+ Responder ao Tópico



  1. #1
    doryedson
    Visitante

    Question Nenhuma versão Linux reconhece HDs SATA

    Ai galera, estou com um problema federal e preciso de um help de vcs !
    Estou montado servidores para infra-estrutura de redes, e são 3 máquinas com motherboard Intel DQG 965, que terão SO Linux. Já tentamos 4 versões de Linux e nenhuma consegue reconhecer os HDs SATA que estão instalados.
    Alguém já teve esta bronca nas mãos e conseguiu resolver ?

  2. #2

    Padrão

    caso o seu processador seja 64bits, vc está usando a versão correta do linux?

  3. #3
    doryedson
    Visitante

    Padrão

    Estamos utilizando processadores Dual Core, e a versão do Fedora utilizada foi a mais recente (6.9).

  4. #4

    Padrão

    Amigo com Intel Dual Core fiz teste ontem e hoje e tive sucesso com o Fedora Core 7, CentOS 5, Slackware 12 sem nenhum problema.. agora o slackware 11 não consegui de forma alguma nem mesmo carregando modulos do kernel...

    falow

  5. #5

    Padrão Type...

    No setup no tipo de sata coloque ide...assim o placa mae emula um hd ide...

  6. #6

    Padrão

    Caro doryedson,

    Quais distribuições e versões do Linux você testou? Qual o Chipset da sua placa-mãe?

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

  7. #7

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    amigo eu uso o slackware ele não reconhece hd SATA assim de cara não, mas na instalação vc tem q usar o sata.i, aí ele passa a reconhecer e a usar hd sata numa boa.

    Qualquer coisa posta aí,
    Um grande abraço...

  10. #10

    Padrão

    já fiz varios servidores com hd sata e não tive nenhum problema, em quanto estava escrevendo aqui acabei de terminar um fedora core 7 com hd de 80 sata fico blz...

  11. #11

    Padrão

    Ae Pessoal,

    Não adianta ficarmos no "achometro"... Comigo funcionou, comigo não... Precisamos de mais informações, como disse:

    Caro doryedson, quais distribuições e versões do Linux você testou? Qual o Chipset da sua placa-mãe?

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

  12. #12

    Padrão

    O chipset da sua placa é o intel965. Tb tive esse problema(tentei fedora 5, depois tentei o 6), pois o linux nao reconhece o mesmo. Instalaei em outra placa com o chipset intel945 e funcionou sem problemas. Como sou novato em linux, num posso te ajudar, apenas dizer que o problema esta relacionado ao fato do linux nao ter o driver para esse chipset.
    Tente baixar o driver direto do site da Intel (Welcome to Intel)

    Abraço a todos

  13. #13

    Padrão

    amigão primeiro descobre o chipset da controladora sata depois recompile o kernel com suporte a sua controladora eu aqui uso o Debian 4

  14. #14

    Padrão

    Recentemente tive problemas com o Debian 4 em um Core 2 Duo e placa Asus... Não reconhecia o HD com esta placa mãe...... eu já havia instalado neste mesmo HD do Debian 4 , mas o conjunto dessa placa com esse HD não funcionava...

    Para resolver, instalei o sistema em outra máquina, depois atualizei o KERNEL e coloquei o HD novamente no Core 2 Duo, ele reconheceu os drives novamente e tudo OK...


    Se precisar eu recopilei um kernel mais recente para o Debian, e fiz um .deb, o que facilita muito a atualização de kernel....

    E para informação esses problemas foram resolvidos apartir da versão 2.6.19.*....

    Tenho o kernel 2.6.26.* .deb, se alguem precisar avisa aew...

    espero ter contribuído...

    Té mais

  15. #15

    Padrão

    Islan,
    vc disse que conseguiu instalar linux com incompatibilidade com hd sata usando sata.i .
    Do que se trata esse sata.i? É um comando? Onde devo usá-lo.

    Eu até consegui instalar o centos 5 no hd sata (não me lembro agora o comando que eu usei), mas ele não consegue utilizar o sistema operacional do hd depois de instalado. Se mais aguém souber de alguma coisa que ajude. Gostaria de uma sugestão alternativa, se houver logicamente!
    Descarto por hora:
    - Atualizar a placa mãe.
    - Recompilar o Kernel.

    Sou iniciante em software livre, então não sei se estou tomando as decisões corretas.
    vlw pessoal.

  16. #16
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão

    Pessoal,

    Geralmente o problema dos HD´s SATA está na bios.

    Tente dar uma olhada na Bios no modo de funcionamento do HD. Tente colocar Em Raid ou Sem Raid e teste outros metodos de funcionamento.

    Comigo geralmente funciona essa mexida. Faca um teste mudandos os parametros de SATA na bios e nos poste os resultado.


    []´s

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcoantonio2m Ver Post
    Islan,
    vc disse que conseguiu instalar linux com incompatibilidade com hd sata usando sata.i .
    Do que se trata esse sata.i? É um comando? Onde devo usá-lo.

    Eu até consegui instalar o centos 5 no hd sata (não me lembro agora o comando que eu usei), mas ele não consegue utilizar o sistema operacional do hd depois de instalado. Se mais aguém souber de alguma coisa que ajude. Gostaria de uma sugestão alternativa, se houver logicamente!
    Descarto por hora:
    - Atualizar a placa mãe.
    - Recompilar o Kernel.

    Sou iniciante em software livre, então não sei se estou tomando as decisões corretas.
    vlw pessoal.
    Amigo eu uso o Slackware, na hora do boot da instalação, em vez de teclar ENTER pra ele usar o Bare.i, eu digito sata.i, com isso ele detecta o HD sata.
    Qualquer coisa segue esse tutorial http://201.8.153.44:808/?console=tut...stallslackware

    Um grande abraço...
    Última edição por islan; 21-11-2007 às 10:57.