+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Instabilidade Em Wds

    Ola pessoal, preciso de uma ajuda de vcs!!!

    montei "2" Mk, um com um aplaca g520 dlink em WDS, e outro MK com 4 placas dlinkg520, sendo uma para fazer este WDS e as outras 3 estão configurados como AP para atender os clientes.

    Estou testando o aparato todo em bancada, antes de colocar na torre, e aumentar a dificuldade, estou usando antenas que acompanha a placa "somente p/ teste"

    Em determinadas horas a "conexão" cai, e não tenho acesso a internet nos clientes. Ressalvo que o link WDS permanece linkado um com outro.

    Alerto também, que em determinadas horas, eu não consigo conectar os APs, pelo endereço de ip no WINBOX" somente pelo endereço MAC Adress.

    Alguem jah teve este problema??

    Peço a ajuda de VCS pra tentar resolver este problema, e deixar o AP estável e confiavel para instalar na torre!!

    Abrcs.. a todos!!

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Como o sergio falou uma vez, posta as configurações suas, senão as opiniões vão ser "achismos" e "talvezes"... hehehe...

    Mas eu uso wds aqui pra ptp, do meu MK principal pra uma repetidora com MK também, em 5.8, e também entre o MK principal e outra repetidora com AP2000. É tranquilo, não tem problemas. Quando cai, é sinal ou energia elétrica. Vc tem bridge entre todas as interfaces? o ip dos seus mk está em qual interface?

  3. #3

    Padrão

    Ola Xandemartini, obrigado pela ciotação!

    segue as configurações, sou novato, no MK não sei se é isso mesmo

    Interface do servidor para torre em WDS:
    R ;;; Radio - Main Gateway
    name="wlan1" mtu=1500 mac-address=00:19:5B:2D:94C arp=enabled
    disable-running-check=no interface-type=Atheros AR5213
    radio-name="Main Gateway" mode=bridge
    ssid="Enlace - Gtw/Torre MonteiroNet" area=""
    frequency-mode=superchannel country=no_country_set antenna-gain=0
    frequency=2417 band=2.4ghz-b/g scan-list=default rate-set=default
    supported-rates-b=1Mbps,2Mbps,5.5Mbps,11Mbps
    supported-rates-a/g=6Mbps,9Mbps,12Mbps,18Mbps,24Mbps,36Mbps,48Mbps,
    54Mbps
    basic-rates-b=1Mbps basic-rates-a/g=6Mbps max-station-count=2007
    ack-timeout=dynamic tx-power=23 tx-power-mode=card-rates
    noise-floor-threshold=default periodic-calibration=enabled
    periodic-calibration-interval=60 burst-time=disabled dfs-mode=none
    antenna-mode=ant-a wds-mode=static wds-default-bridge=none
    wds-default-cost=100 wds-cost-range=50-150 wds-ignore-ssid=yes
    update-stats-interval=disabled default-authentication=yes
    default-forwarding=yes default-ap-tx-limit=0 default-client-tx-limit=0
    proprietary-extensions=post-2.9.25 hide-ssid=no
    security-profile=default disconnect-timeout=3s on-fail-retry-time=100ms
    preamble-mode=both compression=no allow-sharedkey=no




    Bridge do Servidor que manda o sinal pra torre:
    R name="bridge1" mtu=1500 arp=enabled mac-address=00:02:E3:0F:23:B5
    protocol-mode=none priority=0x8000 auto-mac=yes
    admin-mac=00:00:00:00:67:65 max-message-age=20s forward-delay=15s
    transmit-hold-count=6 ageing-time=5m


    WDS do servidor que manda o sinal pra torre:
    0 R name="wds1" mtu=1500 mac-address=00:19:5B:2D:94C arp=enabled
    disable-running-check=no master-interface=wlan1
    wds-address=00:13:46:8B:CB:88

    Ports:
    # INTERFACE BRIDGE PRIORITY PATH-COST
    0 Input - Ethernet bridge1 0x80 10
    1 wlan1 bridge1 0x80 10
    2 wds1 bridge1 0x80 10


    Interfaces que recebe o sinal na torre:
    NAME TYPE RX-RATE TX-RATE MTU
    0 R ;;; Placa de Rede de suporte
    ether1 ether 0 0 1500
    1 R ;;; Antena Setorial 1
    wlan3 wlan 0 0 1500
    2 R ;;; Antena Ominidirecional AP + WDS (wds provisoriamente desligado espera, esperando proximo AP)
    wlan2 wlan 0 0 1500
    3 R ;;; Recebe Sinal do Provedor
    wlan1 wlan 0 0 1500
    4 R wds1 wds 0 0 1500
    5 R ;;; Bridge WDS PtP Provedor ...
    bridge1 bridge 0 0 1500
    6 wds2 wds 0 0 1500
    7 X wds3 wds 0 0 1500


    Bridge que recebe o sinal da torre:
    0 R ;;; Bridge WDS PtP Provedor --> Torre
    name="bridge1" mtu=1500 arp=enabled mac-address=00:80:AD:00:16:97
    protocol-mode=none priority=0x8000 auto-mac=yes
    admin-mac=00:00:00:00:67:65 max-message-age=20s forward-delay=15s
    transmit-hold-count=6 ageing-time=5m

    Ports:

    # INTERFACE BRIDGE PRIORITY PATH-COST
    0 wlan2 bridge1 0x80 10
    1 ;;; Bridge das WDS Provedor ...
    wds1 bridge1 0x80 10
    2 ether1 bridge1 0x80 10
    3 ;;; Bridge das Wlan´s
    wlan1 bridge1 0x80 10
    4 I wds2 bridge1 0x80 10
    5 wlan3 bridge1 0x80 10




    Se tiver faltando algo, me desculpe, pede aeww!! pois so novato nisso!! hehehe
    Grato!

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    band=2.4ghz-b/g
    preamble-mode=both
    Duas coisas que notei: utilize somente B e premble mode em Long... Tenho quase certeza que é isso! Aqui meus clientes caíam quando eu tinha preamble modem em Both, e o pessoal comenta que pra outdoor é melhor usar somente em B, e não B/G.

    Faz essas modificações e testa, depois comenta aqui se resolveu ou não!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Duas coisas que notei: utilize somente B e premble mode em Long... Tenho quase certeza que é isso! Aqui meus clientes caíam quando eu tinha preamble modem em Both, e o pessoal comenta que pra outdoor é melhor usar somente em B, e não B/G.

    Faz essas modificações e testa, depois comenta aqui se resolveu ou não!
    Deve resolver sim. Eu costumo também fixar o ACk da placa, normalmente uso em 150.

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    E aí Lucas, resolveu? ou continua com problema?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    E aí Lucas, resolveu? ou continua com problema?
    Ola Xandemartini, tudo bem!!


    Cara, se acredita que agora ficou filé!!!!

    faz-se dois dias depois das dicas que voce me passou e até agora, em testes de bancada não tive problema algum com queda de conexão!!!
    Fiz também a alteração também que o Antoni me passou, ACK, e também axo que ficou instavel.
    Mais tenho uma duvida. se possivel me responda!!?

    Estou um pouco preocupado com a velocidade de banda do WDS.
    Em testes de bancada, eu utilizei aquele programa btest, disponibilizado pela MK, e a banda não passou de 3mbps, é normal isso??

    O teste foi realizado em ralação a um cliente X IP da interfade do WDS que fica em outra ponta.

    Se tiver alguma inforção dah um toque!!

    Abrcs..

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    Ola Xandemartini, tudo bem!!


    Cara, se acredita que agora ficou filé!!!!

    faz-se dois dias depois das dicas que voce me passou e até agora, em testes de bancada não tive problema algum com queda de conexão!!!
    Fiz também a alteração também que o Antoni me passou, ACK, e também axo que ficou instavel.
    Mais tenho uma duvida. se possivel me responda!!?

    Estou um pouco preocupado com a velocidade de banda do WDS.
    Em testes de bancada, eu utilizei aquele programa btest, disponibilizado pela MK, e a banda não passou de 3mbps, é normal isso??

    O teste foi realizado em ralação a um cliente X IP da interfade do WDS que fica em outra ponta.

    Se tiver alguma inforção dah um toque!!

    Abrcs..
    Olha, pelo q sei WDS envolve mais processamento do AP, com qual mother e processador vc montou seu MK? Mas efetivamente nunca fiz esse teste com o MK no WDS, fiz sim de cliente pra interface q estava como AP, e os valores ficavam bem mais alto que esse que vc relatou, mas isso em 5.8 ghz... Em 2.4 acredito que estejam até coerentes, pq o máximo dos máximo, num cenário utópico o pessoal comenta que vc conseguiria 5,5 mbps, pq wireless é half duplex, ou seja, não envia e recebe ao mesmo tempo, e sim um de cada vez...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Olha, pelo q sei WDS envolve mais processamento do AP, com qual mother e processador vc montou seu MK? Mas efetivamente nunca fiz esse teste com o MK no WDS, fiz sim de cliente pra interface q estava como AP, e os valores ficavam bem mais alto que esse que vc relatou, mas isso em 5.8 ghz... Em 2.4 acredito que estejam até coerentes, pq o máximo dos máximo, num cenário utópico o pessoal comenta que vc conseguiria 5,5 mbps, pq wireless é half duplex, ou seja, não envia e recebe ao mesmo tempo, e sim um de cada vez...

    Ola, então

    o teste feito com cliente a interface AP que ele acessa chega em torno dos 12mbps em G, em B fica proximo a 5 a 8mbps, bem menos do que o teste feito entre as pontas (cliente X interface WDS do servidor)

    Quanto a configuração ao AP é um petiun3 1ghz com memory fash com 128 de ram.

    e para o servidor AP que manda o sinal pra torre em WDS é atlhon 2400 com 512 de ram.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    Ola, então

    o teste feito com cliente a interface AP que ele acessa chega em torno dos 12mbps em G, em B fica proximo a 5 a 8mbps, bem menos do que o teste feito entre as pontas (cliente X interface WDS do servidor)

    Quanto a configuração ao AP é um petiun3 1ghz com memory fash com 128 de ram.

    e para o servidor AP que manda o sinal pra torre em WDS é atlhon 2400 com 512 de ram.
    Experimenta setar a interface do wds em somente B e não em b/g. O nível de sinal depende diretamente do nível de sinal/ruído.

  11. #11

    Padrão Aproveitanto o tópico

    Eu utilizo o wds em dinamico vc colocou estático, utilizei dinamico conforme outro tópico daqui do forum. você testou os dois modos? alguém saberia me dizer qual a desvantagem de usar o wds em dinamico? grato

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zona13 Ver Post
    Eu utilizo o wds em dinamico vc colocou estático, utilizei dinamico conforme outro tópico daqui do forum. você testou os dois modos? alguém saberia me dizer qual a desvantagem de usar o wds em dinamico? grato
    Se alguém pegar o MAC da interface do seu WDS, e configurar um equipamento pra fazer WDS com esse seu AP, conseguirá conectar. Basicamente é isto. Tem menos segurança que estático, onde mesmo pegando o MAC de seu AP, se estiver setado com estático no MK vc tem q informar o MAC do ponto remoto pra estabelecer a conexão.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Se alguém pegar o MAC da interface do seu WDS, e configurar um equipamento pra fazer WDS com esse seu AP, conseguirá conectar. Basicamente é isto. Tem menos segurança que estático, onde mesmo pegando o MAC de seu AP, se estiver setado com estático no MK vc tem q informar o MAC do ponto remoto pra estabelecer a conexão.


    Bom, é mais segurança usar em um modo que alguem não consigue repetir seu sinal sem a devida autorização. Até porque se alguem for repeditr, será o proprio provedor.

    Aproveitando Xandermrtini,
    Depois destas alterações que fiz no WDS, que vc me disse pra fazer, o mesmo ficou 100% e não caiu mais. Mais aconteceu, que, além da interfaxce wlan1 que faz o wds com o link, tenho mais 2 interfaces, wlan2 e wlan3, nesta wlan2 faço outro WDS com uma 2 repetidora que tbem é AP (omini), ai é que vem o lance. Quando estou conectador por este WDS + AP, não consigo acessar o MK pelo Winbox, digitando o ip da interface em questão. Quando mudo para wlan3 que só está como AP para os cliente acesso normalmente. Tem ideia do que seja??

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    Bom, é mais segurança usar em um modo que alguem não consigue repetir seu sinal sem a devida autorização. Até porque se alguem for repeditr, será o proprio provedor.

    Aproveitando Xandermrtini,
    Depois destas alterações que fiz no WDS, que vc me disse pra fazer, o mesmo ficou 100% e não caiu mais. Mais aconteceu, que, além da interfaxce wlan1 que faz o wds com o link, tenho mais 2 interfaces, wlan2 e wlan3, nesta wlan2 faço outro WDS com uma 2 repetidora que tbem é AP (omini), ai é que vem o lance. Quando estou conectador por este WDS + AP, não consigo acessar o MK pelo Winbox, digitando o ip da interface em questão. Quando mudo para wlan3 que só está como AP para os cliente acesso normalmente. Tem ideia do que seja??
    Vc informou na bridge, em ports, todas as interfaces? Se não o fez, deve ser isso!

  15. #15

    Padrão

    pessoal eu tenho uma duvida, tenho uma repetidora funcionando pra teste em wds, como faco para controlar a banda da repetidora, ate entao havia criado um usuario em queue, e amarrado ip X mac, estou certo ou estou fazendo cagada????

  16. #16

    Padrão

    em WDS, vc tem que fazer com que o mac adress dos clientes sejam repassandos para o AP que vc realmentye controla.

  17. #17

    Padrão

    desculpe a ignorancia,

    ha poucos dias o meu laptop que estava cadastrado somente na torre 1, autenticou na repetidora com o ip da torre 1, mas depois disso nao aconteceu mais, entao criei um pool no dhcp da repetidora, esta certo ou nao, se puder me ajude!!!

    abraco

    QUE A FORCA ESTEJA COM VOCES!!!
    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    em WDS, vc tem que fazer com que o mac adress dos clientes sejam repassandos para o AP que vc realmentye controla.

  18. #18

    Padrão

    isso aconteceu por causa da bridge, se o segundo estive com WDS e tudo em bridge com o primeiro.. os ips da 1ª torre funcionaram na segunda!!!

    no caso do lucas, vc adicionou as interfaces wlan2 e wlan 3 e as WDS na bridge?

  19. #19

    Padrão

    esta repassando os mac's sim, so que os clientes estao usando banda acima da que foi setada para eles, sera que tem algo errado, so tenho planos de 75 e 150kbps e os clientes estao navegando em 300kbps.


    Citação Postado originalmente por kilderman Ver Post
    isso aconteceu por causa da bridge, se o segundo estive com WDS e tudo em bridge com o primeiro.. os ips da 1ª torre funcionaram na segunda!!!

    no caso do lucas, vc adicionou as interfaces wlan2 e wlan 3 e as WDS na bridge?