Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Prestação de serviço (quanto cobrar)

    Olá todos,

    Sou administrador de rede em um orgão público e faz muito tempo que não faço serviço freelance.

    Mas um conhecido me indicou para fazer a instalação/configuração de uma pequena rede doméstica para um outro conhecido dele e com a seguinte configuração (mais ou menos isso, ainda não fui verificar):

    - Um computador (Windows XP)
    - Um computador (Linux a minha escolha - certamente Ubuntu)
    - Possivelmente um laptop
    - Internet banda larga com Oi Velox
    - Impressora
    acho que só isso.


    Quanto eu deveria cobrar por esse serviço em média?

    Lembrando que o serviço será realizado para um pessoa física (é uma rede residencial) e na cidade do Rio de Janeiro.
    Última edição por welrbraga; 23-08-2007 às 19:47. Razão: Faltou informar a região que estou

  2. #2

    Padrão

    acho que daria pra cobrar R$ 30 para configurar cada pc, fora o linux que seria para instalar não entendi bem, se for pra instalar eu cobraria mais R$ 80. não sei ai onde voce mora qual e faixa de preço.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por parreira13 Ver Post
    acho que daria pra cobrar R$ 30 para configurar cada pc, fora o linux que seria para instalar não entendi bem, se for pra instalar eu cobraria mais R$ 80. não sei ai onde voce mora qual e faixa de preço.
    Opa, realmente é isso...
    O computador com windows é só pra configurar para falar com o Linux.

    O Linux é para instalar (acho que ela ainda vai comprar o pc com linux pré instalado, mas pelo que tenho lido estas distros vem mau instaladas então terei que refazer a instalação na mão).

    O serviço será executado na Gávea. Mas eu não sou muito fã desta prática de cobrar pela cara do cliente,não. Acho mais justo cobrar pelo trabalho realmente efetuado independente de ser feito para o presidente da república ou para o faxineiro.

  4. #4

    Padrão

    vc eskeceu de mensionar cara o notebook sera win ou lin? se for linux lembre-se q vc pode ter mais trabalho com alguns modulos e tal dependendo da marca e modelo do note, na maquina q vira linux provavelmente sera conectiva ai vc precisara reinstalar p colocar o ubuntu q vc ker.... mas e com relação à infra-estrutura de rede sera realizada por vc tb? sempre tenha em mente qual sera o serviço a ser executado e ai vc cobra por cada um deles em separado e assim seu cliente conhece o q esta sendo feito e não corre o risco do cliente não entender pq do preço.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por B1SH0P Ver Post
    vc eskeceu de mensionar cara o notebook sera win ou lin? se for linux lembre-se q vc pode ter mais trabalho com alguns modulos e tal dependendo da marca e modelo do note, na maquina q vira linux provavelmente sera conectiva ai vc precisara reinstalar p colocar o ubuntu q vc ker.... mas e com relação à infra-estrutura de rede sera realizada por vc tb? sempre tenha em mente qual sera o serviço a ser executado e ai vc cobra por cada um deles em separado e assim seu cliente conhece o q esta sendo feito e não corre o risco do cliente não entender pq do preço.
    Opá,

    O Note, certamente será Windows. Apenas o novo computador a ser adquirido que será Linux porque uma das filhas dessa cliente está tendo aulas de informática com Linux em sua escola primária (Um ótimo exemplo a ser seguido por outras, certo? ;-) )

    Quanto a infraestrutura serei eu a montar, entretanto a pessoa já me informou que possui o modem adsl e um mini-hub de 4 portas. Aproveitando ... esse modem (dependendo do modelo que ainda não sei qual é) pode ser ligado a uma USB ou a placa ethernet, certo? Se for um modem ethernet e eu o ligar diretamente no HUB ambos os computadores navegaram na boa, ou só vai rolar se colocar um dos computadores como roteador? (pergunto isso porque eu não sei se a telemar oferecerá um IP para cada máquina, ou se ela oferecerá apenas ao primeiro).

    thanks

  6. #6
    Semimagem
    Visitante

    Smile

    Olá pessoal sou novo no Forum e gostaria de dizer que gosto muito deste forum, espero poder ser util e como prova desta utilidade, indico um site onde tem bastante programas em PHP, é meu e coloquei a disposição da galera muitos gigas para armazenarem e distribuirem quanto arquivos quiserem, só PHP,,, falou Galera pode conferir Falls Sky - A maior coleção de arquivos PHP

    Abraço a todos

  7. #7

    Padrão

    Cara, vcs cobram muito barato isso..

    01 - WIndows XP - R$ 75,00
    01 - Instalacao Linux - R$ 120,00
    01 - Notebook Instalacao Windows R$ 75,00 se tiver drivers, se precisar baixar da NET, R$ 120,00

    Configurar rede entre eles, R$ 55,00.

    Tenho loja aqui, e isso q cobramos. Nao faça pro R$ 80,00 q o cara vai pensar q e servico de amador, e pode ter certeza, que ele vai te ligar, e pedir informacoes qdo der algum problema, e por R$ 80,00 nao vale a pena.

    Lembre-se que cliente, depois sempre liga..

  8. #8
    Semimagem
    Visitante

    Padrão Acho um absurdo qualificar um serviço pelo preço

    Acho que devemos sim dar chances para os mais baratos, temos uma revenda e todo dia pensamos em fornecer mais recurso e cobrar menos ainda,,, se todos tivessem essa filosofia, nos pagariamos bem mais barato por serviços que são cobrados uma fortuna sem logica,, confira ::..::WARMIDIA::..::

  9. #9

    Padrão

    bom eu concordo em termos com semimagem mas meu é o seguinte com relação a preços, lembra da história do parafuso? querendo ou não (sem querer criar flames no forum) o que o welrbraga conhece e estudou teve um preço teve um custo e algumas concessões assim como os d+ aqui no forum. Concordo que preços baixos podem ser um bom inicio e tal mas niguem pode nem se sub-valorizar nem super portanto como não existe uma tabela regulamentada pra isso eu cobro o valor que eu acho que mereço e ai fica a lierdade de escolha do cliente em fazer ou não o serviço comigo, o preço do projeto não define minha qualidade mas quanto mais complexo o trabalho maior será o valor cobrado sobre, e cada região há preços diferentes e existem uma serie de custos envolvidos que cabe ao profissional saber se o valor X lhe é interessante.
    Abraçao t+

  10. #10
    Semimagem
    Visitante

    Padrão Com concordância

    Sem criar incendios, mesmo porque tenho alguns dias no forum, passei os mais belos dias e anos da minha vida debruçado em cadeiras das mais famosas faculdades do brasil, gastando não só o dinheiro, mais o mais precioso momento da minha vida, a minha adolocência a minha juventude, atingindo até a maturidade, ainda hoje estudo muito, tenho vários projetos de inteligência artificial em pleno funcionamento no Brasil e no Japão, pais onde demando boa parte do meu trabalho, tenho passado a minha vida tentando formular preço, pelas coisas que faço, sou sempre requisitado, mas não aceito todos os trabalhos, só aceito aqueles que me agradam, e que são do bem, ja tive proposta para desenvolver sistemas de rastreamento e destruição de misseis, nunca aceitaria um trabalho desses, mais recentemente desenvolvi um sistema que controla uma WEBCam para a logitech, como ainda não chegou no nosso mercado, a Orbit MP, camera que utiliza a mesma tecnologia que seguiria os misseis hoje segue seus olhos e te mantem sempre enquadrado na tela, não sei se fiz a coisa certa, mas com certeza fiz o que me agradava, acho que o preço vem em segundo plano,,, primeiro temos que fazer o que nos agrada, e depois cobrar por isso, ai com certeza o preço será sempre o mais baixo, pois sua satisfação já esta no trabalho,,,, agora quando fazemos aquilo que não queremos, não há preço que chegue!, acho e tenho certeza que devemos nos valorizar,,, mais a valorização que vem do mercado, pla sua honestidade, profissionalismo e conquistas, meu caro recente amigo não a preço que cubra!, devemos intender que essa tecnologia que passamos a vida toda aprendendo, deve ser de dominio de todos e só será com a nossa colaboração, a prova mais real dessa verdade é o LINUX, A GNU as empresas de software livre, as quais não cobram pelo seu sistemas, mas se vangloriam dos lucros da evolução, prova da minha e da sua existência e também deste forum,,,, eu quando puder não cobrarei mais! mais em quanto isso cobro o suficiente para me manter e definir meus projetos, a minha tabela de preço é a minha compreenção de que todos precisam de informação para eu viver melhor,,,,,,,,, existe uma história veridica que houvi na frança,,, "Um homem plantava as melhores uvas da frança, e quando perguntaram a ele qual era o segredo porque suas uvas eram as melhores,,,,, brilhantemente ele respondeu uma das maiores verdades da minha vida,,,, ele disee: eu separo as melhores semente e dou aos meus vizinhos,,, porque assim as uvas deles polinizam as minhas e tenho a melhor uva da região,,,,,,,,,

  11. #11

  12. #12
    Semimagem
    Visitante

    Padrão Como assim qual a desse sem imagem

    Se por algum motivo vc se sentiu humilhado me desculpe,,, não foi esta a intenção!

  13. #13

    Padrão

    Não...nada disso...

    Só não entendi o que você disse ter a ver com o tópico em si. Só isso.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Semimagem Ver Post
    Se por algum motivo vc se sentiu humilhado me desculpe,,, não foi esta a intenção!
    Então essa foi realmente a sua intenção não é, q ridiculo, com isso vc so vai conseguir do desprezo do resto da galera meu, seu post foi realmente estupido cara, que vc tenha conhecimento p isso....hum problema "SEU" que vc keira compartilhar... hum interessante... agora arrogancia não cabe em lugar nenhum aqui no forum. e com esse tipo de postura o maximo que da p sentir é pena e se esforçando muito.
    Se com alguns dias no forum você está assim imagina com um ano ou dois afff. Quando você aprender o que é humildade sera muito bem recebido mesmo que sem conhecimento por que (vc não é o que vc conhece, vc é o que vc demonstra) com certeza sera uma pessoa melhor.
    até mais tenham um bom dia.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Semimagem Ver Post
    Acho que devemos sim dar chances para os mais baratos, temos uma revenda e todo dia pensamos em fornecer mais recurso e cobrar menos ainda,,, se todos tivessem essa filosofia, nos pagariamos bem mais barato por serviços que são cobrados uma fortuna sem logica,, confira ::..::WARMIDIA::..::
    Nao vi seu site direito, pq mesmo nao tenho muito tempo livre, so comento, que qdo se cobra muito barato, como o rapaz acima comentou, como vc vai dar um suporte pos venda depois? Sendo q vc cobrou o limite, e ganhou quase nd., ai acontece os problemas q os clientes vivem reclamando, q o cara so vende, ou faz o serviço e desaparece. E facil cobrar uma formatacao de 30 reais, e depois qdo o cliente te chamar em casa, pra instalar a camera ou a impressora e vc cobrar mais 30 ou nao atender o telefone.

  16. #16

    Padrão

    Suporte vale muito,. atendimento e qualidade tb. E vc nao consegue isso, sem cobrar uma preço diferenciado. Sobre sites e hospedagem, e bem diferente as coisas. vc instala os servidores e nao tem q ficar indo ao cliente. Nao conheço esse seu site, mas ja usei alguns baratos, e so me deu mal. Hj pago mais, mas tenho suporte e qualidade.

    ww.locaweb.com.br

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Semimagem Ver Post
    Sem criar incendios, mesmo porque tenho alguns dias no forum, passei os mais belos dias e anos da minha vida debruçado em cadeiras das mais famosas faculdades do brasil, gastando não só o dinheiro, mais o mais precioso momento da minha vida, a minha adolocência a minha juventude, atingindo até a maturidade, ainda hoje estudo muito, tenho vários projetos de inteligência artificial em pleno funcionamento no Brasil e no Japão, pais onde demando boa parte do meu trabalho, tenho passado a minha vida tentando formular preço, pelas coisas que faço, sou sempre requisitado, mas não aceito todos os trabalhos, só aceito aqueles que me agradam, e que são do bem, ja tive proposta para desenvolver sistemas de rastreamento e destruição de misseis, nunca aceitaria um trabalho desses, mais recentemente desenvolvi um sistema que controla uma WEBCam para a logitech, como ainda não chegou no nosso mercado, a Orbit MP, camera que utiliza a mesma tecnologia que seguiria os misseis hoje segue seus olhos e te mantem sempre enquadrado na tela, não sei se fiz a coisa certa, mas com certeza fiz o que me agradava, acho que o preço vem em segundo plano,,, primeiro temos que fazer o que nos agrada, e depois cobrar por isso, ai com certeza o preço será sempre o mais baixo, pois sua satisfação já esta no trabalho,,,, agora quando fazemos aquilo que não queremos, não há preço que chegue!, acho e tenho certeza que devemos nos valorizar,,, mais a valorização que vem do mercado, pla sua honestidade, profissionalismo e conquistas, meu caro recente amigo não a preço que cubra!, devemos intender que essa tecnologia que passamos a vida toda aprendendo, deve ser de dominio de todos e só será com a nossa colaboração, a prova mais real dessa verdade é o LINUX, A GNU as empresas de software livre, as quais não cobram pelo seu sistemas, mas se vangloriam dos lucros da evolução, prova da minha e da sua existência e também deste forum,,,, eu quando puder não cobrarei mais! mais em quanto isso cobro o suficiente para me manter e definir meus projetos, a minha tabela de preço é a minha compreenção de que todos precisam de informação para eu viver melhor,,,,,,,,, existe uma história veridica que houvi na frança,,, "Um homem plantava as melhores uvas da frança, e quando perguntaram a ele qual era o segredo porque suas uvas eram as melhores,,,,, brilhantemente ele respondeu uma das maiores verdades da minha vida,,,, ele disee: eu separo as melhores semente e dou aos meus vizinhos,,, porque assim as uvas deles polinizam as minhas e tenho a melhor uva da região,,,,,,,,,
    Se vc ainda nao entendeu, o GNU trabalham de graça sim, para desenvolver o sistema, mas tenta contratar um deles para fazer algo pra voce, dai a gente tenta falar novamente. Pode ter certeza, ninguem e bobo, e todos precismos viver...

  18. #18
    Semimagem
    Visitante

    Padrão Ahh tah,,, deve ser porque você não leu tudo

    Normal, me desculpe achei que você tinha ficado ofendido, ai por isso me retratei, desculpa mesmo não quiz e não quero ofender ninguem,,, na verdade o forum funciona assim,,, você precisa ler as mensagens que estão em primeiro na lista e ir acompanhando as demais, assim você encontra coerrência nos post, é simples demais, é só você clicar na página 1 assim você acompanha as mensagens, pelo que pude notar você não estava participando da discussão, assim seja bem vindo, se você quiser posso escrever em uma linguagem mais informal, e mandar para seu email,,, pode ficar a vontade,, tenho tempo disponível, mesmo que não tenha,,, nunca recuso em ensinar alguem, deve ser pelos longos anos que dei aula em Berkley, aprendi muito sobre a compreensão e assimilação humana, tinha alunos de várias nacionalidades na mesma sala, as vezes tinha que dar a mesma aula tres vezes,,, mesmo em Berkley não tinhamos tradução simultanea todos os dias,,, Mais uma vez eu digo se sinta a vontade em perguntar e não fique acanhado=,,, Abraços

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Semimagem Ver Post
    Normal, me desculpe achei que você tinha ficado ofendido, ai por isso me retratei, desculpa mesmo não quiz e não quero ofender ninguem,,, na verdade o forum funciona assim,,, você precisa ler as mensagens que estão em primeiro na lista e ir acompanhando as demais, assim você encontra coerrência nos post, é simples demais, é só você clicar na página 1 assim você acompanha as mensagens, pelo que pude notar você não estava participando da discussão, assim seja bem vindo, se você quiser posso escrever em uma linguagem mais informal, e mandar para seu email,,, pode ficar a vontade,, tenho tempo disponível, mesmo que não tenha,,, nunca recuso em ensinar alguem, deve ser pelos longos anos que dei aula em Berkley, aprendi muito sobre a compreensão e assimilação humana, tinha alunos de várias nacionalidades na mesma sala, as vezes tinha que dar a mesma aula tres vezes,,, mesmo em Berkley não tinhamos tradução simultanea todos os dias,,, Mais uma vez eu digo se sinta a vontade em perguntar e não fique acanhado=,,, Abraços
    Nao vo nem comentar...

  20. #20

    Padrão

    Ah, ja que vc falou sobre acompanhar as paginas e ler, vc deveria ter notado, q eu estava sim na conversa, tanto q vc respondeu logo a baixo, sobre :

    Eu faço de tudo, sou o melhor, e ainda troco por pao, lembra??