+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controlar Acesso Via LAN

    Olá PessoALL,

    Tenho uma mine torre com um AP repetindo o sinal tudo numa boa, só que preciso controlar o acesso na porta LAN1 que terá um HUB conectado e distribuindo internet para 4 clientes.

    Como quero colocar tambem clientes na antena (porta wireless), preciso controlar a banda da porta LAN1, pelo menos, ou melhor, controlar o acesso a LAN1 se for possível. É possível?

    Eu sou novo no ramo e gostaria de umas dicas do PessoALL.

    Agradeço.
    Última edição por EdilsonLSouza; 02-09-2007 às 23:59.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    Olá PessoALL,

    Tenho uma mine torre com um AP repetindo o sinal tudo numa boa, só que preciso controlar o acesso na porta LAN1 que terá um HUB conectado e distribuindo internet para 4 clientes.

    Como quero colocar tambem clientes na antena (porta wireless), preciso controlar a banda da porta LAN1, pelo menos, ou melhor, controlar o acesso a LAN1 se for possível. É possível?

    Eu sou novo no ramo e gostaria de umas dicas do PessoALL.

    Agradeço.
    Se seu AP aceitar ou já tiver o AP ROuter, vc consegue controlar a banda por interface sim... Com o ap router ], vc pode declarar uma quantidade X de banda por interface.

  3. #3

    Padrão

    Olá Xande,

    Realmente com o FW Ap Router dar para controlar a banda da LAN, mas não controla o acesso, no caso o cliente coloca um HUB e distribuie o acesso para quem ele quiser.

    Teria como controlar o acesso pela LAN? Não tem um script que faça isso?

    Obrigado.

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    Olá Xande,

    Realmente com o FW Ap Router dar para controlar a banda da LAN, mas não controla o acesso, no caso o cliente coloca um HUB e distribuie o acesso para quem ele quiser.

    Teria como controlar o acesso pela LAN? Não tem um script que faça isso?

    Obrigado.
    Esse compatilhamento a partir do IP que vc fornece ao seu cliente não tem como barrar não... se ele quiser pendurar 100 máquina, poderá fazer e não tem como a gente bloquear isso. Medidas para amenizar um pouco isto são os controle de banda por IP e o controle de conexões simultâneas por IP, como as operadoras ADSL fazem, liberando por exemplo 30 conexões TCP por ip. Mas isso vc só vai conseguir controlar usando o Mikrotik.

  5. #5

    Padrão

    Amigo Xande, se eu quiser colocar apenas 5 clientes neste AP/Cliente eu posso ativar o DHCP e deixar uma faixa de ips por exemplo: 10.0.1.100 a 10.0.1.105 irá funcionar pelo menos em teoria?

    Grato.

  6. #6

    Padrão

    controlar o recompartilhamanto vc usa o TTL do iptables

  7. #7

    Padrão

    Amigo, estou usando um Ovislink e o ponto de acesso é um Edimax, coisa simple da vida.

  8. #8

    Padrão

    ta usando o 5460 e quer largar numa lan para algum predio

    simples use o WAPPRO com controle de MAC+IP e separa as redes por INTERFACE

    e esqueça DHCP

  9. #9

    Padrão

    Desculpa a ignorancia, mas como separo as redes nesse caso?

  10. #10

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    Desculpa a ignorancia, mas como separo as redes nesse caso?
    Com esses firmwares tipo o citado pelo pirigoso e o aprouter, vc pode criar "Apelidos de IP" para a interface LAN. Por exemplo, caso vá atender a 5 apartamentos diferentes num prédio, pode criar 5 apelidos, tipo:

    cliente 1 - 192.168.1.2
    cliente 2 - 192.168.2.2
    cliente 3 - 192.168.3.2

    e assim por diante, desta forma os clientes não se enxergarão no ambiente de rede, pois fazem parte de classes de IP diferentes.

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    Amigo Xande, se eu quiser colocar apenas 5 clientes neste AP/Cliente eu posso ativar o DHCP e deixar uma faixa de ips por exemplo: 10.0.1.100 a 10.0.1.105 irá funcionar pelo menos em teoria?

    Grato.
    Sim, funciona, tenho alguns clientes desta maneira. Mas não recomendo usar dhcp, não sei porque algumas vezes, mesmo o dhcp sendo feito pelo próprio aprouter, na casa do cliente mesmo, os micros não conseguem pegar ip... Ficam com conectividade nula... Melhor mesmo seria deixar especificado dessa forma como vc citou, nesse caso eles poderiam botar apenas 5 máquinas direto, mas mesmo assim, nada impede de colocarem 2 placas de rede num micro, e distribuir a partir dali...

  13. #13

    Padrão

    Obrigado Xande, já é alguma coisa para não facilitar tanto para estes clientes.