+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Smile mikrotik em rede wireless+cabeada da ?

    Ola pessoal, bom sou novato em redes sem fio então vim aqui pedir ajuda a vocês.
    O negocio é o seguinte, tenho aqui em casa uma rede cabeada com 5 pessoas ligada nela com adsl de 1 mega, essa rede ta funcionando normalmente.

    Então surgiu a necessidade de montar uma rede sem fio para mais 7 pessoas, entao comprei 2 ap da zinwell mod: g120 com firmware da wappro, como no lugar onde esta o ap nao tem adsl tive que fazer o seguinte, 1 ap ligado ao hub aqui em casa no modo bridge e wds somente, o outro ap no local remoto bem alto em modo bridge tambem com wds/ap com controle de mac, os clientes se conectam à ele para acessar a net.

    Agora vem os problemas, todos clientes se conectam normalmente com 54 mbps, qualidade de sinal excelente, so que a internet esta lenta demais como se fosse discada down à 5/6kbps, enquanto na rede cabeada esta normal, tinha algumas pessoas usando emule, bit torrent, conversei com elas para elas pararem de usar esses progs para fazer um teste continuou a mesma coisa, pelo que entendi acho que meu problema esta nos ap por eles estarem no modo wds.

    Agora a questão, quero montar um mk aqui em casa controlando todo acesso tanto da rede cabeada como sem fio, fazendo ele discar o modem adsl que é pppoe, entao pelo que entendi ficaria assim, aqui em casa um servidor mk duas placas de rede normal nele, uma para ligar no modem pppoe e outra no hub, mais uma pci wireless (quero por uma barata mesmo tipo uma com chipset realtek rtl8185, pq nao vai passar de 15 ou 20 clientes no wireless) essa placa wireless fica como ap com uma antena de grade 24 dbi para os ap do local remoto acessar ela.
    no local remoto 2 ap, um no modo cliente com uma antena de grade 24 dbi para se conectar no mk (rtl8185) e outro no modo ap com uma omini de 18 dbi para transmitir o sinal para o pessoal distante.

    Bom basicamente é isso, sera que da certo ? quero aproveitar esse mk para controlar a banda de p2p e mais para frente por mais um link de 1 mega adsl tambem, e nao queria gastar muita grana nao pois to meio quebrado esses tempo por isso nao contrato uim profissional para configurar tudo alem disso a rede é muito pqna, conto com a ajuda de vocese se alguem ter uma soluçao melhor da uma dica aqui no forum pra mim ok

    obrigado a todos e desculpe o topico imenso mais tinha que detalhar bem pra voces entenderem

  2. #2

    Padrão

    fala aew brtother.

    tb sou novo no mk e vou tentar ajudar no q posso..

    primeira duvida. sim o mk gerencia as duas interfaces a wireles e a cabeada normalmente e a configração eh simples seguindo os topicos aqui do under vc faz issu normalmente.

    agora uma observaçao q n sei te dar certeza, axo q o mk n trabalha com esse rtl 8185 mas vc encontra as d-link q n sao tão mais caras q ela e o mk trabalha perfeitamente mas o pessoal mas sabido da area vai te esplicar issu melhor!

    vlw e qualquer coisa estamos ai!

  3. #3
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kraddv Ver Post
    fala aew brtother.

    tb sou novo no mk e vou tentar ajudar no q posso..

    primeira duvida. sim o mk gerencia as duas interfaces a wireles e a cabeada normalmente e a configração eh simples seguindo os topicos aqui do under vc faz issu normalmente.

    agora uma observaçao q n sei te dar certeza, axo q o mk n trabalha com esse rtl 8185 mas vc encontra as d-link q n sao tão mais caras q ela e o mk trabalha perfeitamente mas o pessoal mas sabido da area vai te esplicar issu melhor!

    vlw e qualquer coisa estamos ai!
    Opa valew pela dica estou esperando pra ver se mais alguem da mais dicas valew

  4. #4

    Padrão

    só uma obs eu tenho aki um mk como server apenas e e uso assim ADSL====>MK=====>zinwel g120(wds)/omni/ 20 clientes======>zinwel(wds)omni/10 clients. \\\ e ligado ao mk sai uma cabo pra um hub com mais 10 clientes e funciona super bem e uso apenas 1 mb pra todo mundo.

    se vc quiser pode montar assim q funfa logico fazendo os blokeios nescessarios, controle p2p, limite de conexoes, e cache.... qualquer duvida estamos ai!

  5. #5
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kraddv Ver Post
    só uma obs eu tenho aki um mk como server apenas e e uso assim ADSL====>MK=====>zinwel g120(wds)/omni/ 20 clientes======>zinwel(wds)omni/10 clients. \\\ e ligado ao mk sai uma cabo pra um hub com mais 10 clientes e funciona super bem e uso apenas 1 mb pra todo mundo.

    se vc quiser pode montar assim q funfa logico fazendo os blokeios nescessarios, controle p2p, limite de conexoes, e cache.... qualquer duvida estamos ai!
    Ok, entao vc nem usa placa de wireless no mk, sao 3 placas de rede comum, uma para adsl, outra pro hub, e outra pro zinwell ai o outro zinwell conecta via wds é isso mesmo ? voce usa os 2 radios com uma omini qual distancia eles estao longe um do outro?

    mais entao acho que o zinwell com wds fico lento aki, sera que é por causa do wds ou outra coisa ? fiz varias alteraçoes nele e nada, mudei o preamble, ack timeout, e varias coisas so nao deu pra controlar a banda porque no wds fica como bridge e nao mudei tambem o Threshold porque pesquisei mais nao entendi muito entao deixei quieto.

    bom mas mesmo assim vou por a mao na massa e vou postando minhas duvidas neste topico aqui pra esclarecelas ok

    obrigado a todos

  6. #6
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    [QUOTE=kraddv;273982]só uma obs eu tenho aki um mk como server apenas e e uso assim ADSL====>MK=====>zinwel g120(wds)/omni/ 20 clientes======>zinwel(wds)omni/10 clients. \\\ e ligado ao mk sai uma cabo pra um hub com mais 10 clientes

    Bom pessoal ja montei o micro para o mk, ele tem o proc 1,4 giga, hd 4 giga, 256 mem, 3 placas de rede 1 sis 900, 1 3com 3c905, e uma via vt 6105.
    Entao a conf ficou assim eth1 ip 192.168.1.3/24 gateway 192.168.1.1 ligada no hub para rede cabeada, eth2 172.1.1.3/24 ligada no ap 1 que esta em wds, o ap 2 esta em um local remoto em wds com ap1 unico meio de conexao com a rede, eth3 esta ligada no modem em modo bridge e a conexao pppoe ja fiz ta discando e conectando normal ja testei.
    So nao consegui fazer navegar nem a rede cabeada nem a sem fio pois nao eu nao soube configurar tudo, procurei mais nao consegui achar no forum como fazer este esquema funcionar entao se ter uma configuraçao assim aki no forum por favor me passem o link, ou me dem uma dica como configurar, por esse motivo dei um up novamente no topico.
    estou usando mk versao 2.9.27 crackeada pq agora nao to podeno comprar a licença mais para frente eu compro e faço algo mais profissional e correto, fiz tambem o servidor dhcp e funionou, so nao entendi pq o gateway tem que ser 192.168.1.1 se nao tem esse ip na rede,

    quero tambem controlar todos clientes por mac ate os da rede cabeada para navegarem somente os cadastrados tambem nao sei cadastrar eles para controlar isso passem tambem o link para fazer issom por favor.

    bom por enquanto é so aguardo contato de voces ate mais

    obrigado

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post

    Agora a questão, quero montar um mk aqui em casa controlando todo acesso tanto da rede cabeada como sem fio, fazendo ele discar o modem adsl que é pppoe, entao pelo que entendi ficaria assim, aqui em casa um servidor mk duas placas de rede normal nele, uma para ligar no modem pppoe e outra no hub, mais uma pci wireless (quero por uma barata mesmo tipo uma com chipset realtek rtl8185, pq nao vai passar de 15 ou 20 clientes no wireless) essa placa wireless fica como ap com uma antena de grade 24 dbi para os ap do local remoto acessar ela.

    amigão pode desistir da rtl8185..nao tem driver pra ela no mt..pega um dlink g520 ou ag530 ou até um senao...a mais recomendada é as placas com chip atheros..

    flws..qq coisa posta ae...t+

  8. #8
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr_Dom Ver Post
    amigão pode desistir da rtl8185..nao tem driver pra ela no mt..pega um dlink g520 ou ag530 ou até um senao...a mais recomendada é as placas com chip atheros..

    flws..qq coisa posta ae...t+
    Ok ja desisti dessa ideia, estou usando como postei acima, 3 placa de rede comum e o ap esta ligado em uma dessa da uma olhada no meu ultimo post logo acima

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Ok ja desisti dessa ideia, estou usando como postei acima, 3 placa de rede comum e o ap esta ligado em uma dessa da uma olhada no meu ultimo post logo acima
    ops..foi mals...nao li seu ultimo post...

    t+

  10. #10

    Padrão dhcp + pppoe

    Citação Postado originalmente por Mr_Dom Ver Post
    ops..foi mals...nao li seu ultimo post...

    t+
    Pessoal to com uma duvida
    tem como fazer autenticaçao via pppoe e o ip ser entregue por dhcp ???

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por shalom_rm Ver Post
    Pessoal to com uma duvida
    tem como fazer autenticaçao via pppoe e o ip ser entregue por dhcp ???
    Olá amigo, tem como sim, eu uso hotspot e um dia testei pppoe e funcionou, continuaram os mesmos IP q tinha adicionado nos clientes....

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Ok ja desisti dessa ideia, estou usando como postei acima, 3 placa de rede comum e o ap esta ligado em uma dessa da uma olhada no meu ultimo post logo acima
    Olá kara, eu uso aqui a mesma forma q vc quer, tenho um MK com 3 placas de rede rtl8139, sendo duas entradas de duas adsl, uma em cada placa e a 3° para saída para os clientes, está ligada num switch, e nesse switch tem um AP ligado em umas das portas e os clientes cabeados ligado em outras portas, ñ é necessário usar placas de rede distintas no servidor para clientes cabeados e clientes wireless, use para outro link futuramente, e a configuração fica até mais fácil, td numa rede só... Qualquer duvida é só falar, valeu!

  13. #13
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Smile

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Olá kara, eu uso aqui a mesma forma q vc quer, tenho um MK com 3 placas de rede rtl8139, sendo duas entradas de duas adsl, uma em cada placa e a 3° para saída para os clientes, está ligada num switch, e nesse switch tem um AP ligado em umas das portas e os clientes cabeados ligado em outras portas, ñ é necessário usar placas de rede distintas no servidor para clientes cabeados e clientes wireless, use para outro link futuramente, e a configuração fica até mais fácil, td numa rede só... Qualquer duvida é só falar, valeu!
    Ok, so que eu quero fazer o controle de cada interface separado entedeu, por isso preciso delas em placa de rede diferente, tipo controle de banda para os ap e para rede cabeada, estou ainda precisando das dicas ou links para configurar tudo, ainda estou procurando maiz nao achei nada parecido com meu caso,

    obrigado pelas dicas pessoal

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Ok, so que eu quero fazer o controle de cada interface separado entedeu, por isso preciso delas em placa de rede diferente, tipo controle de banda para os ap e para rede cabeada, estou ainda precisando das dicas ou links para configurar tudo, ainda estou procurando maiz nao achei nada parecido com meu caso,

    obrigado pelas dicas pessoal
    Aqui uso hotspot e controlo a banda individualmente para cada clientes, qual ip e etc td com somente uma placa de saida no mk liogados todos, clientes wireless e cabeados, ainda ñ entendi o motivo de duas placas, desculpe....

  15. #15
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Smile

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Aqui uso hotspot e controlo a banda individualmente para cada clientes, qual ip e etc td com somente uma placa de saida no mk liogados todos, clientes wireless e cabeados, ainda ñ entendi o motivo de duas placas, desculpe....
    Hum, entendi então da pra configurar tudo separado mesmo estando tudo no hub, desculpe minha falta de conhecimento pois nao manjo nada de mk, outra duvida, a rede sem fio nao vai ficar mais lenta que a cabeada por ela ainda passar pelo hub ??
    me fala como voce configurou ai sua rede pra eu também configurar a minha, como ja postei no começo nao estou conseguindo acessar a net pelo mk ele disca em pppoe normal mais na rede nao navega , pois nao sei como configurar, que tenho que fazer ? fazer bridge hotspot ou o que e como ?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Hum, entendi então da pra configurar tudo separado mesmo estando tudo no hub, desculpe minha falta de conhecimento pois nao manjo nada de mk, outra duvida, a rede sem fio nao vai ficar mais lenta que a cabeada por ela ainda passar pelo hub ??
    me fala como voce configurou ai sua rede pra eu também configurar a minha, como ja postei no começo nao estou conseguindo acessar a net pelo mk ele disca em pppoe normal mais na rede nao navega , pois nao sei como configurar, que tenho que fazer ? fazer bridge hotspot ou o que e como ?
    Assim, aconselho vc usar switch em vez de hub, hub com muito trafego e endereços começa a se embaralhar deixando rede lenta, aqui uso com mais de 20 usuários, as vzs acho q a sem fio tá melhor, kkkk, ñ fica lenta o ap passando pelo switch ou hub ñ, vc tem q fazer um hotspot ou pppoe, me add, [email protected]