+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração de potência

    Olá, pessoal.

    Gostaria de saber pela experiência (e teoria) de vocês, se o efeito do aumento de potência nos rádios faz muita diferença. Geralmente o padrão deles é 63 mw (18 dB). Apesar dos valores em mw aumentarem muito, em dB aumentam pouco, isso que gerou minha dúvida. Um aumento pra 100 mw ou 200 mw realmente faz muita diferença?

    Também já vi gente dizer que botar a potência muito alta esquenta demais o rádio e ele fica travando. Já me disseram que muita potência diminui muito a vida útil dele. Já ouvi até gente dizer que quanto menos potência melhor.

    Agora estou confuso :P

  2. #2

    Padrão

    eu na pratica até 100 mW sinto diferença na regulagem de potência..... mais que isso não muda praticamente nada

    e realmente, esquenta mais e diminui a vida útil do equipamentos.

  3. #3

    Padrão

    Boa pergunta jpjust, só vejo a diferença quando o radio está como AP, do contrario,,, nao percebo nada

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jorgeff Ver Post
    Boa pergunta jpjust, só vejo a diferença quando o radio está como AP, do contrario,,, nao percebo nada
    hehehehehehehe...

    Nao sabia que dava pra mudar a potencia de um rádio quando ele tá em modo cliente...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    hehehehehehehe...

    Nao sabia que dava pra mudar a potencia de um rádio quando ele tá em modo cliente...
    Olá amigo! Não sabia que pode alterar a potencia do rádio quando esta em modo cliente?!?!?!
    Pois é... dá sim!

  6. #6

    Padrão

    Amigo, depende do modelo do radio que esta usando.
    E tambem nem sempre aumentando a potencia vc melhora a qualidade do sinal.
    Na maioria dos radios não é bom usar 100% da potencia, como vc falou acima, eles esquentam mais e acabam prejudicando na qualidade do sinal.
    So use muita potencia se a distancia for muito grande.
    Tente primeiro melhorar seu sinal com a antena...

  7. #7

    Padrão Potencia

    Olá, Amigo eu por experiencia propria gosto de deixar meu radio com uma potencia pequena pois tenho 3 radios distribuindo em 2 tenho cartões senao de 250 e em um tenho um d-link de 100 e os clientes que estão no dlink esta bombando , reparei tb que elas tem a potencia maior na hora da instalação cliente os anteneiros não apontam bem , pois já da o sinal bom , daí a perca de pacotes ser grande , eu prefiro com menas potencia

  8. #8

    Padrão

    Eu tava pensando em usar Zinwell G-220 nas bases, já que ele tem 250 mw de potência no firmware de fábrica, e usar OvisLink 5460 nos clientes. Será uma boa?

  9. #9

    Padrão

    Existe regras da Anatel para essa questão de potência, para PTP deve se tirar 1Db para cada 3DB a mais que 6DB nas antenas direcionais. Para bases o limite maximo é 30DBm, antena + Rádio. Deve-se observar isso também!

  10. #10

    Padrão

    nos meus testes de campo nao aumento nada e nem diminuiu nada as alteraçoes de software para aumento de potencia pelo menos nao muda nada aqui agora os hardware que ja vem com potencia de fabrica estes funfam mesmo

  11. #11

    Padrão

    Alguém aqui usa Zinwell G-120 com os 250 mw máximos dele? Tiveram problemas?

  12. #12

    Padrão

    trabalho em um provedor de internet Via-rádio, ADSL, e discada... tenho alguma experiência em campo a respeito de WI-FI, o que posso te diser que bom mesmo é sempre usar a potencia padão do rádio, aumentar so quando houver realmente necessidade pois o aumento da potência do equipamento trais como consequências perda de qualidade do sinal. pois se trata de um "over clock".

  13. #13

  14. #14

    Padrão

    Bem uso sempre a troca de potência e tenho passado por ocasiôes em que 1db faz muita diferença (tipo 24 db conecta e 23 ja não conecta e virse e vessa) em locais com muitas redes wireless aconselho usar coisa do tipo 12 a 15 db pq assim vc consegue escapar da interferência dos demais provedores .

    Claro que me refiro a 2,4 GHz pq 5,8 fica mais facil de trabalhar ja que a gama de canais é bem maior.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Alguém aqui usa Zinwell G-120 com os 250 mw máximos dele? Tiveram problemas?
    Ja usei e ainda uso queimar não queima, mais fica quente pra burro não sei se é impressão minha mais acho qu ele demora mais pra rebotar doque quando estar com potência mais baixa, mais uso sem problemas.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tarius Ver Post
    Bem uso sempre a troca de potência e tenho passado por ocasiôes em que 1db faz muita diferença (tipo 24 db conecta e 23 ja não conecta e virse e vessa) em locais com muitas redes wireless aconselho usar coisa do tipo 12 a 15 db pq assim vc consegue escapar da interferência dos demais provedores .

    Claro que me refiro a 2,4 GHz pq 5,8 fica mais facil de trabalhar ja que a gama de canais é bem maior.
    Interessante, mas como diminuindo a potência pode reduzir a interferência?

  17. #17

    Padrão

    Imagine 10 pessoas em uma sala gritando ao mesmo tempo, todos se escultam mais não se entende nada doque se fala, e 10 pessoas falando baixo dapra se entender oque se fala.

    É como se vestir de preto numa sala escura passa-se quase que despercebido...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tarius Ver Post
    Imagine 10 pessoas em uma sala gritando ao mesmo tempo, todos se escultam mais não se entende nada doque se fala, e 10 pessoas falando baixo dapra se entender oque se fala.

    É como se vestir de preto numa sala escura passa-se quase que despercebido...
    Eu também costumo reduzir a potencia dos radios, sempre que possivel. Mas nos que eu uso em 250mw, nunca tive problemas em funcao disso.