+ Responder ao Tópico



  1. #1
    amagois
    Visitante

    Padrão Kurumin 7 e Winxp

    Estou com um problema, tenho 2 Hds um Hd de 80Gb com winxp e outro menos com o Kurumin 7, quero comprar um HD maior pra instalar o Ubuntu 7.04 junto com o Kurumin, mas como fazer pra não perder meu kurumin já instaldo? E outra coisa como tenho 2 Hds não se pode intalar as ditribuições linux sem gerenciador de boot? Ficando ao seu critério escolher o HD que que iniciar? Pq eu tenho o Grub instaldo na mbr do winxp ai sempre tenho que fazer algo se por acaso for istalar o win, ou outra distribuição linux.

  2. #2
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Thumbs up Varios Sistemas em Varios HD´s

    Usa o Bot Magic é muito bom e funciona

  3. #3

    Padrão

    Ao iniciar o Kuruma, vc. deve instalar o LiLo ou o Grub na partição onde ele está, como em:
    #lilo -b /dev/hdxy
    onde x é a unidade de disco e y é a partição. Depois que vc. fizer isso, independente de quantas distros vc. instale, o LiLo (ou o Grub) conseguirá encontrá-lo em seu sistema. Isso vale para qualquer distro, seja Kuruma, Ubuntu, ou mesmo FreBSD, OpenBSD...
    Mas lembre-se, sempre deve haver um loader na MBR, quer dizer, além de instalar o loader no MBR, sempre instale-o na partição da distro que vc. instalou.
    Na MBR, o arquivo de configuração (tanto faz se o lilo.conf ou o menu.lst ou outro qualquer) deve estar completo, com todas as imagens presentes em sua máquina (Windows, Kurumin, Ubuntu, Debian...).Já na partição, procure deixar a entrada apenas da(s) imagem(ns) da partição corrente.Exemplo:

    Windows em /dev/hda1
    Kurumin em /dev/hda2

    Vc. quando instalou o Kuruma, instalou o LiLo na MBR. Quando iniciar o sistema, pegue o /etc/lilo.conf e faça uma copia para (ex.) /etc/lilo.conf.local .Edite esse /etc/lilo.conf.local deixando somente as entradas do Kuruma
    boot=/dev/hda
    ignore-table
    vga=791
    prompt
    compact
    append = "nomce quiet apm=power-off "
    image=/boot/vmlinuz-2.6.18.1-slh-up-2
    label=Kurumin
    root=/dev/hda2
    read-only
    initrd=/boot/initrd.img-2.6.18.1-slh-up-2
    aí, vá num terminal e de o seguinte comando (ex.):
    Código :
    #lilo -C /etc/lilo.conf.local -b /dev/hda2
    Pronto, vc. pode instalar a distro que vc. quiser depois, não esquecendo de instalar sempre um "boot loader" compacto em cada partição, e ter sempre um completo na MBR.
    Dei o exemplo do LiLo, mas qualquer "boot loader tem as mesmas especificações, mas com comandos diferentes. Leia sempre o man!!!