede tem que selecionar o ssid correspondente ao seu andar. alguns usuários, por não terem conhecimento, acabam não conseguindo usar a rede como deveria.

    Jeferson, que cabo irradiante seria esse? Não entendi o que vc falou.

    Valeu pela ajuda.

  10. #10

    Padrão

    conflito de ip não haverá, pois cada um tem seu ip, mas todos no mesmo canal haverá interferência entre eles. é recomendado que em uma torre sejam instalados no máximo 3 rádios, nos canais 1, 6 e 11. os outros canais utilizam frequências sobrepostas e podem causar interferência.

  11. #11

    Question uma duvida tambem

    to estrando de chupetão no , papo , mas tive uma tudo em relação a isso , tempo como base um ambiente externo , e a seguinte situação

    Ap (A) SSID = Boladokiko (ap de qualquer provider wireless c/300 clients)

    Ap (B) SSID = Boladokiko ( ap do cara malicioso)

    se isso acontecer , os clients do provedor com o SSID (A) irão se confundir e tentar se conectar no servidor (com SSID (B) ou seja do cara malicioso ?

    me apareceu essa duvida e queria discutir com a rapaziada

  12. #12

    Smile

    Aqui fiz assim e nunca tive problemas, 2 APs com antena indoor de 2db (depende do radio usado e o tamanho do hotel) em bridge e WDS para cada andar, para os outros andares vai um cabo de rede até um dos APs, são 3 andares, da um total de 6 APs todos com mesmo SSID.

    DHCP ativo no Radio cliente que recebe a internet, ativei tbm WEP 64bits, só pra dificulta um pouco, periodicamente he trocada a senha

    A questão do phlood2000 acho dificil acontecer, pq o AP vai ficar fora do hotel e c/ sinal mais baixo, o Note do cara vai conectar no sinal mais forte

  13. #13
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    acho que radios com o mesmo ssid geram conflito de ip ou estou enganado ???? tenho uma torre com tres paineis e aconteceu uma parada inesperada .... um radio virou cliente e conectou no ap um do lado do outro, dai gerou conflito de ip nao sei pq, mas rádio com mesmo ssid nao sabia que funcionava, eles podem ficar no mesmo canal ???
    Não dá conflito de ip não, usar o mesmo SSID. O que pode ter acontecido no seu caso deve ter sido outra coisa... tipo, tinha enlace pelo wireless e pela LAN ao mesmo tempo. Mas usar o mesmo SSID não dá conflito de IP, aqui uso as antenas de costas umas pras outras no mesmo canal. Tipo, tenho numa base 4 antenas de 90, uso canal 1 e 6, e noutra base tenho 3 antenas de 120°, nessa base eu uso o mesmo ssid e canais diferentes.

  14. #14

    Padrão ..

    e se eu colocar o mesmo sid e com o Mesmo canal ???

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    e se eu colocar o mesmo sid e com o Mesmo canal ???
    Aí vai ter é interferência... vai ficar ruim pra todo mundo. Só uso mesmo SSID e canal pra antenas setoriais que estão de costas umas pras outras.

  16. #16

    Padrão

    xande me responde uma coisa, se os canais forem iguais q nem tem um concorrente aki, mas com o sid diferente do meu isso causa interferencia ???

  17. #17
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    xande me responde uma coisa, se os canais forem iguais q nem tem um concorrente aki, mas com o sid diferente do meu isso causa interferencia ???
    Causa sim.. onde tiver canais iguais na mesma zona de propagação, isso causará interferência. No meu caso aqui, como ja citei, só uso o mesmo canal pra antenas q estão de costas (setoriais) e que não "jogam" sinal prá tras, e estão a 80 cm uma da outra... Era pra ser 1,20m segundo recomendação da fpabrica, mas já tinha um suprte pronto com 80 cm e não deu problemas...

    Não importa qual SSID esteja configurado a rede, se estiver usando o mesmo canal e os sinais estiverem "se encontrando", causará interferência. Na verdade, não sei se teoricamente é assim, sei que na prática é assim hehehe