+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Compartilhamento no Samba e Permissões..

    Olá amigos, sou novato no forum e pouco sei sobre o samba,

    Manjei e consegui configurar sozinho um server linux para um cliente meu, a unica coisa que consegui fazer foi setar permissão para somente alguns Ips poderem entrar numa pasta e outros nao.

    Só que meu cliente agora quer que algumas maquinas tenham acesso á todas as pastas e somente algums possam escrever na pasta compartilhadas, e apagar dados nela, ou seja, todos podem ler e somente algums podem adminstrarem.

    Como eu posso proceder para fazer isso? criando usuarios novos e toda vez q forem acessar pedir login e senha? como fazer daÍ?

    Pesquisei e vi que presizo fazer algo com politica de grupo no samba e coisa e tal, mas como bom leigo nao saquei como fazer isso, alguem um metodo mais simples para eu fazer isso que meu cliente pediu.
    Ou tem algum tutorial bem exemplificado como eu proceder?

    Qualquer ajuda será bem vinda.
    Abraços a todos amigos.

    Att.
    Alan.

  2. #2

    Padrão

    ahh , esqueci, uso o Slackware 11, e tenho o swat instalado nesse samba tb. (se for mais facil para fazer o que eu preciso).

    até mais.
    alan

  3. #3

    Padrão

    se for o caso, tente criar um grupo para os que podem administrar.. e ajusta a permissão na pasta rwxrwxr-- root grupo_adm

    blz?

    abraços..

  4. #4

    Padrão

    amigo , aí q está o probl, nao tenho nem ideia de como criar este grupo e digamos jogar os usuarios para dentro,

    sabes de algum tutorial que tenha poraqui? procurei e nao achei..

    abraços

  5. #5

    Post

    Boa Tarde !

    então como eu não uso o swat eu não sei se tem como fazer por ele so ser fazer na unha mesmo

    mas se vc quer um tutorial da uma olhada no guiafoca

    Guia Foca GNU/Linux - SAMBA

    qualquer duvida posta aii

    at+

  6. #6

    Padrão

    isso! no guia foca tem o que você precisa..

    basicamente você usará o comando adduser e groupadd! verifique o man page deles também..

    man adduser
    man groupadd

    digite "q" para sair do man page

    abraços..

  7. #7

    Padrão

    valeu, vou tentar assim que tiver tempo, abraços e meu obrigado a todos q opinaram.

    alan