+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Quero sua opinião sobre esse enlace.

    Olá pessoal, estou querendo montar uma rede sem fio, e tenho 3 pontos, os 3 tem visada direta, apenas com alguma vegetação entre os pontos (pouca coisa).

    Do ponto A ao ponto B tenho 15km.
    Do ponto B ao ponto C tenho 10km.

    Vou usar no total 4 APs Edimax 7209 c/ firmware WAPPRO (ultima versão), e antenas aquarius de grade 25dbi.

    Pretendo deixar os rádios transmitindo a 400mw.

    No ponto A para o ponto B eu sairei a 15mts de altura, de um predio de 2 andares, no ponto B eu recebo a uma altura de 10mts e retransmito para o ponto C onde a antena está a 20MTS.

    Os rádios estarão configurados a 802.11b, e eu preciso passar nesse link pelomenos 1mbps de banda.

    O que vcs acham, fica bom ?
    Qual a opinião de vcs, tem algo mais que possa ser feito pra melhorar, sou iniciante nesse assunto, estou seguindo a orientação de um amigo, mas queria a opinião de vcs acerca do projeto.

    Desde já, agradeço pela atenção.
    Abraços!
    LaGatz.

  2. #2

    Padrão

    amigo só um palpite ponha radios mais robustos, esses ai são fracos. pra aguentar o tranco, e potencia não precisa por 400mw não só 150mw e o suficiente se colocar radios bom........

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Usa Zinwell G220, que tem 250mw por hardware. Esses Edimax que vc citou tem 63mw, se vc usar eles em 400mw vai estar diminuindo a vida útil deles. E vê direito esse negócio de vegetação no meio, pq nessa distância pode atrapalhar, e muito o seu enlace.

  4. #4

    Padrão potencia naum significa qualidade

    Citação Postado originalmente por parreira13 Ver Post
    amigo só um palpite ponha radios mais robustos, esses ai são fracos. pra aguentar o tranco, e potencia não precisa por 400mw não só 150mw e o suficiente se colocar radios bom........
    é o seguinte.. o que nosso amigo citou anteriormente é uma idéia muito errada sobre enlances.. primeiramente... gostaria de esclarecer o seguinte.. qualquer rádio de qualquer potencia tendo uma visada boa.. e quando eu falo de visada boa naum é no chutometro... eu to falando de calculos.. de números comprovando essa visada... por exemplo no caso do nosso amigo aí.. ele vai precisar do seguinte... vc pode usar esses rádios edimax sim.. vão funcionar legalzin.. mas deve levar em conta o que nosso amigo falou.. que vc naum deve usar esse rádio com configuração de 400 mW isso com certeza vai dininuir e muito a vida útil do seu rádio... o melhor é deixar com as conf de fábrica mesmo.. ou seja 63 mW mesmo.. e só pra deixar claro.. 63 mW é muita potencia viu.. garanto pra vc que com esses 63 mW eu fecho link de 30 km... mas continuando com o seu problema... pelo o que eu vi vc tem duas distancias a serem atingidas.. 10 e 15 km.

    primeiramente vamus trabalhar com a maior distancia 15 KM.

    envergadura da terra => 3,3 metros
    raio de fresnel em frequencia de 2,4 ghz => 22 metros
    altura mínima sem nenhum tipo de obstáculo=> 26 metros

    agora vamus calcular com a menos distancia 10 KM.

    envergardura da terra => 1,47 m
    raio de fresnel em frequencia de 2,4 ghz => 18 metros
    altura mínima sem nenhum tipo de obstáculo=> 20 metros

    resumindo amigo.. como vc pode ver.. para essas distancia fica complicado pouca altura né??? o que eu recomendo a vc é que adote nesses enlances rádios de 5,8 ghz que vai diminuir pela metade pelo menos, o valor do raio de frenel, fora que vc trabalhando com 5,8 vc vai ter uma velocidade de 54 mb/s né... então cuidado com essa galera que fala que potencia signica qualidade.. potencia em rede wireless sempre significam dores de cabeça... é melhor fazer um investimento em torres maiores mas vc vai ter um link com qualidade.

    qualquer coisa amigo estamos aí pra dar uma força...

    um abraço..

  5. #5

    Thumbs up Obrigado!

    Pessoal, obrigado pelas respostas, está sendo de grande ajuda, como sou iniciante nessa área a ajuda de vocês é muito importante, obrigado mesmo.

    Me digam uma coisa, com relação a torres, andei buscando na net, mas só achei algo no ML.

    Tem algum fornecedor que vocês possam me indicar ?
    É que as torres que achei no ML me pareceram um pouco frágeis, e o tamanho máximo lá é de 24mts.

    Quanto aos equipamentos, a empresa já tem que são esses que eu citei, no caso ai vou precisar fazer um survey...

    Quando vcs vão pra campo fazer um survey... como normalmente vcs fazem ?
    Teóricamente, pelo pouco que eu intendo, seria levar um GPS pra determinar a direção e com um ponto já configurado, tentar achar o sinal do outro lado... mas é assim mesmo que funciona ?

    Tem alguma coisa que possa me ajudar nessas horas ?

    Desde já, obrigado pela atenção!
    Abraços!

  6. #6

    Padrão

    Caro LaGatz,

    Se você tem visada entre os pontos, recomendo fazer em 5.8, pode usar 4 WLA-5000AP com 4 antenas Parábolas Offset da Zirok de 26.5dBi.

    Vai conseguir um troughtput muito bom, acredito que em torno de 4Mbps do ponto A para B e cerca de 6Mbps do ponto B para C.

    Espero ter ajudado...

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

  7. #7

    Talking Wireless: Quero sua opinião sobre esse enlace.

    Olá Boa Noite!

    Se de ponto A p/ ponto B vc tiver visada total(100%)Não enfrentaras nenhum problema, e a mesma situação será de ponto B p/ ponto C.Também não será necessário que os ap's tranmita em 400mw.Pode deixar em 250mw que será o suficiente.Faça o teste no inicio com 400mw de potencia enviando uma carga de 65500 bytes com 400mw e faça o msm teste com 250mw e verás que não tem diferença.Só pra lembrar a forma de colocar a carga.ping numero do ip do radio seguinte -l/ 65500 -t .Ou seja Ping 192.168.100.25 -l/ 65500 -t .Faça o teste com as 2 potencias e veras que não tem diferença.
    O importante é que os radios deverão fazer somente os enlaçes.Nunca use-os para distribuir o sinal para outros ap's (Sendo que isso é possível) mas compromete a tranmissão principal que é o seu objetivo.Todos os enlaces feito com radios nesse nype,Tem a capacidade máxima de transmitir até 4mg.Como a sua necessidade é de apenas 1 mg,Ficaras satisfeito.
    Cuide bem com questão a alinhamento das antenas ecomo só farás um enlaçe como sugestão diria que usasse a antenas na vertical. Boa sorte e sucesso.

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LaGatz Ver Post
    Quando vcs vão pra campo fazer um survey... como normalmente vcs fazem ?
    Nessas distância vc deve enxergar a olho nú um ponto de referência, configurar um rádio como AP e apontar uma antena para lá. Daí no ponto B, vc vai com notebook e o programa Netstubler, e vai tentando pegar o melhor sinal! É desta forma que fazemos por aqui!

  9. #9

    Padrão

    Caro Colegas,

    O teste citado pelo amigo "alemaocarlao" é muito útil para verificar a qualidade de transferência do enlace fechado, usando o ping com pacotes maiores...

    No entanto, quanto a utilizar 2.4GHz para fechar estes enlaces (10Km e 15Km) acho MUITO dificil, para não dizer impossível, nas condições descritas acima pelo LaGatz, usando APs com Chipset Realtek e antenas de Grade de 24 ou 25dBi fechar estes enlaces, ainda mais para se obter um troughtput real de no mínimo 1Mbps.

    Novamente recomendo os 5.8 c/ antenas Offset.

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

  10. #10

    Smile Rádios

    Citação Postado originalmente por mvianna Ver Post
    Caro Colegas,

    O teste citado pelo amigo "alemaocarlao" é muito útil para verificar a qualidade de transferência do enlace fechado, usando o ping com pacotes maiores...

    No entanto, quanto a utilizar 2.4GHz para fechar estes enlaces (10Km e 15Km) acho MUITO dificil, para não dizer impossível, nas condições descritas acima pelo LaGatz, usando APs com Chipset Realtek e antenas de Grade de 24 ou 25dBi fechar estes enlaces, ainda mais para se obter um troughtput real de no mínimo 1Mbps.

    Novamente recomendo os 5.8 c/ antenas Offset.

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna
    Oi Marcelo, bom dia!

    Então, mas o problema no caso ai, é que os equipamentos já foram comprados, por orientação de uma pessoa aqui da cidade.

    De fato, creio que essa pessoa poderia ter pesquisado melhor, hoje vejo que haviam outras soluções melhores que esta, mas teremos que ver se será possível fazer o enlace com esse equipamento.

    Do contrário, certamente teríamos comprado um equipamento em 5.8Ghz.
    O que ajuda aqui é que quase não temos poluição RF, são poucas as redes sem fio por aqui ainda.

    Mas eu agradeço muito pela sua atenção e pelas dicas ai.
    Obrigadaço!
    ;-)

  11. #11

    Question Torres

    E quanto as torres pessoal, vcs tem algum site ou fornecedor com preço bom e material de qualidade... tenho achado algumas coisas na net... mas as opções são poucas e o material parece não ser muito bom.

    Achei no Mercado Livre uma pessoa vendendo uma torre 40x40x40 p/ 2Mts, sai a R$ 155,00 o módulo, R$ 80,00 a base e R$ 145,00 a ponteira... o que vcs acham, está bom o preço ?

    O produto é esse:
    MercadoLivre: Torre Modular para Antenas Wireless, TV, Celular, Rádio - R$ 155.00

    Vcs tem outras opções, podem me indicar algo acerca das torres ?

    Obrigado a todos pela atenção,
    Um forte abraço!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LaGatz Ver Post
    Olá pessoal, estou querendo montar uma rede sem fio, e tenho 3 pontos, os 3 tem visada direta, apenas com alguma vegetação entre os pontos (pouca coisa).

    Do ponto A ao ponto B tenho 15km.
    Do ponto B ao ponto C tenho 10km.

    Vou usar no total 4 APs Edimax 7209 c/ firmware WAPPRO (ultima versão), e antenas aquarius de grade 25dbi.

    Pretendo deixar os rádios transmitindo a 400mw.

    No ponto A para o ponto B eu sairei a 15mts de altura, de um predio de 2 andares, no ponto B eu recebo a uma altura de 10mts e retransmito para o ponto C onde a antena está a 20MTS.

    Os rádios estarão configurados a 802.11b, e eu preciso passar nesse link pelomenos 1mbps de banda.

    O que vcs acham, fica bom ?
    Qual a opinião de vcs, tem algo mais que possa ser feito pra melhorar, sou iniciante nesse assunto, estou seguindo a orientação de um amigo, mas queria a opinião de vcs acerca do projeto.

    Desde já, agradeço pela atenção.
    Abraços!
    LaGatz.
    Boa tarde.

    nessas distancias nao seria bom usar esses aps com essas antenas te aconselharia a usar um radio melhor e na frequencia de 5.8 com antenas zirok ou pluton se vc quiser uma coisa de qualidade usa tsunami ou se vc quiser uma coisa mais barata usa ovislink wla5000 em 5.8 fica bom para a quantidade de link que vc quer passar

  13. #13

    Cool

    Citação Postado originalmente por BY_LINUX Ver Post
    é o seguinte.. o que nosso amigo citou anteriormente é uma idéia muito errada sobre enlances.. primeiramente... gostaria de esclarecer o seguinte.. qualquer rádio de qualquer potencia tendo uma visada boa.. e quando eu falo de visada boa naum é no chutometro... eu to falando de calculos.. de números comprovando essa visada... por exemplo no caso do nosso amigo aí.. ele vai precisar do seguinte... vc pode usar esses rádios edimax sim.. vão funcionar legalzin.. mas deve levar em conta o que nosso amigo falou.. que vc naum deve usar esse rádio com configuração de 400 mW isso com certeza vai dininuir e muito a vida útil do seu rádio... o melhor é deixar com as conf de fábrica mesmo.. ou seja 63 mW mesmo.. e só pra deixar claro.. 63 mW é muita potencia viu.. garanto pra vc que com esses 63 mW eu fecho link de 30 km... mas continuando com o seu problema... pelo o que eu vi vc tem duas distancias a serem atingidas.. 10 e 15 km.

    primeiramente vamus trabalhar com a maior distancia 15 KM.

    envergadura da terra => 3,3 metros
    raio de fresnel em frequencia de 2,4 ghz => 22 metros
    altura mínima sem nenhum tipo de obstáculo=> 26 metros

    agora vamus calcular com a menos distancia 10 KM.

    envergardura da terra => 1,47 m
    raio de fresnel em frequencia de 2,4 ghz => 18 metros
    altura mínima sem nenhum tipo de obstáculo=> 20 metros

    resumindo amigo.. como vc pode ver.. para essas distancia fica complicado pouca altura né??? o que eu recomendo a vc é que adote nesses enlances rádios de 5,8 ghz que vai diminuir pela metade pelo menos, o valor do raio de frenel, fora que vc trabalhando com 5,8 vc vai ter uma velocidade de 54 mb/s né... então cuidado com essa galera que fala que potencia signica qualidade.. potencia em rede wireless sempre significam dores de cabeça... é melhor fazer um investimento em torres maiores mas vc vai ter um link com qualidade.

    qualquer coisa amigo estamos aí pra dar uma força...

    um abraço..

    Ola, preciso fechar um enlace de 37km, no ponto A vou instalar uma parabolica de 37 dbi com radio zinwell g120 plus 250mw, no ponto B uma grade de 25 dbi da aquario r outro zinwell, o q vcs acham????

  14. #14

    Cool

    Citação Postado originalmente por BY_LINUX Ver Post
    é o seguinte.. o que nosso amigo citou anteriormente é uma idéia muito errada sobre enlances.. primeiramente... gostaria de esclarecer o seguinte.. qualquer rádio de qualquer potencia tendo uma visada boa.. e quando eu falo de visada boa naum é no chutometro... eu to falando de calculos.. de números comprovando essa visada... por exemplo no caso do nosso amigo aí.. ele vai precisar do seguinte... vc pode usar esses rádios edimax sim.. vão funcionar legalzin.. mas deve levar em conta o que nosso amigo falou.. que vc naum deve usar esse rádio com configuração de 400 mW isso com certeza vai dininuir e muito a vida útil do seu rádio... o melhor é deixar com as conf de fábrica mesmo.. ou seja 63 mW mesmo.. e só pra deixar claro.. 63 mW é muita potencia viu.. garanto pra vc que com esses 63 mW eu fecho link de 30 km... mas continuando com o seu problema... pelo o que eu vi vc tem duas distancias a serem atingidas.. 10 e 15 km.

    primeiramente vamus trabalhar com a maior distancia 15 KM.

    envergadura da terra => 3,3 metros
    raio de fresnel em frequencia de 2,4 ghz => 22 metros
    altura mínima sem nenhum tipo de obstáculo=> 26 metros

    agora vamus calcular com a menos distancia 10 KM.

    envergardura da terra => 1,47 m
    raio de fresnel em frequencia de 2,4 ghz => 18 metros
    altura mínima sem nenhum tipo de obstáculo=> 20 metros

    resumindo amigo.. como vc pode ver.. para essas distancia fica complicado pouca altura né??? o que eu recomendo a vc é que adote nesses enlances rádios de 5,8 ghz que vai diminuir pela metade pelo menos, o valor do raio de frenel, fora que vc trabalhando com 5,8 vc vai ter uma velocidade de 54 mb/s né... então cuidado com essa galera que fala que potencia signica qualidade.. potencia em rede wireless sempre significam dores de cabeça... é melhor fazer um investimento em torres maiores mas vc vai ter um link com qualidade.

    qualquer coisa amigo estamos aí pra dar uma força...

    um abraço..

    Ola, preciso fechar um enlace de 37km, no ponto A vou instalar uma parabolica de 37 dbi com radio zinwell g120 plus 250mw, no ponto B uma grade de 25 dbi da aquario r outro zinwell, o q vcs acham???? e o ponto a ta uns 30 mts mais alto que o ponto b visada livre

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por virtualnet Ver Post
    Ola, preciso fechar um enlace de 37km, no ponto A vou instalar uma parabolica de 37 dbi com radio zinwell g120 plus 250mw, no ponto B uma grade de 25 dbi da aquario r outro zinwell, o q vcs acham???? e o ponto a ta uns 30 mts mais alto que o ponto b visada livre
    Use 2 antenas iguais, para garantir melhor performance. Com 2 antenas de 37 dbi acredito que feche o enlace, se tiver uma boa altura nas torres e visada perfeita.

    Uma coisa: 37 km é muita distância... te prepara pra perder muito tempo no alinhamento... e outra, geralmente quanto maior a potência da antena, menor o feixe de irradiação...