+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Raid

    Sei que o nome do site não é Under-Windows e sei também que quem entende bem de Linux é capaz de resolver facilmente problemas no Ruindow$.

    O Ruindow$ ainda é meu sistema operacional só para jogos e visando aumentar o seu desempenho estou pensando em fazer RAID 0 nele.

    Alguém sabe de uma ferramenta de se fazer isso?

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Verifique no manual da sua placa-mãe.

    Às vezes, ela mesma ensina a fazer o RAID.

    abracos

  3. #3

    Padrão

    É.. ela não oferece isso não. ;/

    Mas ouvi falar que o proprio windows faz RAID 0.

  4. #4

    Padrão

    se não me engano, você encontrará isso no gerenciamento de disco..

    raid 0 é aquele no qual você copia metade do arquivo em um hd e metade em outro

    obs: no próximo post, coloque em off-topic! afinal.. isso á mais que off aqui...

    abraços

  5. #5

    Padrão

    caro amigo qual seria a necessidade de raid 0, visto que vc tem uma perca de performance nesse, caso e 0 de redundancia a não ser combinado com outros arrays.

  6. #6

    Padrão

    Vc quis dizer "Ganho" de performance né? e de até 98% com 2 HDs, 156% com 3 HDs e até 250% com 4 HDs

  7. #7
    Sinay
    Visitante

    Cool Raid

    Samuel,

    Raid 0, faz um espelhamento de disco ou seja, tudo que tiver no h.d. principal tera de ser duplicado para o espelhamento, então como nosso colega assim disse voce terá um perda na performance, voce só terá um ganho de performance se voce fizer um Raid 5 e tem de ser feito através de hardware, com um placa server raid e no minimo 3 hd´s com o mesmo tamanho, via software o ruiwindows fica pior ainda que alem de ele ter de gerenciar a mem virtual etc ele tera de fazer esta parte de gerenciamento de discos ! tem algumas placas mães que também prove este tipo de recurso, no caso so utilizei em servidores que por experiencia propria fica muito bom para o s.o. ele como partição unica alem de outros beneficios, tais como redundancia de discos etc..
    Espero ter contribuido !

    Abraços !

  8. #8

    Padrão

    Mais uma vez eu insisto. RAID 0 não é espelhamento e aumenta a performance.

    RAID - Wikipédia

    Agradeço as contribuições.

  9. #9
    Nightwalker
    Visitante

    Padrão

    Pelo menos o wikipedia está concordando com o Samuelstj mesmo.

    Os dados são subdivididos em segmentos consecutivos (stripes) que são escritos sequencialmente através de cada um dos discos de um array. Cada segmento tem um tamanho definido em blocos. O striping oferece um melhor desempenho, quando comparado a um disco individual, se o tamanho de cada segmento for ajustado de acordo com a aplicação que utilizará o array.
    RAID - Wikipédia

  10. #10

    Padrão

    RAID 0 aumenta a performance mesmo!! ele divide um arquivo em vários hds

    o RAID 1 que é o espelhamento! tudo o que tem em um tem em outro.. é usado para HA

    abraços

  11. #11

    Padrão

    Realmente deve ocorrer uma melhora da performace da gravação, porem... será que não haverá um custo maior de processamento??? para gerenciar essa divisão de dados???


    Att

  12. #12

    Padrão

    Acontece que uma das coisas que mais limita o desempenho da máquiuna hj em dia é a leitura e escrita no HD.
    Digamos que nesse intervalo de tempo o processador fica... "de boa" e com o RAID ele não fica tanto "de boa".

    Resumindo, vc está certo quanto à sobrecarga no procesador, mas ela é bem pequena.

    Ab