+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão limite de tráfego no cartão?

    Olá Pessoal, eu instalei na minha rede um routerboard com 2 cartões ATHEROS AR 5413 de 200 mW cada e o configurei como AP-BRIDGE. Em princípio estava funcionando normalmente, até que vários clientes relataram lentidão. Executei vários testes e observei que quando o tráfego chega próximo de 2 Mbps a resposta para os clientes começa a aumentar até o ponto de tornar impraticável a navegação dos clientes. O detalhe é que todos os clientes estão com bom nível de sinal.
    Ao executar testes de navegação sem passar pelo routerboard constatei que a navegação está perfeita, o que me leva a crer que os cartões não estão aguentando o tráfego.
    Alguem já passou por problema semelhante?
    Pode ser alguma configuração ou é mesmo o cartão que não suporta muito tráfego?
    Desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão

    Pessoal, tambem estou com este mesmo problema, e a mesma configuração, e realmente fica muito ruim, sera que alguem tem uma solução para nos?

    obrigado

  3. #3
    danielmenezes
    Visitante

    Padrão

    qual o padrao q vc usa (B, G)? qntos clientes simultaneos?

    tive este problema tb com a routerboard .. tanto q larguei mao delas, sao mto frageis, por qualquer coisa ja reiniciam ...

  4. #4

    Padrão

    Eu uso somente o padrao B, e sao +/- 50 clientes simultaneos..

  5. #5
    danielmenezes
    Visitante

    Padrão

    veja bem ...

    4,5mb reais de throughput em B divididos por 50 clientes simultaneos = sao 90kbits para cada, isso se vc dividir igualmente.

    isso certamente representa lentidao pro cliente, ele ta no dobro da discada, mas longe da banda larga.

    recomendo aumentar o nro de radios para poder diminuir o nro de clientes por ap.

  6. #6

    Padrão

    olá amigos

    aqui tmb usamos dlink com chip atheros, e realmente um tempo atraz tinha um cartão q estava com 50 clientes simultaneos..por 1 mes ficou legal, mas depois começaram os problemas, (ack alto, ping alto, desconecção de clientes)... por tanto repito o q ja se foi faladao aqui...nao adianta colocar acima de 30 clientes simultaneos em cada cartão q ele nao guenta...mudamos pra painel setorial q blz...resolveram-se os problemas...

    fica ae a minha esperiencia...t+ e bom trabalho a todos

  7. #7

    Padrão

    Alguem presta consultoria profissionalmente em Mikrotik e acredita que pode solucionar o meu problema?
    Desde já agradeço.

  8. #8

    Padrão

    Amigo, pode ser varios problemas ou configurações no seu mk, para verificar se é trafego uso a seguinte tabela, para cada cartão ou ap 2.4 aguenta no maximo 10 clientes simultaneos a 600 kbps, 20 a 300 kbps e de 25 a 30 de 256 kbps, de 50 a 60 128 kbps, lembre que é bom desabilitar o default forward. Se for cliente com problema de virus de um tools torch na interface desejada e verifique se tem algo errado..

    att,,