+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor Proxy + Mikrotik

    Boa noite pessoal, andei pesquisando nos topicos anteriores, mais ainda nao consegui visualizar direito a melhor opção de como implementar um servidor squid com o mikrotik.

    Hoje minha rede estar assim:

    link telemar - roteador - switch - mikrotik - clientes

    Onde entra o servidor squid ai, e qual configuracao fazer no mikrotik para os clientes buscarem o cache do servidor squid?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rninternet Ver Post
    Boa noite pessoal, andei pesquisando nos topicos anteriores, mais ainda nao consegui visualizar direito a melhor opção de como implementar um servidor squid com o mikrotik.

    Hoje minha rede estar assim:

    link telemar - roteador - switch - mikrotik - clientes

    Onde entra o servidor squid ai, e qual configuracao fazer no mikrotik para os clientes buscarem o cache do servidor squid?
    Amigo, nunca fiz isso + trabalho a um tempo com servidores Win/Lin, acredito que se o seu proxy estiver no switch e voce fizer uma regra no MK de quem solicitar acesso pela porta 80 redirecionar para a IP/Porta do seu proxy ja deve funcionar.

    Faça um teste e poste os resultados!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iceblue Ver Post
    Amigo, nunca fiz isso + trabalho a um tempo com servidores Win/Lin, acredito que se o seu proxy estiver no switch e voce fizer uma regra no MK de quem solicitar acesso pela porta 80 redirecionar para a IP/Porta do seu proxy ja deve funcionar.

    Faça um teste e poste os resultados!
    Isso, coloquei o squid no switch, e configurei o mikrotik pora redirecionar para a ip/porta do squid e funcionou.

  4. #4

    Padrão

    rninternet,
    baum ? Muita gente procura por algo assim aqui no forum. Pensei em montar com Slackware 10.2, mas ainda não fiz os testes. Coloca ae como vc fez, vai servir pra uma galera grande aqui do forum. Queria analizar tbm como vc fez !
    Pode ser ?
    Coloca ae os redirect que vc fez e se realmente funcionou 100% e qual Linux usou.
    Valeu

  5. #5

    Padrão

    qual a necessidade do squid, se no proprio mikrotik ja tem um proxy?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    rninternet,
    baum ? Muita gente procura por algo assim aqui no forum. Pensei em montar com Slackware 10.2, mas ainda não fiz os testes. Coloca ae como vc fez, vai servir pra uma galera grande aqui do forum. Queria analizar tbm como vc fez !
    Pode ser ?
    Coloca ae os redirect que vc fez e se realmente funcionou 100% e qual Linux usou.
    Valeu
    Referente ao Squid eu posso ajudar, MK sou meio fraco + no linux eu consigo me virar.

    Eu aconselho usar Debian, na minha opniao é uma otima distribuição, tenho 3 servidores debian rodando 100%.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anjunior Ver Post
    qual a necessidade do squid, se no proprio mikrotik ja tem um proxy?
    Entre outras opções que o squid tem....vc precisa conhecer o Sarg...te garanto vc vai se surpreender.

  8. #8

    Padrão oi

    Citação Postado originalmente por iceblue Ver Post
    Entre outras opções que o squid tem....vc precisa conhecer o Sarg...te garanto vc vai se surpreender.
    pessoal vi essa discursao aqui e resolvi entrar..
    legal essa iedia ... eu consegui da seguinte forma moden --> Switch1 --> squid --> Mk --> clientes ..
    ficou muito bom mesmo sendo q o squid e gtw do mk...
    bem funfou legal ...
    ate a distro linux que usei da pau mas deixei o mk com proxy transparente ativado alias eram dois o primeiro squid e o segundo do mk..
    mas ficou muito bom mesmo

  9. #9

    Padrão

    Aquela Função de PARENT PROXY do Web-Proxy é boa? Fiz aqui puxando de um Debian com Squid e não tive das melhores experiencias...

    Acho que a forma que nosso amigo acima fez de coloca o linux como Gateway do MK deve ser interessante...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rninternet Ver Post
    Boa noite pessoal, andei pesquisando nos topicos anteriores, mais ainda nao consegui visualizar direito a melhor opção de como implementar um servidor squid com o mikrotik.

    Hoje minha rede estar assim:

    link telemar - roteador - switch - mikrotik - clientes

    Onde entra o servidor squid ai, e qual configuracao fazer no mikrotik para os clientes buscarem o cache do servidor squid?
    Ola amigos, ja coloquei para funcionar dessa forma, funciona bacana, tem seus pros e contras, os Pros é que apartir do momento que vc usa o LINUX para gerenciar seu squid, na minha opinião vc terá maior gerenciamento do mesmo, como por exemplo ja citado aqui, o SARG para analise de relatoria doque o pessoal esta mais acessnado e baixando na net, com isso pata mim por exemplo foi muito bom, que descobri exatamente o que meus clientes mais baichava na net, no meu caso é WINDOWSUPDATE tinha arquivos de ate 81MB coisa de louco e isso o user n ve né , no caso do linux tem uma ferramente que se chama JESRED que pode ser instalada e colocada para rodar junto com o SQUID, com ela vc pode por exemplo baixar esses arquivos mais baixados pelos seus ususários e deixar em uma pasta especifica no servidor e fazer uma regra que quando o usuário for baixar esse arquivo independente de onde ele for baixar não importando o endereço da URL, bastando ter apenas o mesmo nome do arquivo ao inves dele baixar da net baixa direto do servidor SQUID LOCAL, isso para mim foi show de bola, so para vcs terem uma ideia esse arquivo de ATUALIZACAO do WINDOWS foi baixado em um dia 2300 vezes arquivo de 81MB, e por ai vai, vc pode colocar o que vc quiser, como por exemplo, MSN, ANTI-VIRUS, EMULE, VIDEOS, FILMES etc, coisa que no mt n tem como fazer com 100% de perfeição, vi aqui nesse topico sobre o como fazer, é simples :
    Basta coloca o SQUID do Mikrotik normalmente como vcs ja fazem com proxy transparente, feito isso basta depois la no web-proxy tem a opção do
    Parent Proxy: COLOCA O IP DO SQUID LINUX
    Parent Proxy Port: COLOCA A PORTA QUE O SQUID LINUX ESTA TRABALHANDO

    Pronto.

    Ps. dessa forma o seu servidor Mikrotik estara rodando o Squid, mas ira consultar o Squid do LINUX e nem ira consumir memoria do Mikrotik.

    Abraços

  11. #11

    Padrão

    tiago matias, dessa forma o sarg funciona legal? digo instalando o sarg no servidor do squid funciona legal?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    tiago matias, dessa forma o sarg funciona legal? digo instalando o sarg no servidor do squid funciona legal?
    Concerteza, o sarg lógico sera instalado no servidor squid linux. OK

  13. #13

    Padrão Servidor Proxy + Mikrotik

    Mas amigo Tiago Matias,
    Vc conseguiu fazer o conteudo do proxy descer a FULL para seus clientes? Eu uso PPPOE aki e nao consigo fazer isso acontecer de jeito nenhum no MK...

    Obrigado.

  14. #14

    Padrão

    preciso saber quais os parogramas usado para um servidor SQUID LINUX
    qual o linux

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pablitovte Ver Post
    preciso saber quais os parogramas usado para um servidor SQUID LINUX
    qual o linux
    Amigo vc pode usar qualquer linux, isso é igual tomar sorvete, tem varios saberes então va no que achar melhor, ou em outras palavras em qual se dar melhor com ele.
    Debian, RedHat, Fedora, SUSE, Gentoo, etc

    O Programa que iria usar se chama SQUID, mas cada distro tem suas particularidades de pacotes e dependencias.... e por ai vai...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    Concerteza, o sarg lógico sera instalado no servidor squid linux. OK
    Amigo, voce disse sober aquele pacote chamado JESRED para rodar junto ao squid, teria algum documento sobre ele ou configuração do mesmo?

    me interessei muito!!

    desde ja, Obrigado!

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    Amigo, voce disse sober aquele pacote chamado JESRED para rodar junto ao squid, teria algum documento sobre ele ou configuração do mesmo?

    me interessei muito!!

    desde ja, Obrigado!
    thenet.
    O JESRED é um software simples, extremanente rápido e altamente configuravel, utilizado para efetuar redireciomantos de sites/url para o webproxy Squid, Este apesar de ser um derivado do redirecionador Squirm processa redirecionametos duas ou tres vezes mais rapido que seu antecessor.
    Vc tera que usar uma biblioteca chamado regex com ele resolvera as dependencias necessarias.

    O JESRDE esta aqui >> http://www.linofee.org/~jel/webtools...-1.2pl1.tar.gz

    ele vai regrar dois arquivos um jesred.conf e um redirect.rules
    dentro deles ja tem os exemplo de como vai fazer as regras, e para ele funcionar com o squid basta adicionar duas novas linhas do seu squid.conf

    redirect_program /usr/local/squid/jesred
    redirect_children 10

    Pronto.

    Não achei nada de material na net que falasse ao ponto de deixar ele rodando legal, o material que eu tenho é um livro de squid > Livro Squid Solução Definitiva

    Abraços

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    thenet.
    O JESRED é um software simples, extremanente rápido e altamente configuravel, utilizado para efetuar redireciomantos de sites/url para o webproxy Squid, Este apesar de ser um derivado do redirecionador Squirm processa redirecionametos duas ou tres vezes mais rapido que seu antecessor.
    Vc tera que usar uma biblioteca chamado regex com ele resolvera as dependencias necessarias.

    O JESRDE esta aqui >> http://www.linofee.org/~jel/webtools...-1.2pl1.tar.gz

    ele vai regrar dois arquivos um jesred.conf e um redirect.rules
    dentro deles ja tem os exemplo de como vai fazer as regras, e para ele funcionar com o squid basta adicionar duas novas linhas do seu squid.conf

    redirect_program /usr/local/squid/jesred
    redirect_children 10

    Pronto.

    Não achei nada de material na net que falasse ao ponto de deixar ele rodando legal, o material que eu tenho é um livro de squid > Livro Squid Solução Definitiva

    Abraços
    pow, legal cara, vo testar esse final de semana!!

    só uma questao, essa biblioteca que voce disse, pra que serve e como ponho ele??

    legal mesmo cara...
    obrigadão amigo!

    abraços!

  19. #19

    Padrão

    Olá!
    Como sou iniciante em linux, alguém pode indicar a distro mais fácil para fazer esse server proxy squid ou um tutorial bom de como fazê-lo?

    Agradeço muito como um new user do linux.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kryseck Ver Post
    Olá!
    Como sou iniciante em linux, alguém pode indicar a distro mais fácil para fazer esse server proxy squid ou um tutorial bom de como fazê-lo?

    Agradeço muito como um new user do linux.
    cara, uso aqui o Debian!!
    aquela versão que tem 180mb e que voce depois pega os pacotes por ele mesmo!!
    é show de bola pra começar, começei nele e nao larguei hehehe

    o tutorial, usei os artigos do site viva o linux...

    da uma procurada no google que da pra fazer legal!!

    abraços!