+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Nightwalker
    Visitante

    Padrão Dúvida sobre vírus no Linux

    Pessoal,
    Por recomendação de algumas pessoas aqui do fórum estou lendo o .guia foca.
    Estou gostando, porém me bateu uma dúvida sobre virus no linux.
    Sempre ouvi dizer que o Linux apesar de ter muito poucos vírus, tinha alguns. Porém no guia diz que simplismente não existem vírus para o linux e é impossível a criação de um. E isto acontece devído a permição de acessos entre os processos de usuários.

    Mas por exemplo, se eu instalo um programa como administrador da maquina (usando sudo por exemplo), e este programa insere um script malicioso no meu sistema que começa a executar um processo com permição de root na hora da inicialização do sistema. Algo assim não é possível, e isso não seria considerado um vírus?

    Valeu!

  2. #2

    Padrão

    um virus para linux pode surgir exatamente como você descreveu..

    só não existem muitos virus porque o linux não é o sistema que domina o mercado.. afinal, ,para que criar um virus que atingirá apenas 14% dos desktops do mundo??

    mais fácil criar backdoors que atingirão pelo menos 45% dos servidores no mundo...

    houve época em que bastava instalar o windows em um diretório não padrão que você filtrava 35% dos virus e trojans.. porque no "atalho" de instalação do virus, estava "c:\windows" ao invés da variavel de sistema que continha o caminho da instalação do windows..

    eu axo que é uma questão de tempo

    abraços

  3. #3
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão

    Devido ao sistema de permissão concebido nos Unix/Linux, qualquer coisa que você baixa ou é salvo automaticamente em seu micro estará apenas com permissões de leitura para você. Para executar um script ou executável para Linux, você precisa interagir explicitamente com o arquivo, mudando as permissões para execução. Isso é apenas o começo, pois você teria que ter permissões de administrador para que ele alterasse a parte do sistema ou inserisse alguma coisa em arquivos críticos do SO. Em suma, o que acontece hoje no Windows é você pegar um vírus através da simples abertura de um email enquanto no linux, você precisa trabalhar com esse arquivo.
    Sabemos que nenhum sistema de informática é perfeito, mas a segurança em torno do Linux é muito elevada. Você só vai pegar um vírus se realmente você quiser pegar um vírus.

  4. #4

    Padrão

    Você tem que tomar mais cuidado com rootkits do que com vírus no linux. Por isso há tempos que os repositórios oficiais das grandes distribuições vem com assinaturas para garantir a origem dos pacotes.

  5. #5

    Padrão

    apenas como complemento a msg do n3o
    ja chegaram a existir virus no linux a alguns anos atras mas os caras desistiram justamente pelo sistema de permissões linux, mas assim isso não quer dizer que olinux esteja lvre de todo e qualquer mal por exempĺo existem os backdoors, exploits (tb explorando falhas em servers linux/windows), rootkits. acho que so temos uma variação diferente de praguinhas a serem estudadas. o gde problema é que pela hegemonia M$ pessoas criam softwares onde vc clica em 3 ou 4 botoes e tem um virus na mão, o ser que dispara não faz a menor ideia de como foi feito ou se realmente funciona mas ta la dando uma de alegre. entendeu?

    Caso tenha interesse seguem algumas boas leituras p vc entender ainda melhor td bem? Não precisa ler todas não apenas uma e ai vc ja entendera como funciona. abs t+

    virus no Linux?
    Virus e Linux - FórumGdH
    Linux: Os Vírus e o Linux [Artigo]
    Linux: A mitologia da imunidade a vírus no Linux [Artigo]
    Última edição por B1SH0P; 29-08-2007 às 10:50.

  6. #6
    Nightwalker
    Visitante

    Padrão

    Valeu pessoal, já tinha imaginado isso mais ou menos. Acho que o grande barato é o sistema precisar da ação consciente do usuário para instalar um virus, quando digo conscienciente é que usuário esteja sabendo que está fazendo uma tarefa administrativa e que isso possa prejudicar seu sistema.

    Gostei desses artigos que o B1SHOP postou, principalmente do último, o cara alertou sobre coisas interessantes nele que eu não sabia.