+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Indicador de localidade e medidor de distância (opinião)

    Olá galera...

    Estou abrindo este tópico para saber da opinião de pessoas que, também, trabalham com redes wireles.

    Cara não sei se todos passam pelo mesmo problema que o meu. O alinhamento correto das antenas.

    Tenho um colega que é revendedor de GPS, tive uma conversa com ele para ver se ele possuía algum equipamento em que eu setava o local exato de uma antena e fosse a um ponto remoto e esse equipamento me indicasse a direção e a distancia entre os pontos.

    Ele me disse que um equipamento GPS que faça esse tipo de coisa deverá ter uma bússola digital e que custa cerca de R$ 1600,00. Existem mais baratos, mas a precisão varia até 10 metros, sendo que, em se tratando de uma simetria, essa distância pode chegar a 20 metros, que é muita coisa quando se fala de alinhamento.

    Com esse preço seria inviável eu comprar o GPS apenas para alinhamento de antenas. Então ele me propôs que eu comprasse um equipamento que pode ser montado por ele, e que tivesse um display que me informasse exatamente isso que eu quero. O display exibiria as informações do jeito da figura em anexo. Ressaltando que a margem de erro seria de ½º em relação a um ângulo de 360º.

    Bom, a minha pergunta aos senhores é a seguinte: Ele monta este equipamento para mim, mas vale a pena? E se ele fizer este aparelho em larga escala, tem mercado pra isso, sendo que o custo final do equipamento girando em torno de R$ 700,00.

    Abraço galera!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	143
Tamanho: 	7,1 KB
ID:      	1083  

  2. #2

    Padrão

    Eu uso um gps comum para isso e não tenho tido problemas ao fechar enlaces (embora não tenha feito muitos). O gps, na verdade serve apenas para dar um rumo para vc começar o trabalho (esses 20 metros não significam nada...).
    O ajuste fino vc faz é medindo o sinal nas bridges que está usando no ptp. Fica 100%

  3. #3

    Cool Quanto

    Por quanto vc comprou esse GPS, e qual o modelo dele...

  4. #4

    Padrão

    Cara o google earth não te atende ?

    e o software radio mobile jah tentou ?


    abraços

  5. #5

    Padrão

    como o Antoni falou , pode ate ter um instrumento com presicao de 1mm mas sempre vai presicar fazer o ajuste final, na mao mesmo, com ajuda do sift do radio.

  6. #6

    Talking

    Blz,
    Tudo que vocês disseram é a mais pura verdade. Mas não sei se alguns de vocês passaram por essa situação:

    certa vez fui instalar um cliente num lugar tão inóspito, que cara eu te juro que eu não fazia idea de onde estava a minha torre...

    no caso do google earth, para se ter uma idea nem aparece no mapa...rs...rs...

    mas ai gostaria de ouvir mais opinioes.... sendo que esse colega meu já vendeu vários GPS pra galera da Wireless, e tive conversando com eles e eles me disseram que jogaram dinheiro no lixo... pq o GPS mostra onde vc está e o mapa aponta para um cardinalidade não real, pq para vc saber da cardinalidade real vc precisa saber por exemplo onde esta o norte. dá pra usar, mas é tão complicado que vale mais a pena vc ficar subindo e descendo de um telhado procurando sinal...

    Esse equipamento aponta a direção mas, logicamente, o ajuste fino fica no braço, mas o trabalho mas dificil já foi feito...

    de qualquer forma vamos ai galera, queria a opinião de todos... É assim que as coisas andam com troca de experiencia....

    e obrigado para aqueles que já estão dando sua opinão...

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por efren Ver Post
    Blz,
    Tudo que vocês disseram é a mais pura verdade. Mas não sei se alguns de vocês passaram por essa situação:

    certa vez fui instalar um cliente num lugar tão inóspito, que cara eu te juro que eu não fazia idea de onde estava a minha torre...

    no caso do google earth, para se ter uma idea nem aparece no mapa...rs...rs...

    mas ai gostaria de ouvir mais opinioes.... sendo que esse colega meu já vendeu vários GPS pra galera da Wireless, e tive conversando com eles e eles me disseram que jogaram dinheiro no lixo... pq o GPS mostra onde vc está e o mapa aponta para um cardinalidade não real, pq para vc saber da cardinalidade real vc precisa saber por exemplo onde esta o norte. dá pra usar, mas é tão complicado que vale mais a pena vc ficar subindo e descendo de um telhado procurando sinal...

    Esse equipamento aponta a direção mas, logicamente, o ajuste fino fica no braço, mas o trabalho mas dificil já foi feito...

    de qualquer forma vamos ai galera, queria a opinião de todos... É assim que as coisas andam com troca de experiencia....

    e obrigado para aqueles que já estão dando sua opinão...
    Para achar o norte você usa uma bússola e com o gps vc verifica a direção de onde está o outro ponto. Acha facilmente.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por efren Ver Post
    Blz,
    Tudo que vocês disseram é a mais pura verdade. Mas não sei se alguns de vocês passaram por essa situação:

    certa vez fui instalar um cliente num lugar tão inóspito, que cara eu te juro que eu não fazia idea de onde estava a minha torre...

    no caso do google earth, para se ter uma idea nem aparece no mapa...rs...rs...

    mas ai gostaria de ouvir mais opinioes.... sendo que esse colega meu já vendeu vários GPS pra galera da Wireless, e tive conversando com eles e eles me disseram que jogaram dinheiro no lixo... pq o GPS mostra onde vc está e o mapa aponta para um cardinalidade não real, pq para vc saber da cardinalidade real vc precisa saber por exemplo onde esta o norte. dá pra usar, mas é tão complicado que vale mais a pena vc ficar subindo e descendo de um telhado procurando sinal...

    Esse equipamento aponta a direção mas, logicamente, o ajuste fino fica no braço, mas o trabalho mas dificil já foi feito...

    de qualquer forma vamos ai galera, queria a opinião de todos... É assim que as coisas andam com troca de experiencia....

    e obrigado para aqueles que já estão dando sua opinão...
    Compre um etrex vista da garmim, eu tenho um vc estando em lugar aberto que ele conciga triangular com 6 ou mais satelites a marge de ero dele cai para seis metro, é otimo e vc colocando as coordenadas no google, marque os dois pontos e trase uma linha ligando os dois pontos e corra o mause em cima da linha que vc vé a altitude em baixo assim da para saber se tem visada ou não.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Para achar o norte você usa uma bússola e com o gps vc verifica a direção de onde está o outro ponto. Acha facilmente.
    ue... gps nao serve como bussula ?

  10. #10

    Padrão

    os modelos que nao tem busola eletronica, tem que caminhar com ele para dar o rumo.

  11. #11

    Padrão Gps funciona

    oi cara eu fasso tudo pelo google mas se fiz muito usando gps e moleza dependendo do gps utilizado ..

    vc nao pressisa saber onde e o norte de nada ...
    vai no ponto 1 e marca no gps e salva
    vai no ponto 2 e marca no gps e salva ae e so colocar no gps go on ponto 1 ele de mostra uma setinha dizendo a direcao ......moleza..hehhe
    ae e so fazer o apontamento fino na mao mesmo